LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TV TCL P8M: bugs atrapalham a boa experiência Android em tela grande | Análise / Review

30 de janeiro de 2020 34

Atualização (03/04/20) - Por DB

Após testes em conjunto com a TCL, a empresa constatou uma instabilidade da TV com o modelo de decoder utilizado na casa deste redator. Depois disso, realizou uma atualização de software que corrige os problemas de instabilidade na conexão que relatamos na análise. Você pode conferir como a TCL trabalhou para resolver os problemas aqui.

Post original - (30/01/20):

A ideia é ótima: uma TV 4K equipada com Android TV, acessórios como Google Home e Chromecast embutidos, além de inteligência artificial em um modelo de entrada com preço acessível. Essa é a P8M, mais recente lançamento da TCL no mercado brasileiro.

O TudoCelular testou o televisor nos últimos dois meses (depois de acompanhar o lançamento do modelo) para saber se, na prática, o modelo atende às expectativas de oferecer em tela grande a praticidade do sistema operacional móvel mais utilizado no mundo. Será que deu certo? Confira a seguir.

Design e montagem

O modelo enviado pela TCL tem 55 polegadas de tela e 112cm de largura. Contudo, mesmo com um tamanho consideravelmente grande, a TV é leve e seu transporte, mesmo dentro da caixa, não é dos mais difíceis.

Chama a atenção a facilidade de montagem da TV, já que, apenas encaixando os pés (é necessária apenas uma chave philips – não inclusa – para isso) e acoplando a fonte de alimentação, já é possível utilizar a TV. Em pouco mais de cinco minutos, a TV já estava montada sem o auxílio de outra pessoa. Contudo, quem tiver menor estatura precisará de ajuda de outra pessoa para montar a TV.

Modelo de entrada da empresa, a P8M tem design inspirado em outros modelos da marca, como a C6, vista na Eletrolar 2019, com cor cinza-escuro fosca, bordas laterais e superior finas e apenas uma borda inferior arredondada. A primeira desvantagem está aí, já que esse televisor não conta com a soundbar embutida, como acontece no modelo mais caro. Contudo, não há o que reclamar do som, mas falaremos sobre isso depois.

Conexões

A primeira parte dos problemas acontece aqui. Conectar a TV à internet é relativamente simples, e ainda mais fácil se acoplada ao cabo Ethernet. Porém, esse modo entrega uma experiência incompleta, visto que funções como o Chromecast built-in sofrem com bugs ou não funcionam, mesmo estando na mesma rede, cabeada ou Wi-Fi.

Sendo assim, a solução foi a utilização de rede sem fio, que mostrou conexão instável, com constantes falhas. Em alguns casos, ao entrar na central de apps, o Wi-Fi aparecia fora do ar, em outras, serviços como YouTube deixavam de conectar por falha de rede e, vale destacar, nenhuma oscilação foi notada em outros devices conectados à mesma rede, como notebook e smartphones.

Resolvidos os problemas, o Chromecast funciona de forma bem intuitiva, e transmitir conteúdo entre smartphone e TV é fácil, e possibilita assistir em tela maior vídeos do YouTube e serviços de streaming – testei NBA League Pass, que apresentou vários lags, além de Globoplay e Facebook Watch – com facilidade.

Porém, a maior decepção fica por conta daquilo que é apontado como diferencial: o controle de voz. Foram semanas até conseguir fazê-lo funcionar, mesmo procurando tutoriais na internet e zerar o televisor para as configurações de fábrica. Foram semanas em que a TV exibia a mesma mensagem e, mesmo seguindo os passos do aviso na TV, nada acontecia.

Após intervenção da equipe da TCL, o controle de voz passou a funcionar normalmente e, embora a fabricante chame a funcionalidade de Google Home built-in, as funções são limitadas. Apresentando lentidão, o acessório pode funcionar como um complemento para a Assistente de voz, mas não substitui nenhum acessório Google.

Ainda em conexões, a TCL P8M tem Bluetooth 4.2, duas portas USB 2.0 e o Wi-Fi funciona com frequência de 2,4GHz.

Interface e games

Há, contudo, várias coisas boas. O modo de jogo diretamente no Google Play Games é fluido, e permite boa jogatina. A TV conta com duas entradas USB que permitem jogar diretamente nela conectando um joystick e, apesar de a biblioteca da Play Store não ser repleta de títulos, há boa opção de jogos de tiro, luta ou corrida.

Além disso, a interface padrão do Android TV é organizada e intuitiva, permitindo encontrar com certa facilidade o conteúdo que deseja, além de um grande menu de configurações do sistema operacional, que permite uma série de ajustes de conectividade – menu esse diferente das configurações de som e imagem da TV.


A grande vantagem do Android como sistema operacional é ter um ritmo de atualização de apps mais ágil do que o de sistemas proprietários, como é o caso de LG e Samsung, por exemplo. A gama de serviços ofertados é maior, também.

Há ainda um aplicativo chamado T-Cast que, a princípio, funciona como um agregador de conteúdos em vídeo para transmitir para a TV mas, na prática, faz pouca diferença, já que vídeos das principais plataformas podem ser vistos sem problemas no menu inteligente.

Som e imagem

Aqui, uma notícia boa e uma ruim. A boa fica por conta do som, que é alto, com bons graves e não apresenta distorções com volumes altos. E quem mora em apartamentos, como é o meu caso, não precisa se preocupar em desfrutar de todo o volume da TV. O Dolby Digital faz um bom trabalho aqui.

Já a notícia ruim fica por conta da imagem. O upscalling da P8M é falho e, em conteúdos que não estão em 4k, como é o caso das imagens de TV por assinatura, é possível ver imagens pixeladas, especialmente em cenas com cor predominantemente clara. A imagem, por padrão, tem cores mais frias, mas é possível resolver isso nas configurações de imagem. Mesmo com HDR10 e micro dimming, tecnologia que controla a iluminação da tela, há pontos para melhorias.

Contudo, quando o conteúdo é em 4K, as imagens ficam melhores, com boa nitidez e contraste bem definido.

Conclusão

A TV TCL P8M tem ótima construção, design elegante e fino, que realmente chama a atenção por ser um modelo de entrada. Além disso, é relativamente leve e fácil de montar. Apresenta bom áudio e as imagens em 4K têm boa qualidade. Embora o upscalling passe longe da perfeição, mesmo imagens com resolução abaixo de 4K, como FullHD, apresentam boa definição na TV.

Porém, a experiência de uso tem vários pontos para melhorias, sobretudo pela instabilidade do Wi-FI e das falhas constantes no Google Assistente, que me fizeram retornar com o Google Home Mini para a sala (a ideia era fazer as funções do Assistente utilizando apenas a TV, mas não deu certo). Isso atrapalha a ideia de uma TV 4K com preço acessível. Um representante da TCL, que corrigiu o problema do microfone do controle remoto, disse que a TCL trabalha para corrigir a lentidão da TV, mas sem previsão.

Com preços a partir de R$ 2599 para o modelo de 55 polegadas testado pelo TudoCelular, há opções com conexão melhor, de marcas como Samsung e LG, inclusive com preços menores, como é possível ver nos cards abaixo.

Concorrentes:


34

Comentários

TV TCL P8M: bugs atrapalham a boa experiência Android em tela grande | Análise / Review
  • Comprei a PM8 50", tem exatamente 6 dias e já apresenta problemas, não aparece o menu de straming e desliga sozinha...uma merda

    • Não cheguei a ver esse app. Será que se excluir não volta ao normal?(se der ne).

        • Tascimara, tambem estou com o mesmo problema, literalmente igual!

          Meu modelo de tv é 55P8M, com certeza foi essa atualizacao que eles incluiram !! Entrou o Amazon Prime e desde hoje a tarde ela comecou a "ter vida propria", selecionando menus e trocando telas sem o comando de ninguem !!

          • Gente, comprei uma de 40%u201D há três meses, na quarta ela pediu atualização e desde então não para ligada, desliga sozinha com menos de um minuto e às vezes nem chega a ligar. Não sei mais o que faço. Mandei e-mail para a central até com a imagem da tv com uma mensagem da parte de entra para suporte na própria e não tive resposta. Alguém pode me ajudar?
            Estou decepcionada por ser uma tv novinha.

              • Alguem me ajuda por favor, a minha tcl 55 p8m esta cortando o Bluetooth eu ligo fica funcionando bom por uns 5 minutos depoia fica cortando, antes nao estava assim agora nao sei se foi a atualizacao nova que teve me ajudem

                  • Po, 120hz com freesync é o ó do borogodó. O manjar dos deuses de quem vai comprar ps5 o no final do ano e você nem falou nada!

                      • A TV é uma porcaria. A conexão a internet é instável e o SAC vergonhoso.

