
O Mi 10 Lite 5G foi anunciado pela Xiaomi ao lado de Mi 10 e Mi 10 Pro no mercado europeu ainda nos últimos dias de março, tendo seu preço sugerido fixado em 349 euros para a versão de 64 GB e 399 euros para a de 128 GB.
Ainda que não tenha data para chegar ao nosso país oficialmente, conseguimos um exemplar do Mi 10 Lite 5G graças aos nossos parceiros na Speed Cell, sendo usada para testes a variante com 6GB de RAM e 128GB de espaço para o armazenamento interno. Esta versão pode ser encontrada no site a partir de R$ 2.915.
Os grandes destaques do aparelho ficam para o chip Snapdragon 765G, tela AMOLED de 6,57 polegadas com resolução Full HD+ e conjunto quádruplo de câmeras traseiras, sendo usada uma bateria de 4.160mAh. O Mi 10 Lite 5G sai de fábrica com o Android 10, já estando disponível a MIUI 12 para download via OTA.


3 anos atrásO sistema modificado baseado no código AOSP do Android 12 pode ser instalado em aparelhos mais antigos das marcas Xiaomi e Sony; veja a lista.

3 anos atrásEsta ROM é uma boa alternativa para quem não deseja usar o software original do celular

3 anos atrásO celular intermediário está começando a apresentar uma queda no preço que o deixa mais atrativo para o público.

4 anos atrásNovo Moto G chegou como o mais potente já feito para a linha, mas será que vale pagar o que a Motorola pede nele ou é melhor ir em um intermediário premium como o Mi 10 Lite?
Chegou a hora de descobrir se o conjunto é uma boa opção pelo preço pedido, começando pela autonomia de bateria. Como sempre, nosso teste será realizado de forma padronizada, sendo executados vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria se esgote. Brilho da tela e configurações de redes são os mesmos que sempre usamos em nossos testes, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para medir o consumo em segundo plano.
Após nossos testes com o Mi 10 Lite 5G, chegamos aos seguintes resultados:
- Foram necessárias 20 horas e 27 minutos para o dispositivo desligar.
- A tela permaneceu ligada por 11 horas e 19 minutos.
- Realizamos 14 ciclos completos de testes, incluindo:
- 84 minutos de navegação no Chrome;
- 420 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (84 minutos cada);
- 84 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 84 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (28 minutos cada);
- 56 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi o YouTube;
- O app que menos consumiu foi o Google Maps;
- O consumo em standby ficou em 2% por hora;
- O carregador padrão de 22,5W precisou de 1 hora e 25 minutos para preencher a bateria de 0 a 100%.

O Mi 10 Lite 5G tem especificações potentes e bateria considerada pequena para os padrões atuais, mas conseguiu se sair bem em nosso teste graças à otimização da MIUI 12 que dá preferência para uma boa autonomia ao gerenciar os processos.
Colocado lado a lado com rivais como Edge e Velvet, ambos com o mesmo Snapdragon 765G no mercado internacional (lembrando que a versão nacional do Velvet conta com Snapdragon 845), podemos ver que o Mi 10 Lite 5G é uma boa opção, conseguindo aguentar um dia inteiro de uso mais intenso sem grandes problemas. É curioso ver, porém, que o flagship Mi 10 apresentou autonomia superior, o que é justificado pela bateria também de maior capacidade.
O tempo de recarga do Mi 10 Lite 5G também foi interessante, sendo necessário menos de 1 hora e meia na tomada para que a bateria vá de 0 a 100%.
Em destaque
Transmissão encerrada!
Nosso teste de bateria em tempo real fica por aqui. Em breve atualizaremos a página com um resumo dos resultados alcançados e nossa conclusão sobre a autonomia do aparelho.
Foram 20 horas e 27 minutos de teste até que o Mi 10 Lite 5G desligasse, com um tempo total de 11 horas e 19 minutos de tela ativa no período.
Daremos mais uma pausa para começar o ciclo 15 e ver até onde o Mi 10 Lite 5G aguenta.
Sobre o gerenciador da MIUI 12, aparentemente a Xiaomi seguiu o que vem sendo feito por outras empresas e limitou o registro de consumo às últimas 24 horas, o que justifica os dados apresentados. Teremos que fazer a somatória do total manualmente ao final do teste.
O gerenciador de energia da MIUI 12 parece ter bugado, já que o tempo de tela ativa foi mantido o mesmo que era apresentado ao final do ciclo 11. Vamos ver o que acontece após o ciclo 13, mas primeiro mais uma pausa.
Daremos mais uma pausa e então desligaremos o aparelho, voltando ao teste amanhã às 7 horas direto no ciclo 12.
São quase 6 horas de tela até aqui. Seguindo a média vista até aqui devemos ficar entre 14 e 15 ciclos com o Mi 10 Lite 5G.
Comentários