LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É golpe! Mensagem no WhatsApp sobre a Anatel dar 7 GB de internet grátis serve para roubo de dados

26 de março de 2020 4

Com todo processo de quarentena obrigatória por causa do coronavírus e a liberação de diversas vantagens em serviços que são normalmente cobrados, já existem golpistas utilizando esse momento para aplicar golpes no aplicativo WhatsApp, e dessa vez a Anatel foi usada como meio.

De acordo com o informativo usado pelo golpista, a Agência Brasileira de Telecomunicações estaria disponibilizando 7 GB de internet grátis para celulares de diversas operadoras, como uma forma de manter o público conectado o tempo todo, mesmo que não tenha créditos para renovação do plano pré ou o apagamento do pós tenha sido cancelado por falta de renda com a paralisação.

A Anatel já havia emitido um alerta em relação a esse tipo de ação que poderia ocorrer durante o isolamento social, onde as pessoas ficam ainda mais propícias a serem enganadas por fake news, como estava ocorrendo em relação a liberação gratuita da Netflix.

De acordo com a mensagem abaixo, a pessoa precisa entrar no link fornecido para realizar o cadastro e receber os gigas adicionais, respondendo qual é a operadora do chip e outras questões rotineiras nesse tipo de falcatrua. Após esse processo, é preciso compartilhar com outros amigos, uma forma de propagação rápida da desinformação.

Imagens: Anatel.gov

Para evitar que os usuários caiam neste golpe e em outros, a Anatel emitiu uma nota com algumas dicas para evitar que dados sejam violados durante essas tentativas de captação de vítimas com promoções atrativas. Confira:

  • Não abra links desconhecidos
  • Nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça
  • Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada)
  • Cuide (muito) bem das suas senhas
  • Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall
  • Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual
  • Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.

E aí, caro leitor, você já recebeu mensagem sobre esse golpe? Se sim, espero que não tenha sido vítima dessa coleta ilegal de dados!


4

Comentários

É golpe! Mensagem no WhatsApp sobre a Anatel dar 7 GB de internet grátis serve para roubo de dados

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher