LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pamu Unique não é um fone único em design, mas surpreende na qualidade | Análise / Review

15 de outubro de 2020 6

A Padmate é uma marca conhecida pelos seus fones de ouvido que são febre entre produtores de conteúdo de tecnologia. São modelos robustos, com boas especificações e focados em custo-benefício sem abrir mão da qualidade, e preços bem menores que modelos de outras marcas mais cobiçadas.

E um dos modelos dessa linha é o Pamu Unique, que conta com uma caixa diferentona e customizável e design intra-auricular com um cabo externo presente nos AirPods, da Apple, além de codec de áudio Qualcomm aptX, que promete diminuir a latência sem comprometer o áudio.

Mas será que eles valem a pena? Continue lendo nossa análise completa e responderemos.

Unboxing

Para um dispositivo de nome Unique, seu unboxing não é o mais simples. Enquanto Xiaomi e, especialmente Samsung, apostam em design minimalista para seus fones e, especialmente, caixas, a Padmate oferece um produto que precisa de três caixas para ficar completo.

A primeira caixa, principal, traz os fones, o estojo de carregamento e, no fundo, ponteiras reservas de outros tamanhos, manual de instruções, cabo USB para carregamento e, por fim, uma bolsa de material que imita couro com o logotipo da Pamu para abrigar os fones.

Outra caixa traz as três opções de skins de tecido magnetizado que completam o visual do estojo e, por fim, uma terceira caixa, menor, abriga o dongle de carregamento sem fio, que é vendido separadamente.

Design

O Pamu Unique tem um estojo de carregamento diferente do que o mercado de fones TWS costuma apresentas. É um cilindro com acabamento plástico que abriga os fones, mas que por si só não completa o design do aparelho. Ele depende de uma skin que mistura tecido ou couro sintético e ímãs, que dá o design único que a marca propõe.

Seu tamanho não é dos menores e fica um pouco desconfortável, por exemplo, em bermudas. Mas não chega propriamente a limitar os movimentos ou ficar desconfortável. Mas em uma atividade física, que prevê abaixar, levantar, estender e flexionar o corpo, é impossível não lembrar que o estojo está lá. A Padmate envia três opções de acabamentos em cada um dos dois kits disponíveis. O conjunto enviado para testes tem um modelo preto com texturização hexagonal brilhante e fosca, outro modelo com estampa escura e gravuras coloridas e um terceiro que varia entre tons vermelhos.

Já no design dos fones em si não vemos nada que remeta a único. O design do Pamu Unique lembra muito outros modelos lançados pela marca, como o Pamu Quiet, Pamu Slide e Pamu Slide Mini. É intra-auricular, com uma grande caixa arredondada e um cabo que leva o logotipo da marca, e na parte superior do cabo, um espaço tátil com LED é utilizado para indicar o carregamento e também para executar as interações com o usuário, como dar play e pause e acionar uma assistente de voz.

O detalhe aqui é que os fones se encaixam no estojo contrariando o padrão vigente: Enquanto a maioria dos estojos o fone esquerdo fica do lado esquerdo, e o direito no lado direito, a lógica é invertida aqui, o que torna a primeira experiência de uso pouco intuitiva e cria uma curva de aprendizado até naturalizar que o fone direito fica do lado esquerdo e vice-versa.

No modelo enviado para testes pela Padmate há também um dongle de carregamento sem fio, que se encaixa à base do cilindro através de uma saída USB-C, e é compatível com carregadores sem fio com padrão QI. O objeto é vendido à parte.

Embora o estojo tenha ótimo magnetismo e dificilmente cai, ele deve ser usado com a skin de tecido, e seu encaixe é relativamente simples. Há duas linhas com três encaixes que se unem magneticamente em dois pontos do cilindro e, ao fazer  volta, eles naturalmente ficam unidos e, ao fazer isso, ela fecha e protege os fones.

Conexão, pareamento e funções

Tudo aqui acontece de forma rápida. Ao tirar os fones da caixa e colocar no ouvido, usuários recebem a mensagem em inglês “Pairing” (pareando), e o lado direito procura o lado esquerdo e, juntos, os fones procuram o smartphone ou o dispositivo que será vinculado. Depois da primeira conexão, as demais são automáticas e bem rápidas, bastando apenas tirar um dos fones da caixa para já sair ouvindo música.

Não há aqui um aplicativo dedicado para dar funções extras ao fone, então o uso se dá somente ao conectar fone e celular ou dispositivo Bluetooth. Sua área tátil permite algumas funções como atender e encerrar chamadas, acionar uma assistente de voz (Google, Alexa ou Bixby) e ainda avançar faixas de música. Estranhamente, não dá para retroceder.

Um toque simples em qualquer lado inicia a música e atende ligações. Toque duplo do lado direito avança a faixa e, do lado esquerdo, aciona a assistente. Toque longo do lado direito aumenta o volume e, do lado esquerdo, abaixa o volume. É possível ouvir um aviso sonoro - um bip duplo - no volume máximo ou mínimo.

Experiência de uso e qualidade de som

No primeiro momento de uso, senti uma certa estridência nas notas agudas. E essa sensação acontecia especialmente no prato da bateria, tamborim ou em batidas eletrônicas mais agudas. Mas há uma força nos graves que compensa isso. Eles são bastante pronunciados aqui, e é possível perceber isso em batidas mais fortes de rap, eletrônico e também em samba-enredo, que tem a forte presença do surdo como instrumento de base.  

Os médios são equilibrados, mas perdem o protagonismo para os fortes graves. No volume máximo, eles proporcionam uma experiência de imersão grande, a ponto de não ouvir o que acontece ao redor. E isso acontece porque, embora não haja alarde, há uma redução de ruídos feita graças ao microfone externo. Não é um cancelamento de ruído ativo, mas funciona como se fosse e, na prática, bate modelos mais caros, como o Galaxy Buds Live (embora a proposta por lá seja outra).

Em jogos, embora o codec Qualcomm aptX prometa diminuir o lag (atraso) entre som e imagens, eles ainda acontecem, e é possível citar dois casos específicos: em PES 2020, há uma pequena diferença entre o toque de bola ou chute e o som do chute, enquanto em Subway Surfers o lag aparece entre pegar as moedas e ouvir o som delas. Vale ressaltar que é mínimo, mas existe. 

Se começamos falando da qualidade sonora logo de saída, vale falar aqui sobre a sensação dele nos ouvidos. O Pamu Unique é bem confortável, e mesmo o cabo que sai do canal auditivo é pequeno e não atrapalha em nada sua usabilidade – uma preocupação que carregava todas as vezes que via esse tipo de design. Ele conta com proteção IPX6, que é eficiente contra poeira e alguma quantidade de água ou suor.

A Padmate promete 10 horas de autonomia de bateria que, em nossos testes de um dia de expediente usando o modelo para videoconferência, música e jogos, não foi drenada. Cinco minutos de carga dão ainda uma hora extra de consumo de conteúdo. O estojo promete ainda outras três cargas, e o carregamento sem fio resolve o problema, embora o dongle esquente bastante depois de utilizado. Outro ponto que vale ressaltar é que, pelo menos duas vezes, o fone voltou a se conectar ao celular mesmo no estojo, depois do fim do carregamento.

Vale a pena?

O Pamu Unique pode ser encontrado no site da fabricante com preço sugerido de US$ 99, ou R$ 558 em conversão direta, com frete incluso. O processo é feito por importação, e vale sempre lembrar os riscos embutidos nesse tipo de compra. Há modelos mais baratos e com disponibilidade imediata, mas que não oferecem as mesmas funções e, pelo preço, sua qualidade sonora é um diferencial, além de sua autonomia de bateria.

O mercado de fones de ouvido sem fio, especialmente importados, oferece muitos modelos, e os modelos da marca Pamu se diferenciam pela qualidade. Contudo, o nome Unique talvez não seja o melhor para defini-lo, já que os fones em si possuem o mesmo design de vários outros já lançados pela Padmate. Mas não há como negar que a skin em tecido do estojo é um diferencial em termos de design. O estojo poderia ser menor? Poderia, mas a possibilidade de customizar é um ponto positivo. Outro ponto positivo é seu grave, muito pronunciado e impossível de não ser percebido.

Na prática, o Pamu Unique é um fone surpreendente na qualidade de construção e áudio, e sua redução de ruído se mostrou tão eficiente quanto fones que prometem cancelamento ativo. Se couber no seu orçamento, é uma ótima aposta. Mas lembre de usar calças ou bermudas com bolsos grandes.

Graves potentesAutonomia de bateriaCustomização do estojo de carrergamentoProteção IPX6Codec Qualcomm aptX
Estojo muito grande e 'canhoto'Design idêntico a demais fonesLags em jogos

Não encontramos ofertas para o Pamu Unique fora de seu site oficial, mas marketplaces brasileiros vendem outros modelos da Padmate, que você pode conferir abaixo:


6

Comentários

Pamu Unique não é um fone único em design, mas surpreende na qualidade | Análise / Review
  • Tá aonde eu compro?

      • Hum! Até dar defeito e você descobrir o quão horrível é a garantia da Padmate. Meus fones pararam de funcionar com menos de 1 ano de uso. Desde então venho lutando pra conseguir realizar a troca. A empresa depois de muita insiatência minha, ofereceu um par de fones novos, mas, com exigência de pagamento de 8 dólares para envio. O pagamento só pode ser feito via Paypal e é aí que está o truque da empresa: você não consegue pagar! A conta deles supostamente só aceita pagamentos usando cartão de crédito internacional. Só que nenhum funciona, nenhum. Estou correndo atrás da empresa, que se recusa a fornecer outro meio de pagamento, é horrível. Nisso já se foram 30 dias.

          • O meu parou de funcionar com 9 meses de uso. Após algumas trocas de e-mail, testes e vídeos solicitados pela Padmate, me mandaram um novo par de fones que chegaram em 21 dias. Tive que pagar os 15 dólares de frete, deu R$ 78,00 mas valeu a pena, estão funcionando perfeitamente. Não achei outro fone com essa duração de bateria e preço baixo como o Pamu Slide.

              • Que azar, mano. Comprei o meu há uns dois anos e estão aqui firmes e fortes. Apenas os leds do estojo de carregamento apagaram de vez

              Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

              Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

              Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

              Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo