LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativo Coronavírus-SUS é atualizado e passa a notificar quem se aproximar de infectados

02 de agosto de 2020 3

Lançado no início da pandemia de Covid-19, o app Coronavírus-SUS recebeu uma importante atualização na última sexta-feira (31). Agora, o aplicativo notificará usuários que estiverem perto de alguém contaminado.

O recurso chamado notificação de exposição ao vírus foi anunciado pelo Ministério da Saúde, e enviará alertas aos usuários, com o objetivo de detectar novos casos de forma precoce. A função já está disponível para usuários Android e em breve chegará também ao iOS.

No Brasil, o aplicativo conta com 10 milhões de usuários, e a notificação de exposição é fruto da colaboração entre Apple e Google, que desenvolveram uma API para combate à pandemia, que foi oferecida de forma exclusiva a autoridades de saúde de todo o mundo, com algumas exigências, como não coletar dados de localização, armazenar dados localmente e não utilizar propaganda direcionada. Dessa forma, não há como descobrir quem foi a pessoa contaminada com quem usuários tiveram contato.

O rastreamento é feito via Bluetooth do celular, e acontece quando dois aparelhos com o app instalado se aproximam. Assim, eles trocam chaves criptografadas, que contam com um catálogo anônimo de pessoas que se aproximaram dos usuários durante duas semanas e, se alguma dessas for diagnosticada com o novo coronavírus, ela reporta o caso no aplicativo, e demais usuários serão alertados sobre uma possível exposição do vírus.

Vale destacar que a notificação é totalmente voluntária e, para que não haja abusos no sistema e falsas notificações, o aplicativo solicita um token emitido pelo Ministério da Saúde, gerado pela validação de um exame PCR ou sorológico. O app considera tempo e distância para classificar possíveis exposições.

Para isso, foi necessário minimizar alertas falsos, já que isso poderia levar usuários a ignorar notificações. Desta forma, o app leva em conta contatos que tenham durado pelo menos 5 minutos e uma distância curta, de até 2 metros, que pode ser calculado pela força do sinal Bluetooth. A notificação informará que se trata de uma prevenção, e não significa exatamente que a pessoa alertada está contaminada, mas sim uma forma de alertar para o surgimento de sintomas que, se existiram, podem ser um indicativo para se testar e se isolar para evitar a propagação do vírus.

Coronavírus - SUS

Desenvolvedor: Governo do Brasil

Grátis

Tamanho: 32M


3

Comentários

Aplicativo Coronavírus-SUS é atualizado e passa a notificar quem se aproximar de infectados

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo

Galaxy M31 vs A51: você tem certeza que deve levar o celular mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs Moto G8 Power: buscando o melhor intermediário de 2020 | Comparativo