A Philco anunciou no início do mês sua entrada no mercado de smartphones no Brasil, apresentando o Hit, seu primeiro modelo, com preço sugerido de R$ 999.
De acordo com as palavras da própria fabricante, o Hit é focado no público que busca bom desempenho e longa duração de bateria em uma faixa de preço abaixo dos R$ 1 mil, e chegou a hora de descobrir se essa segunda parte da promessa se cumpre ou se o processador Unisoc SC9863A de 28 nm será responsável por puxar o consumo dos 4.000mAh a um patamar mais alto.
Além do chip, é bom lembrar que o Hit conta com Android 9 Pie de fábrica, ainda preso ao pacote de segurança de setembro do Android, porém a Philco afirma que a versão 10 do robozinho verde já está em desenvolvimento e deve ser ser liberada nas próximas semanas (ou meses) para o aparelho.
4 anos atrásModelo que marca a entrada da Philco no ramo de smartphones aposta em bateria de 4.000mAh e especificações intermediárias para entregar dois dias de uso, e chegou a hora de descobrir se isso se confirma.
4 anos atrásEm evento online realizado na manhã desta quarta-feira (06), a Philco detalhou como pretende superar as adversidades do mercado brasileiro em plena pandemia para entrar no nicho dos smartphones.
O teste de bateria é o mesmo que fazemos com todos os modelos que passam por nossas bancadas, sendo executados vários apps, jogos e serviços populares durante todo o dia em ciclos cronometrados até que a bateria se esgote por completo. Entre os ciclos damos um tempo de standby para que possamos acompanhar o consumo em segundo plano, ponto onde uma boa otimização tanto do hardware quanto do software é especialmente importante.
Após um dia de testes com o Philco Hit, chegamos aos seguintes resultados:
- Foram necessárias 20 horas e 24 minutos para o dispositivo desligar.
- A tela permaneceu ligada por cerca de 10 horas e 39 minutos.
- Realizamos 14 ciclos completos de testes, incluindo:
- 84 minutos de navegação no Chrome;
- 420 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (84 minutos cada);
- 84 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 84 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (28 minutos cada);
- 56 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi o WhatsApp;
- O app que menos consumiu foi o Subway Surfers;
- O consumo em stand-by foi de aproximadamente 1% a cada hora;
- O aparelho levou 2 horas e 40 minutos para o carregador padrão de 10W fazer a recarga de 0% até 100%
O Philco Hit reforçou que nunca se deve julgar um livro pela capa, já que mesmo contando com Android 9 Pie com patch de segurança antigo e chipset Unisoc feito em 28nm o aparelho conseguiu se sair muito bem ao lado de rivais. Muito se deve à tela IPS LCD de 5,45 polegadas "apenas" HD, mas o bom trabalho da fabricante em entregar um software limpo e otimizado merece reconhecimento.
Em nosso teste padronizado o Hit ficou na mesma faixa de Nokia 2.3 (que tem hardware bem mais fraco) e Galaxy A10s (que tem chip mais econômico), sendo superado por modelos como K50s e Moto G8 Play, mas por uma margem pequena.
Com isso, podemos dizer que o aparelho vai aguentar mesmo uso mais intenso durante ao menos um dia inteiro sem grandes problemas, podendo ficar dois dias longe da tomada para quem busca apenas navegar na internet, acessar redes sociais e jogar títulos mais simples como Subway Surfers e Candy Crush.
O ponto negativo é o longo tempo de recarga de mais de 2 horas e meia para ir de 0 a 100%, mas temos outros nessa faixa que precisam de ainda mais tempo, como o Nokia 2.3 e suas intermináveis 4 horas.
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Transmissão encerrada!
Nosso teste de bateria em tempo real com o Philco Hit fica por aqui. Em breve atualizaremos a pauta com um resumo dos resultados alcançados e nossa conclusão sobre a autonomia do aparelho.
O WhatsApp assumiu como app que mais consumiu, ao lado do YouTube, enquanto o Subway Surfers ficou ao final da lista.
São mais de 9 horas e meia de tela ativa até aqui, o que mostra que a Philco acertou no conjunto do Hit.
Como o GSam é resetado toda vez que o aparelho desliga, vamos usar o gerenciador nativo de energia nessa reta final do teste. E agora mais uma pausa antes do ciclo 13.
Daremos mais uma pausa antes de desligar o aparelho, e então retomaremos o teste amanhã às 7 horas.
O YouTube foi o app que mais consumiu até aqui, e a temperatura se manteve em uma faixa muito agradável.
Isso indica que o aparelho ficará entre 15 e 16 ciclos completos, caso mantenha essa média.
O YouTube segue como app que mais consumiu. Daremos mais uma pausa rápida e já voltamos com o oitavo ciclo para ver se isso se mantém.
O aparelho ficará de lado mais uns minutos e então voltaremos para o sétimo ciclo.
Seguimos com a média de 6% de consumo por ciclo, marcando 69% de carga ao final do quinto ciclo.
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