                          • Eu comprei a TV e tô com muitos problemas pra conectar à internet, seja wi-fi ou seja no cabo. Ao contrário da maioria do pessoal que comentou.

                              • Comprei uma em dezembro na promoção e paguei 1300 aproximadamente.
                                Nunca apresentou problema nenhum para mim. Instalo jogos e emuladores direto nela e ela roda todos de boa.
                                Quando quero algo que não dá pela loja oficial uso alternativas tipo apptoide e funciona de boa.
                                Upscaling dela realmente não é das melhores, mas não é nada aterrorizante.
                                Quando vc tem acesso ao 4k fica magnífico a imagem.
                                Sobre a Samsung já tive e hoje depois de algumas atualizações nem YouTube tem mais.
                                LG tem 2 com o mesmo problema que vários técnicos já me disseram...a solda das LG não presta e vive dando problema nas placas.

                                  • Quem escreveu deve estar recebendo de outras empresas, claramente a análise não foi imparcial, já que, os "problemas" apresentados pelo que vi só ocorreram com ele. Tenho essa tv e nunca tive esses problemas, vi alguns comentários e ninguém também teve esses problemas. Na verdade é um excelente aparelho.

                                      • Essa tv é 120hz nativo?

                                        • Eu comprei a minha dessa ai e nao tem nada do que voce falou ai, so o upscaling que deixa a desejar mesmo. Mas isso do assistente do google, wifi sem pegar, chromecast ruim, nao tem nada disso ai nao funciona tudo perfeito, como falei, so o upscaling que deixa a desejar mas nao e nada do outro mundo, ate pq se uqissr uma coisas 100% perfeita voce tem q comprar ima de 50 mil reais e mesmo assim tera algum defeito, pq o mau nao ta na tv e sim nos humanos que querem tudo perfeito com baixo custo. E isso nao tem logica, se for babar o ovo da samsung, a de 50 polegada RU7100, ela da uma falha feia na tela ao alternar de aplicativo, patece tela com defeito porem não é, mas ja e um defeito bizarro! Meu tio comprou uma dela e é assim, e nao é so a dele nao, teve uma mulher aqui que levou a dela pro conserto menos de 6 meses por conta de defeito na tela, as lgs eu tinha uma que a tela foi ficando azul e parou de pegar o wifi, essa 4k com inteligência artificial, e webOS4.5, sistema lixo trava mais q tudo

                                            • Botão GloboPlay lixooooooooooooooooooolkkkkkkkklloooooooo

                                                • Tenho a Sony x755f a mais de 1 anos e não tenho o que reclamar do Android TV.
                                                  Nos primeiros meses teve alguns problemas com wi-fi e lentidão mas depois quando lançou Android 8 resolveu tudo está bem mais fluído.

                                                  • Comprei uma tv dessa na Black friday, mas a versão de 50'' não tive qualquer problema, está me atendendo muito bem, uso mais para jogar e assistir streaming (nem sinal de TV, cabo e ou aberto tem nela), único app que instalei de fora foi o Prime Vídeo de resto encontrei-me todos na loja, paguei 1,800, não tem como reclamar hahaha

                                                      • Q

                                                          • Cilada ...Melhor a Samsung ou LG.

                                                            • cara estou a meses seguindo essa tv, confesso que dei uma desanimada depois dessa matéria . o melhor ponto dela ser android e que ela pega IPTV melhor que todas outras lg e samsung e o pobre utimente nao esta querendo comprar mais o box. que tudo direto na tv

                                                                • Melhor sistema d smart TV é da LG sem dúvidas

                                                                    • acho que o redator tinha que fazer um levantamento de quantas pessoas tiveram esses problemas, pq eu tenho uma e tirando o problema do upscaling ser ruim, nao tive nenhum dos outros

                                                                        • Eu comprei uma e ainda não tive nenhum problema, instalei outras lojas de app e baixo os apps que eu quiser, só acho ruim q eles não aparecem na tela principal.. Eu recomendo essa tv.. Superou as minhas expectativas na vdd..

                                                                          • Se quiser uma tv que preste, e o android bem atualizado. Vá de LG

                                                                            MIUI, OneUI, EMUI: as diferenças entre as interfaces Android | TudoCelular Entenda

                                                                            Mi 9 vs Mi Note 10 Pro: top custo benefício ou intermediário caro? | Comparativo

                                                                            Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

                                                                            OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos