LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pokémon GO abusa de bug do Android para descobrir se seu celular tem root

18 de fevereiro de 2020 52

Lançado em 2016, Pokémon GO segue extremamente relevante entre os jogadores de dispositivos móveis e pode se orgulhar da marca de mais de 100 milhões de instalações no Android via Play Store.

Como possui números excelentes, e visando resguardar a experiência perfeita em termos de gameplay, a Niantic implementa rotineiramente uma série de verificações de segurança para que o game não seja burlado. Por exemplo, usuários de um celular com root não podem participar dessa aventura.

A mais recente versão do jogo inclusive implementou uma verificação que impede o acesso se existir uma pasta chamada TWRP no seu celular, na memória interna ou externa. Se trata do custom recovery mais popular utilizado no processo de root.

Para quem não sabe, o processo de root tira algumas amarras do sistema operacional e permite um grau alto de customização. Porém, no geral ele implica na perda da garantia do fabricante, e mesmo atualizações via OTA deixam de ficar disponíveis. Para quem não tem costume com essa solução, os riscos de danificar o aparelho no processo - ou depois, já que o sistema fica mais exposto a ataques maliciosos - são grandes.


Curiosamente o jogo é capaz de promover essa verificação mesmo que você não conceda - ou revogue - a permissão para a leitura da memória interna. Acredite, Pokémon GO se usa de um bug do Android para conseguir efetuar a leitura dos diretórios internos e externos do celular, em sua caçada à pastinha do TWRP. Quem descobriu essa informação foi o XDA Developers.

Vale lembrar, o uso de uma conta em celular com root não causa o bloqueio desse login, uma vez que nem ao menos é possível acessar o jogo em si. Tão logo o jogador entre com suas credenciais em um celular "limpo", o acesso é restabelecido sem problemas.

E você, o que acha da perseguição da Niantic aos usuários com root? Conte para a gente nos comentários!


52

Comentários

Pokémon GO abusa de bug do Android para descobrir se seu celular tem root

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas