LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi Mi 10 Lite vs Mi 9 Lite: vale a pena fazer o upgrade? | Comparativo

12 de dezembro de 2020 5

Os topos de linha da Xiaomi sempre geram descendentes, filhos mais simples que têm foco em uma ou outra coisa, sempre com o mote de serem atraentes no custo benefício. E um desses é a linha Lite.

Do Mi 9 e do Mi 10 saíram os celulares Mi 9 Lite e Mi 10 Lite, Muita gente comprou o Mi 9 Lite, será que vale fazer o upgrade? Se não tem nenhum deles, vale pagar bem mais pelo Mi 10 Lite ou o mais antigo é o suficiente? Se está na dúvida, confira este comparativo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9 Lite

Dizer que o design desses dois aparelhos é completamente diferente seria exagero. Na verdade, o que mais diferencia um do outro é a variedade de cores e o módulo de câmeras, que no mundo todo tem ditado o visual dos smartphones.

No Mi 9 Lite a tendência é a do ano passado, com câmeras dispostas em traço. Já no Mi 10 Lite a moda 2020 do módulo retangular, estilo peça de dominó, é o que compõe a traseira em vidro.

Vidro também é o material da parte de trás do Mi 9 Lite, mas este ainda ostenta uma moldura e corpo em alumínio, enquanto que o modelo mais novo ficou apenas no plástico. Os dois brincam com efeitos visuais holográficos para se diferenciarem.

Xiaomi Mi 10 Lite

Nenhum deles tem qualquer proteção contra água, e o notch na frente é centralizado e em gota para ambos. Com uma tela um pouco maior, o Mi 10 Lite tem também as medidas superiores, além de ser mais pesado do que seu rival. Em contrapartida, o Mi 9 Lite é mais espesso.

O Mi 9 Lite pode ter a desvantagem de ser dual SIM híbrido, dividindo o segundo slot com o cartão microSD, mas o Mi 10 Lite sequer tem espaço para o cartão de memória. O sensor biométrico fica abaixo da tela nos dois, tem tecnologia óptica e funcionam dentro do esperado.

Alguns cortes no Mi 10 Lite dão o ponto para o Mi 9 Lite em design.

Melhor construção Mi 9 Lite
Slot é híbrido ou não? Mi 9 Lite
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
74.5 x 156.8 x 8.67 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
74.77 x 163.71 x 7.88 mm
6.57 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O display apresentou poucas mudanças de um para outro. É fato que aumentou, saindo de 6.4 polegadas no Mi 9 Lite para 6.57 no mais novo, com aspecto que foi de 19,5:9 para 20:9. Mas a definição é FullHD+ em ambos, assim como é o mesmo aproveitamento tela/corpo.
São duas telas majoritariamente planas, mas o Mi 9 Lite é um pouco mais curvo para tentar dar mais ergonomia, embora fique mais escorregadio também. Na tecnologia, o Mi 10 Lite é AMOLED, enquanto que o Mi 9 Lite é Super AMOLED.

No geral, as duas não têm um brilho muito alto, mas é possível usá-las sob o sol, sendo o Mi 10 Lite ligeiramente mais brilhante no modo automático. Este também ajusta as cores de acordo com a luz do ambiente, mas você pode calibrar os dois manualmente.

O Mi 9 Lite pode até ser Super AMOLED, mas o Mi 10 Lite tem alguns truques e fica com o ponto.

Melhor tecnologia de tela Mi 9 lite
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Nenhum
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 10 Lite

Som


Já sabendo que nenhum dos dois trazem fones de ouvido na caixa, ficamos apenas com a avaliação do som externo, que não é estéreo em nenhum deles. Ao menos, os dois possuem conexão P2.

E, sendo mono, os dois são apenas passáveis no áudio, com graves inexistentes. A potência é decente e serão bem suficientes para ver filmes e séries, não sendo muito bons para músicas.

Apesar disso, eles contam com a tecnologia AptX HD da Qualcomm para melhor som Bluetooth, sendo que o Mi 10 Lite traz também o AptX Adaptive, que melhora a latência.

Eles empatam por aqui.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Sistema


Sendo um aparelho do ano passado, o Mi 9 Lite chegou ao mercado com o Android 9 Pie, mas já recebeu atualização para a versão 10. Seu sucessor e concorrente neste comparativo já sai da caixa com o Android 10.

É provável que, além do Mi 10 Lite, o Mi 9 Lite também receba o Android 11, mas muitos fãs da Xiaomi querem mesmo é saber da MIUI, a interface que a Xiaomi coloca sobre o Android que é praticamente um sistema diferente. E o legal aqui é saber que os dois já estão na MIUI 12, a mais atualizada.

