LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: WhatsApp dá dicas para não cair em Fake News sobre a Covid-19

25 de março de 2020 2

Não é uma novidade que existem vários boatos em circulação desde que o coronavírus começou a surgir no mundo – a própria coluna Detetive TudoCelular chegou a desvendar alguns. Agora, o WhatsApp enviou recomendações para evitar que seus usuários caiam em Fake News compartilhadas.

A intenção do mensageiro – o qual consiste em uma das formas de se comunicar com familiares e amigos neste período de quarentena – é ajudar você a fazer um uso responsável do aplicativo e impedir o compartilhamento de informações falsas.

Dicas para não cair em boatos

Verifique se uma mensagem foi encaminhada

Uma das formas de identificar correntes de notícias mentirosas é ver se o conteúdo foi encaminhado de outra pessoa, e não originalmente escrito pelo contato com quem ocê está falando.

É possível identificar isso ao observar o indicador de “mensagens encaminhadas” com um rótulo em itálico, no começo da mensagem.

Confirme as fontes

Caso você receba um áudio, vídeo ou texto com dados inacreditáveis, estranhos ou alarmantes, vá atrás de informações em fontes confiáveis que confirmem ou não o que o recado diz, como em jornais ou sites verificados.

A OMS criou o Alerta de Saúde no WhatsApp, para servir como uma ferramenta gratuita a fim de tirar dúvidas sobre o coronavírus com informações precisas e autências. Para usá-la, basta enviar a palavra “Hi” para o número +41 79 893 1892.

Não abra links de origem duvidosa

Caso alguém conhecido enviar um link para um site desconhecido ou suspeito, o qual pede informações confidenciais, avise o seu contato para que confirme a fonte dos links recebidos. De preferência, evite até abrir os endereços que encaminham para páginas do tipo.

Atenção aos detalhes

O WhatsApp sugere que uma das chaves para identificar notícias falsas ou mensagens fraudulentas é prestar atenção a pequenos detalhes, como erros de ortografia ou nomes confusos.

Faça parte da solução

Caso você tenha detectado que as informações compartilhadas são falsas, avise a pessoa que as enviou a você para incentivá-la a verificar o que recebe. Vale destacar que não se deve espalhar uma mensagem se você não souber a veracidade da informação.

As notícias oficiais são relatadas por meio dos canais oficiais e redes sociais verificadas do Ministério da Saúde (neste link).

Você também pode conferir a cobertura completa do TudoCelular sobre o coronavírus, com informações oficiais, verificadas e legítimas, na nossa página dedicada ao assunto. Ela está acessível aqui.

E aí, já segue as orientações do WhatsApp para evitar a disseminação de Fake News? Interaja conosco!

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


2

Comentários

Coronavírus: WhatsApp dá dicas para não cair em Fake News sobre a Covid-19

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas