LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Proibição de TikTok para funcionários da Amazon não passou de enorme mal-entendido

11 de julho de 2020 27

Atualização em 11/07/2020 - por EM

O TikTok vem sendo alvo ataques que horas partem de países que o boicotam, horas de Mark Zuckerberg que vai deixando cada dia mais claro que quer se apropriar das ideias da plataforma rival.

O mais recente episódio dessa novela envolveu a Amazon, que teria disparado e-mails aos seus funcionários solicitando a remoção do aplicativo de vídeos curtos dos celulares dos seus colaboradores. Quem não o fizesse perderia acesso ao serviço de e-mails da companhia, crucial para as atividades administrativas desempenhas diariamente na empresa.

O TikTok se revoltou e emitiu um comunicado informado que estava aberto ao diálogo, mas talvez se tivesse aguardado um pouco não precisaria ter se dado ao trabalho: segundo mensagem do porta-voz da Amazon ao Engadget, tudo não passou de um enorme mal-entendido.

A Amazon já tratou de avisar seus funcionários que a mensagem foi disparada por engano, e que não há mudanças na política de privacidade da companhia para seus colaboradores. Sendo assim, quem removeu a aplicação já pode instalá-la mais uma vez.

Em todo caso é no mínimo curioso que um e-mail com esse teor esteja guardado na caixa de saída dos chefões da empresa. Pode ser um resguardo da Amazon para quando Donald Trump dar os próximos passos na sua guerra contra a China, já que fica cada dia mais claro que o TikTok é o próximo alvo.

Vale lembrar, o app da Bytedance foi banido da Índia, que concentrava 1/4 de todos os usuários da plataforma.

Atualização em 10/07/20 às 19:51 por BB

TikTok responde à proibição da Amazon em relação ao uso do aplicativo chinês por seus funcionários

Após a publicação dessa matéria, a TikTok se posicionou em relação a imposição feita pela Amazon aos seus funcionários e declarou que está à disposição para qualquer diálogo entre as duas empresas. Além disso, destacou que não entende os fundamentos da preocupação da Amazon e lembrou os esforços da norte-americana no combate ao novo coronavírus. Veja a declaração oficial da empresa, na íntegra.

A segurança do usuário é da maior importância para o TikTok - estamos totalmente comprometidos em respeitar a privacidade de nossos usuários. Embora a Amazon não tenha se comunicado conosco antes de enviar e-mail e ainda não entendamos suas preocupações, saudamos-os com um diálogo para que possamos resolver quaisquer problemas que possam ter e permitir que sua equipe continue participando de nossa comunidade.


Temos orgulho de que centenas de milhões de pessoas recorrem ao TikTok para entretenimento, inspiração e conexão, incluindo muitos dos funcionários e contratados da Amazon que estiveram na linha de frente dessa pandemia.

Além da declaração oficial da TikTok, um porta-voz da rede social ainda lembrou que o atual CEO deles é um norte-americano, o ex executivo da Disney Plus, Kevin Mayer e que boa parte de suas operações estão concentradas nos Estados Unidos. O porta voz ainda reiterou que a TikTok nunca forneceu nenhum tipo de dado do usuário ao governo chinês e nem o faria se fosse solicitado. Confira a nota, também na íntegra:

O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e líderes-chave em segurança, produtos e políticas públicas nos EUA. Não temos outra prioridade senão promover uma experiência de aplicativo segura e confiável para nossos usuários. Nunca fornecemos dados dos usuários ao governo chinês e nem o faríamos se solicitado.

Publicação original em 10/07/20 às 16:32

O TikTok continua fazendo sucesso em diversos países e, por reflexo disso, foi o aplicativo mais baixado na Play Store e na App Store no mês de junho.

No entanto, junto ao sucesso também cresce o número de polêmicas envolvendo a rede social, que é propriedade da empresa chinesa ByteDance. No final do mês passado vimos que a TikTok, além de outros apps chineses, foi banido da Índia por problemas envolvendo políticas de segurança e privacidade.

Dias depois, mais especificamente em 07 de julho, começaram a surgir informações de que o aplicativo também poderia ser banido dos Estados Unidos, país que já enfrenta diversos outros problemas com a, também chinesa, Huawei.

Agora, em meio a esses problemas, a Amazon emitiu um comunicado a seus funcionários alertando que todos desinstalasse o aplicativo do TikTok de seus celulares que acessam o e-mail corporativo da empresa. A motivação por trás disso é a mesma nos demais casos: preocupações com a segurança da informação de sua empresa.

Segundo informação do jornal The New York Times, o comunicado da empresa afirmou que todos seus funcionários devem remover o aplicativo até sexta-feira – no caso hoje, 10 de julho – para que o acesso ao e-mail da empresa continue liberado no aparelho.

Defesa do TikTok

A empresa, por outro lado, sempre defendeu que não coleta nenhum tipo de informação sensível dos usuários e que não tem qualquer tipo de envolvimento com o governo chinês.

É importante destacar, também, que apesar de ter sua sede na China, a rede social não é mais acessível no país. A empresa, inclusive, não emprega mais moderadores de conteúdos chineses e afirmou que nenhum de seus dados é armazenado em território chinês.

Outro ponto adotado pela empresa em sua defesa é a alegação de que qualquer decisão de negócios tomadas pela empresa é realizada fora da China e, com isso, a empresa espera “aliviar” qualquer preocupação de que ela seja controlada pelo partido comunista chinês.

A proibição da Amazon, no entanto, se refere apenas aos celulares com acesso aos e-mails da empresa e que seus funcionários podem acessar a rede social normalmente pelo navegador para laptop.

Tiktok

Desenvolvedor: musical.ly Inc.

Grátis- oferece compras no app

Tamanho: Variade acordo com o dispositivo


27

Comentários

Proibição de TikTok para funcionários da Amazon não passou de enorme mal-entendido

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas