LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo Picture-in-picture do Firefox recebe melhorias na versão 82 do app para desktop

22 de outubro de 2020 3

Atualização (22/10/2020) - BB

Há alguns dias a Mozilla começou a liberar uma nova atualização para seu grupo de testes do Firefox no Android que confere algumas novas funcionalidades ao uso do aplicativo, como a opção de visualizar as abas que foram fechadas recentemente.

Agora, os usuários do navegador no desktop – seja a versão para Windows, Mac ou Linux – também já têm acesso a atualização da versão 82, que melhora a usabilidade do recurso Picture-in-picture para reprodução de vídeos.

Antes, ao abrir uma aba com um vídeo, como o YouTube, por exemplo, o usuário via um pequeno círculo azul com um ícone discreto para o recurso. Agora, o modo ganhou um ícone repaginado, que mostra na lateral direita do player, um caixa cinza com transparência que explica a funcionalidade do ícone. Após um curto período de tempo – no qual o usuário já poderá ter lido o aviso – a caixa é convertida em um ícone similar ao antigo, porém um pouco maior e com mais destaque.

Outro destaque é que o modo é agora acessível ainda antes de o vídeo começar a ser reproduzido, o que permite uma agilidade maior para trocar de abas sem esperar que o conteúdo seja carregado para, enfim, ser convertido em uma janela PiP.

Os usuários do navegador no Mac ainda têm a vantagem de acessar o recurso com um atalho no teclado: basta pressionar Opção + Comando + Shift + Colchete direito.

A versão 82 do Firefox já começou a ser liberada de forma automática para Windows e Mac. Já os donos de computadores Linux precisam aguardar o envio do patch de atualização para contar com os novos recursos. Novos usuários podem baixar a versão mais recente da aplicação direto no site oficial do Firefox.

Texto original (16/10/20)

Firefox 82 para Android ganha visualização de abas fechadas recentemente e mais

Pouco tempo após apresentar a sua mais recente atualização para Android, conferindo assim ao Firefox melhorias e um novo design, a Mozilla disponibilizou hoje mais uma rodada de novidades na modalidade Release Candidate, antecipando funcionalidades que serão oferecidas em breve para seus usuários.

Identificada como Firefox 82.1.0-rc.1, a nova versão destaca-se por oferecer a implementação da fucnionalidade "Abas fechadas recentemente", permitindo assim com que usuários possam recuperar até cinco sites que foram fechados pelo usuário, o que certamente facilita a reabertura de uma guia fechada por engano ou para revisar alguma informação.

Além dessa implementação, a Mozilla também começou a integrar o Tracking Protection 2.0, originalmente visto na versão para desktop, no celular, limpando dados locais de sites visitados (incluindo cookies) caso você fique por 30 dias seguidos sem interação, evitando portanto o rastreamento de dados a longo prazo.

Adicionalmente, também são novidades na versão em questão a exibição de um alfinete para sites fixados na nova guia, melhorias visuais na aparência dos favoritos e histórico, dando mais consistência ao navegador para dispositivos móveis.


Por se tratar ainda de uma versão Release Candidate, a versão em questão está disponível apenas para instalação externa através do download do arquivo no GitHub oficial (link abaixo).

A expectativa é que nas próximas semanas, vejamos essa versão ter sua reclassificação para estável, o que fará com que ele fique disponível para usuários de maneira ampla na própria Play Store.

Firefox

Desenvolvedor: Mozilla

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


3

Comentários

Modo Picture-in-picture do Firefox recebe melhorias na versão 82 do app para desktop

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas