LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook mata Instagram Lite exigindo aplicativo completo para funcionar no Android

11 de maio de 2020 10

Há alguns anos se tornou comum que grandes aplicações do universo Android recebessem uma versão mais leve dada a complexidade de aparelhos nesse universo. Versões Lite ou GO eram recomendadas para hardwares com até 1 GB de RAM, e principalmente se o SO fosse uma versão do Android GO.

O Instagram entrou nessa onda com o Instagram Lite, que oferecia algumas melhorias em relação à versão PWA, aquela que você usa quando acessa o site diretamente pelo navegador. Porém, parece que Mark Zuckerberg está voltando atrás, e por isso decidiu descontinuar a aplicação.

Agora, quando os usuários entram no Instagram Lite, são impedidos de usar o serviço. Uma mensagem coage pela instalação da versão completa do aplicativo, que de fato traz mais recursos como uma interface mais completa para os stories. Porém, que exige muito mais recursos do celular do usuário.


O Facebook não explicou os motivos por trás dessa decisão tão repentina, mas quem quiser iniciar um movimento de resistência (ou apenas usar uma versão mais leve da plataforma mesmo), pode continuar usando a versão PWA. Para tornar o acesso mais prático, basta adicionar um atalho para o site na área de trabalho. O navegador é capaz de compreender que o site oferece uma aplicação PWA, e por isso oferecerá uma interface isolada de outras guias, dando a entender mesmo que você está rodando um aplicativo.

Na versão PWA, porém, os recursos são bem mais limitados, e não é possível - por exemplo - usar os populares filtros personalizados que tornam os stories tão atrativos para a maioria dos usuários.

E você, o que achou dessa decisão tão repentina do grupo Facebook? Usava o Instagram Lite? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Facebook mata Instagram Lite exigindo aplicativo completo para funcionar no Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas