Economia e mercado 22 Jul
O mundo das patentes é realmente impressionante, diversas ideias são colocadas à prova, mas poucas delas veem a luz do dia. Hoje temos uma da Huawei que mostra uma forma de tornar as conexões USB-C dos celulares mais duráveis, o que pode ser muito bem-vindo, afinal essa porta é uma das mais utilizadas nesses dispositivos. Entenda como a ideia funciona.
A patente intitulada como "Um método para prevenir a corrosão de terminais e interfaces tipo C." A descrição da patente diz o que o seu próprio título menciona. Uma forma de reduzir a possibilidade corrosão bimetálica ou galvânica da porta USB-C e seu pino CC.
Detalhando um pouco mais, ela indica que um sensor de movimento, como o acelerômetro, poderia detectar quando o celular estivesse conectado a um acessório ou outro dispositivo, nesse caso o pino CC permaneceria funcionando normalmente para manter as funções do aparelho relacionadas à porta USB-C ativas.
Entretanto, se o sensor detectar movimento por parte do dispositivo sem uma conexão ativa, como o carregador, ele reduziria o nível de energia enviada ao pino CC da porta para evitar a corrosão galvânica, que pode causar graves danos e até comprometer o funcionamento dela.
Essa patente apresenta uma solução interessante que poderia aumentar muito a durabilidade dessas conexões. Vale lembrar que o Android 10 já conta com opções para avisar o usuário quando houver riscos para danos à conexão de carregamento. Entretanto, nenhuma delas previne danos corrosivos como os citados na patente da Huawei.
Comentários