LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 9 vs Mi Note 10 Pro: top custo benefício ou intermediário caro? | Comparativo

26 de abril de 2020 48

Fazer comparativos entre celulares da Xiaomi dois meses atrás era algo diferente do que fazer hoje. Em páginas do Facebook, grupos do Telegram e do WhatsApp, muitos estão chateados com o que parece ser o fim do custo benefício da marca. Fabricantes como a Realme começam a aparecer para pegar essa oportunidade.

Até mesmo um dos melhores custo benefício de 2019, o Mi 9, já superado pelo Mi 10, está mais caro do que estava antes, e seu preço começa até a se aproximar de um dos intermediários mais caros de todos os tempos da chinesa, o Mi Note 10 Pro.

E isso pode fazer surgir as dúvidas: será que é melhor investir em um intermediário que é mais novo e tem uma câmera de 108 megapixels? Ou o topo de linha do ano passado ainda é uma melhor escolha?

Se você precisa fazer essa escolha ou se está curioso para ver esse placar, acompanhe o nosso comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9

No visual e construção, é possível dizer que eles se parecem muito. A Xiaomi gosta de deixar seus celulares parecidos com seu topo de linha para que o conceito de premium chegue também a outras categorias, e pelo Mi Note 10 Pro ser muito caro, o mínimo que esperávamos é uma qualidade de flagship.

Os dois têm corpo em alumínio com traseira em vidro Gorilla Glass 5. O acabamento é bem arredondado, e enquanto o Mi 9 pode ter efeito espelhado ou holográfico, o Note 10 Pro aposta apenas em visual holográfico.

Saídas de som, microfones e conexões iguais, além de botões e berço, ficam praticamente nas mesmas posições. Eles são dual SIM sem espaço para microSD, e não contam com proteção contra poeira ou água. O Mi 9 conta com botão extra para o Google Assistente.

O Mi Note 10 Pro, por ser de uma categoria abaixo e não ser um top, é mais robusto, espesso e pesado, com seu módulo de câmeras mais saltado. O Mi 9 tem o conjunto de câmeras em semáforo vertical na mesma posição, mas consegue ter um corpo mais fino e elegante, embora eles tenham praticamente o mesmo tamanho em largura e altura.

Xiaomi Mi Note 10 Pro

Na frente, o notch é resolvido com gota nos dois modelos, mas é mais discreto no Note 10 Pro, que também tem acabamento mais arredondado, com tela mais curva e bordas mais discretas. O Mi 9 fica com uma cara mais antiga perto dele, mas melhor de usar com menos curvas. A biometria de ambos fica sob a tela, e no Mi 9 é mais rápida e precisa.

O Note 10 Pro é mais robusto mas conta com uma frente mais bem resolvida que a do Mi 9, mas este fica com o ponto pela biometria e construção geral.

Melhor construção Mi 9
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Mi Note 10 Pro
Melhor solução da biometria Mi 9
Qual é mais leve e mais fino? Mi 9
Melhor tipo de conexão Nenhum
74.67 x 157.5 x 7.61 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
74.2 x 157.8 x 9.67 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


De início, pode parecer que temos telas iguais, mas pequenas diferenças as separam. A variação de tamanho é pequena, de 6.39 polegadas do Mi 9 para 6.46 polegadas no Mi Note 10 Pro. Os dois são FullHD+ com aspecto de 19.5:9.

A proporção tela corpo é um pouco maior no Mi Note 10 Pro e sua tela curvada, mas em contrapartida o Mi 9 é um Super AMOLED contra AMOLED do intermediário, e também cumpre 100% do espectro de cores DCI-P3, trazendo suporte a HDR10 como seu rival.

No brilho, ambos são bem aceitáveis para serem usados sob o sol, mas o Mi 9 consegue ter um pouco mais de intensidade quando no automático.

O ponto da tela é do Mi 9, que tem qualidade geral melhor.

Melhor tecnologia de tela Mi 9
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Mi Note 10 Pro
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 9

Som


No som, o fato de nenhum dos dois vir com som estéreo pode causar tristeza, ainda mais com os preços e o fato de termos um topo de linha aqui, mas a Xiaomi precisava economizar em algo.

E ela aproveita para economizar também nos fones de ouvido, que não vêm na caixa de nenhum dos dois, e também na retirada da conexão P2 do Mi 9. Ao menos, isso está presente no Mi Note 10 Pro.

No som externo, o Mi 9 acaba sendo um pouco melhor no volume e clareza, que são apenas razoáveis em seu competidor. Para o som dos fones, o Mi Note 10 Pro traz melhor performance e vai agradar em qualidade os que usarem fones de boa qualidade. Para fones sem fio, os dois contam com protocolo AptX HD de alta qualidade.

Chegamos ao primeiro ponto do Mi Note 10 Pro.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Mi Note 10 Pro
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Sistema


Nossos concorrentes são ambos das Xiaomi, então estamos falando da mesma interface sobre o Android, a MIUI. Embora o Mi 9 tenha sido lançado com o Android 9 Pie, já recebeu o Android 10 com a nova MIUI 11. O Note 10 Pro tem a MIUI 11, mas com o Android 9 Pie ainda.