A Xiaomi costuma atualizar a MIUI dos aparelhos algumas vezes, mas provavelmente é o Mi 10 Lite que deve ser mais longevo neste quesito. A MIUI é conhecida por ser recheada de funções, permitindo temas, fontes e muito mais liberdade ao usuário que gosta de fazer modificações por conta própria. As novidades da MIUI 12 incluem novas animações, PiP, melhorias em segurança e outros.

Em conexões, a maior novidade do Mi 10 Lite: o 5G está presente, fazendo dele um celular com bom custo benefício nessa categoria. Além disso, os dois possuem WiFI 5 dual band, GPS, NFC e Bluetooth que, se é 5.0 no Mi 9 Lite, é 5.1 no Mi 10 Lite. Além disso, os dois trazem o infravermelho para controlar equipamentos que muitos usuários Xiaomi apreciam.

O ponto é do Mi 10 Lite, mais propenso a atualizações e com 5G.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Mi 10 Lite
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Mi 10 Lite

Desempenho

Os rivais deste comparativo foram lançados em anos diferentes, então certamente o modelo mais novo traz também um conjunto de hardware mais atual. O Mi 10 Lite traz o chipset Snapdragon 765G com 6 GB ou 8 GB de RAM e 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

O Mi 9 Lite chegou com Snapdragon 710 e 6 GB com 64 GB ou 128 GB de espaço, mais o slot para microSD. Em benchmarks, como esperado, o conjunto mais novo do Mi 10 Lite almoça o concorrente, se saindo mais de 85% melhor nos testes. Isso lembrando que foram testados em versões diferentes do benchmark.

Já em nossos testes padronizados de abertura de aplicativos os resultados foram muito parecidos. Nenhum dos dois tem performance de fazer inveja, e ainda tiveram apenas um segundo de diferença entre si, mostrando que ainda falta otimização do sistema do Mi 10 Lite.
Em jogos você conseguirá rodar todos os títulos em ambos os aparelhos, mas a jogatina vai se sair melhor no Mi 10 Lite, que consegue até mesmo bom desempenho em títulos exigentes com gráficos altos como PUBG em HDR. O Mi 9 Lite pode ter algumas quedas de taxa de quadros.

Apesar de parecidos em uma ou outra coisa, o ponto é claramente do Mi 10 Lite.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi 10 Lite
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Mi 10 Lite
Quem tem melhores números de benchmark? Mi 10 Lite
Qual o processador mais atualizado? Mi 10 Lite
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Mi 10 Lite
Qual tem mais armazenamento? Mi 9 Lite

Bateria

Bateria foi uma coisa que não evoluiu muito de um celular para outro. Enquanto o Mi 9 Lite informa 4.030 mAh, o Mi 10 Lite fala em 4.160 mAh, pouca diferença. Mas se você acha que isso levaria, ao menos, a mesma duração entre ambos, não é o que aconteceu.

Mesmo com mais bateria, as 20 horas e 27 minutos do Mi 10 Lite registradas em nosso teste oficial de bateria não conseguiram bater as 21 horas e 10 minutos do Mi 9 Lite. São 40 minutos que deveriam pender para o modelo mais novo, mas processamento e tela maior cobraram o preço aqui.

Ainda assim, os dois passam um dia longe da tomada com certa folga. Quando precisam encontrar a fonte de energia, o carregador de 22,5W do Mi 10 Lite é melhor, e a uma hora e vinte e cinco minutos de recarga é meia hora mais rápida que a do Mi 9 Lite e seu carregador de 18W.

Então eles empatam pela recarga e duração de bateria.

Qual tem mais bateria? Mi 10 Lite
Qual recarrega mais rápido? Mi 10 Lite
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi 9 Lite
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

De uma geração para outra, pouca coisa mudou nas câmeras em termos técnicos, em números. Para o smartphone mais novo houve apenas a adição de mais uma câmera, falando de forma teórica:

  • Xiaomi Mi 10 Lite: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.
  • Xiaomi Mi 9 Lite: uma wide principal de 48 megapixels e abertura f/1.8 com PDAF, ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

E elas fazem boas fotos, principalmente em boa luz, trazendo cores intensas e bons detalhes. No Mi 10 Lite a inteligência artificial pode saturar demais as cores, mas utilizar o sensor de 48 megapixels em seu potencial total garante menos ruídos à noite.

Com o modo noturno é mais ou menos a mesma coisa. O Mi 9 Lite é interessante e consegue mais informação nas capturas, mas o Mi 10 Lite consegue menos ruídos e é bem mais eficiente.

Na ultrawide, as duas vão perder detalhes em relação à lente principal, ainda mais em baixa luz, onde não possuem modo escuro. Mas o Mi 10 Lite se sai um pouco pior que seu rival, que pode fazer alguns bons registros.

A macro é uma exclusividade do Mi 10 Lite aqui, e embora não seja incrível, é uma opção a mais para fotos. Tem inclusive foco automático, o que ajuda muito para fazer as fotos aproximadas.

Ponto para o Mi 10 Lite.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi 10 Lite
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Mi 9 Lite
Melhores fotos noturnas Mi 10 Lite
Melhores fotos externas Ambos
Melhores fotos internas Mi 10 Lite

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9 Lite

Para vídeos, ambos fazem a captura em até 4K a 30 fps, e contam com estabilização eletrônica, mas apenas o Mi 10 Lite traz um modo de super estabilização que realmente faz diferença, contando as bordas do vídeo reduzindo a área útil.

Tem foco ágil mas que fica lento se gravar em FullHD a 60 fps, contando no geral com boa captura de áudio, permitindo também filmar com as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo. É um conjunto completo e bom.

O Mi 9 Lite tem menos tremidos se filmar em FullHD e também tem uma boa qualidade de som. Faz vídeos até que interessantes com os outros sensores, mas sem grandes expectativas.

Mais um ponto, agora dos vídeos, para o Mi 10 Lite.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Mi 10 Lite
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Mi 10 Lite

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 10 Lite

Nas selfies, os 16 megapixels com abertura f/2.5 do Mi 10 Lite parecem ser inferiores aos 32 megapixels com f/2.0 de abertura do Mi 9 Lite. Mas o que acontece é justamente o contrário, provavelmente devido a um pós processamento melhor.

O Mi 10 Lite se sai bem em quase qualquer tipo de situação, seja em locais bem iluminados como em baixa luz e locais escuros. O desfoque de fundo funciona bem em qualquer tipo de situação e por mais que desative o HDR não chega a estourar tanto o fundo das fotos.

No Mi 9 Lite a frontal é também muito boa e tem modo retrato que funciona bem, mas à noite pode perder detalhes. As duas fazem vídeos em FullHD a 30 fps.

Outro ponto de fotos que fica com o Mi 10 Lite.

Melhor conjunto de câmera frontal Mi 9 Lite
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Mi 10 Lite

Preço

Até o momento, nenhum destes dois aparelhos chegaram oficialmente ao Brasil por meio da parceria da DL com a Xiaomi. Por isso, os preços de lançamento são os internacionais, e são de R$ 2.200 aproximadamente para o Mi 9 Lite e de R$ 2.100 aproximados para o Mi 10 Lite.

Mas o que importa mesmo é o preço atual de ambos e, logicamente, por ter mais de um ano de vida, o Mi 9 Lite já custa bem menos do que o Mi 10 Lite, chegando a R$ 1.980. Os R$ 2.860 do Mi 10 Lite são mais altos do que seu lançamento, mas como só se encontra importado, é esperada essa variação de preço. São quase 900 reais de diferença, e isso pode pesar bastante no bolso.

Ainda assim, o Mi 10 Lite se saiu muito melhor no comparativo, então eles empatam.

Qual teve melhor preço de lançamento? Mi 10 Lite
Qual tem melhor custo benefício? Mi 9 Lite

Conclusão

Sendo mais novo, é esperado que o Mi 10 Lite ia se sair melhor na maioria dos casos. Ainda assim, surpreende sua bateria não durar mais e ter perdas em acabamento. Ele é um bom celular, mas talvez seja melhor esperar ele baixar um pouco de preço, tendo o Mi 9 Lite um custo benefício maior.

Ainda assim, o Mi 10 Lite é a única opção deste comparativo se você deseja aproveitar a rede DSS e o futuro 5G sem trocar de aparelho por aqui. O melhor desempenho em jogos pesados, mais atualizações e fotos um pouco melhores podem ser boas justificativas também.

RESULTADO

Xiaomi Mi 9 Lite: 4 PONTOS

  • Melhor construção
  • Som mediano
  • Maior duração de bateria
  • Bom custo benefício

Xiaomi Mi 10 Lite: 9 PONTOS

  • Melhor tela
  • Som mediano
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Recarga mais rápida
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Mas, apesar da pontuação clara, essa foi uma parada mais complicada. Diga você aí, qual dos dois levaria? Deixe seu comentário aí embaixo! Eu fico por aqui e até a próxima!

  • O Xiaomi Mi 10 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Mi 9 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Xiaomi Mi 10 Lite vs Mi 9 Lite: vale a pena fazer o upgrade? | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas