LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não deu dinheiro? EA Games mata seus jogos de Tetris no Android e iOS

23 de janeiro de 2020 4

O Android e o iOS revolucionaram o que entendemos por jogos para celulares permitindo uma aproximação inédita aos títulos de computadores e consoles. Porém, as especificidades dos games para celular permitiram que muitos desses evoluíssem apenas para pequenos apps caça-níquel, com o intuito de viciar o usuário em microtransações para encherem os bolsos das desenvolvedoras.

São os famosos freemium: baixe de graça e vá percebendo aos poucos que muitas vantagens podem ser desbloqueadas com pagamentos in-game. Esse é o modelo de negócios que costuma funcionar melhor para as empresas, algumas delas se valendo desse sistema de forma mais equilibradas, enquanto outras não.

Provando que esse modelo de negócios pode ser sim uma maldição para o público, a EA Games anunciou o fim das atividades do seu jogo de Tetris (!!!) para Android e iOS. O motivo não foi explicitado, mas se trata de título que sobrevive exatamente de microtransações. Ou seja...


Tetris 2011 e Tetris Blitz já não estão mais disponíveis para download, mas quem os tem instalados poderá usufruir dos mesmos até 21 de abril, quando os servidores serão desativados. É bastante curioso que um título de mecânica tão simples precise sair completamente do ar por provavelmente não ser mais rentável para a desenvolvedora ou sair do seu plano de negócios, ainda mais quando parte dessa comunidade pagou, através de microtransações, por itens neles. Veja, não se trata exatamente de um MMORPG que depende exclusivamente de mecânicas online, logo envolveria custos como servidores para sobreviver.

De todo modo, quem acabar por ficar carente com o fim de Tetris 2011 e Tetris Blitz poderá achar literalmente milhares de jogos no mesmo estilo tanto na Play Store quanto na App Store.

Vale lembrar, a EA Games é famosa por "tirar o máximo de proveito" dos seus jogos no que diz respeito à sua exploração comercial. Basta lembrarmos o episódio envolvendo Star Wars Battlefront II, no qual a companhia não apenas lucrava com a venda do jogo como também através de loot boxes com itens que representavam vantagens técnicas, e não apenas cosméticas.

E você, o que achou do fim do suporte a esses jogos? Conte para a gente nos comentários!


4

Comentários

Não deu dinheiro? EA Games mata seus jogos de Tetris no Android e iOS

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo

Galaxy M31 vs A51: você tem certeza que deve levar o celular mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs Moto G8 Power: buscando o melhor intermediário de 2020 | Comparativo