Há chances de que o Mi 9 chegue ao Android 11, mas os dois devem ser atualizados para a MIUI 12. No geral, a MIUI é uma interface cheia de recursos, possibilidade de temas e modo escuro, além de navegação por gestos e a já presente tela Always On em ambos.

Nas conexões, a presença de infravermelho nos dois celulares é bem vinda, mas o rádio FM só pode ser encontrado no Note 10 Pro, único com conexão P2. No restante, eles são bem parecidos, com WiFi e Bluetooth atualizados e NFC, com o GPS do Mi 9 sendo um pouco melhor.

O ponto fica com o Mi 9, mais atualizado e com mais potencial para futuras atualizações.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Mi 9
Sistema será atualizado futuramente? Mi 9
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Mi Note 10 Pro

Desempenho

E é no desempenho que temos uma das claras diferenças entre um intermediário e um topo de linha, mesmo que este último seja do ano passado. O Mi 9 conta com chipset Snapdragon 855 e versões com 6 GB e 8 GB de RAM. Já o Mi Note 10 Pro traz chipset Snapdragon 730G e 8 GB de RAM.

Apesar de nossos testes terem sido feitos com o modelo com menos RAM do Mi 9, ainda assim ele se sobressaiu em relação ao seu competidor, e seus 48 segundos no teste de abertura são 17 a menos que os resultados do Note 10 Pro. Em benchmarks, o Mi 9 também foi muito superior nos resultados.

Embora o 730G seja mais novo que o 855, este ainda é um processador de flagships, e seu maior entrosamento com o software também ajuda na velocidade de performance. Em jogos, embora o conjunto do Mi Note 10 Pro seja ideal para jogos, ele pode ter um ou outro tropeço, enquanto o Mi 9 roda sem engasgos qualquer título.

Eles não contam com slot para cartão microSD, mas o Note 10 Pro chega com 256 GB, enquanto que o Mi 9 possui várias versões que vão de 64 GB a 256 GB. Nas conexões eles são bem similares, com WiFi e Bluetooth bem atualizados, NFC e porta infravermelho. O GPS do Mi 9 é mais completo, e em contrapartida o Note 10 Pro traz o rádio FM.

O Mi 9 fica com esse ponto também.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi 9
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Mi 9
Quem tem melhores números de benchmark? Mi 9
Qual o processador mais atualizado? Mi Note 10 Pro
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Mi 9
Qual tem mais armazenamento? Mi 9

Bateria

Como um bom intermediário, o Mi Note 10 Pro traz mais bateria que o topo de linha rival. São 5.260 mAh contra 3.300 mAh do Mi 9, uma diferença muito grande fisicamente. E isso levou a uma diferença substancial na duração total.

Nossos testes mostraram mais de 24 horas de uso contínuo para o Mi Note 10 Pro, enquanto que o Mi 9 ficou com 9 horas a menos. O flagship já não era conhecido pela alta duração de bateria, e perto desse outro celular isso fica mais claro.

Em tempo de tela foram 5 horas a mais para o Mi Note 10 Pro do que as quase 8 horas do Mi 9. E se você acha que isso ia significar menor tempo de recarga para o Mi 9, mais uma surpresa: uma hora e oito minutos no intermediário, contra uma hora e quatorze minutos no Mi 9.

O carregador que vem na caixa do Mi Note 10 Pro é de 30W, enquanto que o do Mi 9 é de 25W. O Mi 9 só tem alguma vantagem no carregamento sem fio, já que é o único smartphone aqui com essa tecnologia.

Com toda certeza, o ponto é do Mi Note 10 Pro.

Qual tem mais bateria? Mi Note 10 Pro
Qual recarrega mais rápido? Mi Note 10 Pro
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi Note 10 Pro
Tem carregamento sem fio? Mi 9

Câmeras

Quando foi lançado, o Mi 9 fez sucesso ao colocar a Xiaomi em um patamar de qualidade igual ao de outras empresas famosas por isso, como Samsung, Huawei e Google. Porém, o grande destaque do Mi Note 10 Pro é justamente sua câmera, que é o que faz com que ele seja caro e esteja neste comparativo. O conjunto dos dois compreende:

  • Mi 9: wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8, PDAF e Laser AF; telefoto de 12 megapixels com 2x de zoom óptico e PDAF; ultrawide de 16 megapixels com PDAF.
  • Mi Note 10 Pro: wide principal de 108 megapixels com abertura f/1.7, PDAF, Laser AF e estabilização óptica; telefoto de 12 megapixels com 2x de zoom óptico e Dual Pixel PDAF; telefoto de 5 megapixels com 5x de zoom óptico e PDAF e estabilização óptica; ultrawide de 20 megapixels; macro de 2 megapixels.

De cara, vemos que o conjunto do Mi Note 10 Pro é composto por bem mais câmeras e traz o sensor de 108 megapixels que, em seu lançamento era uma novidade e foi bem comentado. As fotos com o Mi 9 são bem interessantes, e se você utiliza todo o potencial dos 48 megapixels, consegue mais nitidez, saturação e contraste.

São fotos boas e o modo escuro chega a performar melhor do que o da Samsung com certa frequência, e a ultrawide também vai bem. Mas a Xiaomi conseguiu fazer um ótimo trabalho no Mi Note 10 Pro, mesmo com processador intermediário, e os resultados das imagens deste celular competem com topos de linha de outras fabricantes.

Os maiores destaques ficam para os dois sensores telefoto, que conseguem um zoom de alta qualidade similar ao de um Huawei como o P30 Pro, e também a lente ultrawide. E se costumamos esperar pouca coisa de fotos em baixa luz em intermediários, o Mi Note 10 Pro prova que pode ter qualidade próxima a de um Pixel.

O Mi 9 é bom, mas o Mi Note 10 Pro capricha mais e fica com o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi Note 10 Pro
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Mi 9
Cores mais equilibradas Mi Note 10 Pro
Melhores fotos noturnas Mi Note 10 Pro
Melhores fotos externas Mi Note 10 Pro
Melhores fotos internas Mi Note 10 Pro

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9

Para vídeos, apenas o Mi 9 captura 4K em até 60 fps, e para o Note 10 Pro ficam apenas os 30 fps. Se isso não é um fator determinante para você, terá estabilização óptica neste intermediário, o que pode ser mais interessante, uma vez que as tremidas podem aparecer bastante no Mi 9.

A gravação em super câmera lenta em FullHD também é apenas do Mi 9, e a captura de áudio fica bem equilibrada nos dois.

Por fim, eles acabam empatando em vídeos.

Possui estabilização óptica? Mi Note 10 Pro
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Mi 9
Melhor em vídeo Nenhum

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi Note 10 Pro

Para as selfies, a câmera de 20 megapixels com abertura f/2.0 do Mi 9 compete com a de 32 megapixels com abertura f/2.0. Isso leva a selfies de ótima qualidade nos dois aparelhos, mas embora o Mi Note 10 Pro tenha excelentes detalhes, há um problema.

No modo retrato, o intermediário desativa o HDR, que leva a céu estourado em algumas ocasiões. O Mi 9 tem destaque em nitidez, e consegue levar isso até mesmo para retratos em situações de menos luz.

O ponto das selfies fica então com o Mi 9.

Melhor conjunto de câmera frontal Mi Note 10 Pro
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Mi 9

Preço

O preço é uma parte triste aqui. Em outra ocasião, alguns meses atrás, comparamos o Mi 9 com o Zenfone 6, e o flagship da Xiaomi era encontrado, importado, por bem menos do que o valor de R$ 2.700 do aparelho da Asus. Agora, não apenas o Zenfone 6 aumentou, como o Mi 9 sumiu dos marketplaces no Brasil e está bem mais caro em sites de importação, graça ao dólar muito elevado.

Por isso, o que era um valor muito caro para o Mi Note 10 Pro, agora praticamente se equipara ao Mi 9. Em sites de importação, a média de preço do intermediário é de R$ 3.800, enquanto que o flagship de 2019, em modelo compatível, fica por volta de R$ 4.800. O modelo mais barato, no entanto, pode ser encontrado por aproximadamente R$ 2.800, chegando a um bom custo benefício aqui.

O ponto derradeiro é do Mi 9.

Qual teve melhor preço de lançamento? Mi 9
Qual tem melhor custo benefício? Mi 9

Conclusão

No que a Xiaomi se propôs a caprichar no Mi Note 10 Pro, ela fez. Bateria e câmera, comparados ao seu próprio flagship na época, são realmente superiores. Mas isso fez deste um intermediário anormalmente caro.

O Mi 9, já no ano passado, era bem recomendado pelo TudoCelular por ser muito equilibrado e trazer um bom conjunto para o preço pedido, e até mesmo em 2020 continua sendo uma boa pedida se você conseguir um bom preço ou levar o modelo mais simples.

Embora o Mi Note 10 Pro seja muito interessante, e um ponto fora da curva, o preço pedido por ele não condiz com seu processamento e o tratamento que a Xiaomi dá a seus intermediários. Então, neste comparativo, o Mi 9 é uma melhor escolha, a não ser que você queira uma bateria sensacional com câmera ótima sem se importar em gastar o preço de um iPhone 11 em promoções pontuais.

RESULTADO

Xiaomi Mi 9: 7 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Ótimo em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Xiaomi Mi Note 10 Pro: 4 PONTOS

  • Áudio melhor e com P2
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Ótimo em vídeos

E você? Acha que, mesmo com o preço mais alto, o Mi 9 ainda é uma melhor pedida? Acha que o Mi Note 10 Pro merece uma compra? Comente aí embaixo!

(atualizado em 18 de maio de 2020, às 13:20)

48

Comentários

Mi 9 vs Mi Note 10 Pro: top custo benefício ou intermediário caro? | Comparativo

MIUI, OneUI, EMUI: as diferenças entre as interfaces Android | TudoCelular Entenda

Galaxy A20 vs Galaxy A20s: para manter o preço, não aconteceu a evolução | Comparativo

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho