LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Top 10! Pior celular de 2020 | Escolha do TudoCelular

20 de dezembro de 2020 58

2020 finalmente está chegando ao fim e chegou a hora de escolheremos os piores celulares que passaram por nossas mãos. Essa é uma tarefa complicada, já que não foram poucos os lançamentos este ano, mesmo com a pandemia que atrapalhou diversos eventos e a alta do dólar que complicou a vida dos brasileiros.

Aqui listamos apenas aparelhos que testamos e incluiremos a análise em vídeo de cada um, assim como o link para a análise completa em texto. Resumiremos os pontos negativos de cada modelo para que você saiba porque ele foi selecionado por nós. Os modelos serão separados em três categorias: básicos, intermediários e top de linha.

Piores por categoria

Além de selecionarmos os três piores em cada categoria, também escolhemos o pior celular no geral que testamos em 2020. Ou seja, aquele smartphone que se decepcionou mais do que se destacou quando o assunto é desempenho, câmeras e bateria. E a nossa maior decepção de 2020 pode ser conferida logo abaixo.

PIOR CELULAR

Samsung Galaxy A01

É inegável que tivemos muitas decepções em 2020, mas se pudermos escolher o celular que entrega mais contras do que prós, então o Galaxy A01 será a nossa escolha. Samsung pegou o A10, que já era um aparelho fraco, e o deixou ainda pior. O A01 é tão básico que mais parece um celular lançado há alguns anos.

Seu único destaque é vir com Android 10, já que ainda há fabricantes que lançaram smartphone em 2020 com Android Pie (sim, estamos falando de vocês, Motorola e LG). De resto, o Galaxy A01 é pura decepção. Ele não tem leitor biométrico, sua tela é medíocre, o som é fraco, a bateria não dura muito e ainda demora para recarregar, e suas câmeras então longe de registrar boas fotos. Agora entende porque ele é nossa escolha de pior lançamento do ano?

Android 10 com bons recursos
Falta de leitor biométricoTela apenas medianaSom fracoAutonomia de bateria abaixo da médiaTempo de recargaCâmeras básicas demais

PIORES BÁSICOS

Motorola Moto E6s

O Moto E6s foi o Galaxy A01 da Motorola. Podemos dizer que este foi o lançamento mais decepcionante da marca em 2020. De vantagem contra o básico da Samsung temos apenas o leitor biométrico e a tela IPS LCD. De resto é um aparelho que apresenta muito mais contras do que prós.

O básico da Motorola tem desempenho ruim e sua bateria dura pouco, ficando entre os piores que já testamos. Para tornar tudo ainda mais complicado, ele demora a recarregar. As câmeras são básicas demais e a filmadora é quase dispensável de tão limitada. O E6s ainda está preso ao Pie e não vem com os extras da Motorola.

Leitor biométrico eficienteTela IPS LCD de boa qualidade
Desempenho ruimAutonomia de bateria muito ruimTempo de recargaFilmadora mediocreAndroid desatualizadoFalta extras da Motorola

Redmi 9A

Se os modelos da Samsung e Motorola decepcionam em bateria, este é o ponto forte do Redmi 9A, mas também só há isso de bom neste básico da Xiaomi. A linha de entrada da empresa vem decepcionando ano após ano e desde o Redmi 7A vemos a empresa ficar para trás.

O 9A é um modelo básico que decepciona em imagem e som, seu desempenho não é bacana, a bateria demora muito para recarregar e suas câmeras são ruins. Como se tudo isso não fosse suficiente, Xiaomi ainda fez o favor de capar a captura de áudio da filmadora, que é apenas mono.

Autonomia de bateria
Tela e somDesempenho no geral e jogosTempo de recargaQualidade das fotosFilma com som mono
5.6 Hardware
5.2 Custo Benefício

Redmi 9A

Comparar Aviso de preço

Nokia 2.3

Nokia voltou ao Brasil em 2020 graças à parceria entre a HMD Global e a Multilaser. Isso poderia aquecer o coração dos fãs da marca que ficaram órfãos desde a morte do Windows Phone, mas a verdade é que o Nokia 2.3 é um aparelho tão decepcionante que alguns poderiam até desejar que a Nokia não tivesse retornado.

Ele tem mais pontos positivos do que os básicos da Samsung, Motorola e Xiaomi que citamos, mas ainda assim é um aparelho com mais contras do que prós. Ele também peca por não ter leitor biométrico como o A01, seu som é muito baixo, o desempenho é ridículo para um aparelho de 2020, sua bateria demora para recarregar e falta otimização de software. Pelo menos a autonomia não é ruim.

Tela com brilho altoBateria para mais de um diaCâmera tira boas fotos Promessa de anos de updates
Falta leitor biométricoSom mono e baixoDesempenho de celular de 2014Tempo de recarga muito demoradoFalta otimização de software

PIORES INTERMEDIÁRIOS

LG K61

A LG esteve ausente do mercado de intermediários aqui no Brasil há um bom tempo e decidiu voltar apostando no LG K61. O aparelho até chamou a nossa atenção por ter design mais caprichado que os intermediários básicos de outras marcas, mas é basicamente isso que ele tem de interessante.

O K61 decepciona em tela e som, o que limita bastante a experiência multimídia. Seu desempenho no geral até que não chega a ser ruim como os básicos que citamos, mas como briga em categoria superior poderia ser melhor em jogos. A autonomia de bateria não é boa como outros da LG e suas câmeras estão bem abaixo da concorrência.

Aparência premium agradará muitos
Experiência multimídia limitadaDesempenho ruim com jogosAutonomia de bateria abaixo do esperadoCâmeras ruins para a categoria

Nokia 5.3

O Nokia 5.3 foi o segundo lançamento da marca em seu retorno ao Brasil e mais uma vez vemos um aparelho decepcionante. O problema dele não é nem ser tão ruim quanto o 2.3, mas por brigar na categoria errada. O Nokia 5.3 é basicamente um celular básico que compete com rivais intermediários que têm muito mais a oferecer pelo mesmo preço.

A sua tela é ruim e distorce muito as cores e o som mono desbalanceado não ajuda a ter uma experiência multimídia decente. A bateria até que dura bem, porém demora bastante para recarregar. As câmeras são o grande ponto fraco e apresentam uma inconsistência que não é vista nem em modelos de entrada.

Desempenho na médiaPromessa de anos de updates
Experiência multimídiaCâmeras inconsistentesFilmadora limitadaTempo de recargaIntermediário que briga com modelos de entrada
6.5 Hardware
4.8 Custo Benefício

Nokia 5.3

Comparar Aviso de preço

Samsung Galaxy XCover Pro

O lançamento mais inesperado da Samsung em 2020 foi o XCover Pro, um modelo da sua linha robusta que é voltada para um nicho pouco popular no Brasil. Ele é um aparelho com estrutura reforçada para sobreviver a ambientes mais hostis, mas para o público geral acaba sendo um produto irrelevante.

Tudo bem, entendemos que o foco do XCover Pro é diferente dos demais intermediários da empresa, mas no geral é um aparelho que possui mais contras do que prós e por isso ele entra na nossa lista. Ele entrega desempenho abaixo da média, sua bateria dura pouco e as câmeras são fracas. Ele é basicamente um A51 que custa o preço do A71 apenas para resistir um pouco mais a quedas - coisa que uma boa capa de proteção serviria.

Resistência reforçada contra impactosBateria removível
Excesso de bordas para o padrão atualDesempenho abaixo da médiaBateria poderia durar maisCâmeras fracas

PIORES TOP DE LINHA

Samsung Galaxy Note 10 Lite

Entramos nos modelos mais avançados e não podemos deixar de citar o Galaxy Note 10 Lite, que é uma versão muito capada do Note 10 que quase não podemos chamar de celular top de linha. A começar pelo fato de que ele vem com hardware antigo e até a sua S Pen tem menos recursos que seus irmãos mais caros.

Claro que o Note 10 Lite tem seus pontos positivos como a tela Super AMOLED ou seu conjunto de câmeras que registra boas fotos. Ele não chega a ser um celular ruim, porém decepciona pelo acabamento mais simples, a bateria que não rende tanto e seu desempenho abaixo da média.

Tela Super AMOLED de qualidadeBoas câmeras
Acabamento em plásticoHardware defasado oferece desempenho de intermediário atualAutonomia de bateria poderia ser melhorS Pen tem recursos capados

Samsung Galaxy Note 20

O Note 20 é quase um Note 20 Lite. Samsung decidiu capar o modelo mais barato este ano ao trazer acabamento em plástico e conjunto no geral inferior. E o pior de tudo, ainda cobra caro por isso. O Galaxy Note 20 é quase um S20 FE que custa mais caro por causa da S Pen.

Ele não tem a mesma tela curvada do Note 20 Ultra ou linha S20, o que faz com que apresente mais bordas. Enquanto os demais apostam em tela de 120 Hz, aqui terá um painel inferior limitado a apenas 60 Hz. Por mais que seu chip seja o mesmo do Ultra, Samsung limitou o desempenho via software e a autonomia de bateria também foi comprometida.

Boas câmerasTempo de recarga
Possui mais bordas que demais flagships da SamsungAcabamento inferior ao Note 20 UltraFaltou tela de 120 HzDesempenho multitarefasAutonomia de bateria

Motorola Edge Plus

Encerramos a nossa lista com o Edge Plus que marcou o retorno da Motorola ao segmento mais avançado, mas que chegou cobrando tão caro quanto Apple e Samsung e oferecendo um produto inferior. Isso não quer dizer que o Edge Plus seja um celular ruim, mas está longe de ser uma compra recomendada.

O diferencial do modelo top da Motorola está na sua tela cascata que tem utilidade em jogos com os gatilhos para games de tiro. Suas câmeras são boas, apesar de não conseguirem competir com o Note 20 Ultra ou iPhone 12 Pro Max. O que faz falta é ter certificação IP68, desempenho mais otimizado, melhor carregamento e tela de 120 Hz como outros tops caros. Pelo menos a bateria não voa rápido no modo 90 Hz.

Tela cascata ajuda em jogosBoas câmeras
Sem certificação IP68Desempenho poderia ser melhorTempo de carga lentoNão grava em 8KPoderia ter tela de 120 Hz

E na sua opinião, caro leitor, qual o pior celular de 2020? Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo sobre qual aparelho mais te decepcionou neste ano.


58

Comentários

Top 10! Pior celular de 2020 | Escolha do TudoCelular
  • O pior telefone pra mim em 2022 foi multilaser j1 seis Plus horrível não se acha pessa dele no mercado so pela internet... e a bateria dele e horrível comprei pela internet comnem uma semana de uso tive q manfldar troca agora só aguardo%uD83D%uDE15%uD83D%uDE12

      • Temos também xiaomi quem usa diz ser bom aparelho, muitos modelos de xiaomi sai melhor que iPhone e preço melhor, essas marcas que conhecemos cada vez mais com aparelhos caro e com processador ultrapassado!

          • Eu não entendo em que a Motorola não estava em pé de igualdade com outros tops de linha: Tela OLED, grande, cascata, HDR 10; Compatível com a tecnologia 5G;
            Processador de alta performance; Generosa quantidade de RAM; Lançado com a última versão do Android disponível no período; Bateria maior que outros tops; Todos os sensores disponíveis (digital na tela, giroscópio, barômetro, sensor de luz, de proximidade, etc.); Entrada USB-C e cnector de 3,5 mm; Múltiplas câmeras (principal de alta resolução, grande abertura e OIS, ultra-wide que também funciona como macro, teleobjetiva com OIS e sensor ToF); Ou seja, praticamente com as mesmas características de outros tops de linha.

              • Poderia ter colocado o iPhone SE 2016, quer dizer 2020, mas Apple so faz coisa "boa".

                  • Kkkkkkkk, ficou pior que a matéria dos melhores, sério isso ou é pegadinha? Kkkkkkkk não consigo parar de rir.

                      • Não consigo editar.

                        • Edge plus tem bateria melhor que iPhone, tela melhor que iPhone, design muito mais bonito que do iPhone. Vem carregador, fone de ouvido. Custa menos que iPhone, mas é o pior do ano e iPhone é o melhor!!! O que vocês acham disso???

                            • Cara, o iPhone não é melhor e nem pior. Entendo a indignação de ele
                              entrar na lista de melhores aqui e só. Agora, como já alguém disse, o
                              iPhone SE especificamente poderia muito bem estar na lista dos piores do
                              ano. Aquilo é uma vergonha. Na verdade, inacreditável que aumentam o
                              preço, capam a bateria e de uns anos pra cá capam o próprio aparelho e o
                              povo ainda fica feliz de pagar cada vez mais caro naquela joça.



                              Bateria
                              decente nunca teve, aí nem removível, aí nem tem mais 16:9, nem entrada
                              pra fone e agora nem bateria. Tô até com medo do lançamento dos
                              próximos iPhone, pois as porcarias que a maçã apodrecida inventa vira
                              moda e as outras fabricantes copiam. Tá cada vez mais pesadelo comprar
                              telefone. Steve Jobs tá se revirando no túmulo.



                              Boto
                              a mão no fogo que ele não permitiria tantas baixarias e os problemas
                              com baterias estariam resolvidos. Os iPhone%u2122 seriam bonitos e
                              funcionais. A única coisa igual é que as câmeras seriam boas ainda e que
                              seriam aparelhos cada vez mais caros, mas pelo menos seriam caros com
                              decência. Isso além de ser baixaria com as pessoas em geral, por influenciar outras marcas, é uma falta de respeito à alma de um cara que sempre teve a visão. Tudo bem status, que sempre foi, mas havia também uma preocupação em inovar.

                              • Multilaser h melhor que todos esses aí com folga!

                                  • Quer dizer então que o Velvet se saiu melhor que o Edge? Só porque tem IP68? O aparelho tem 60hz, tem menos bateria, um processador defasado, menos câmera, menos RAM e ainda assim se saiu melhor? TC veja a quantidade de comentários reclamando dos rankings de vocês... Reveja seus critérios

                                      • Competiram em categorias distintas: Velvet é um intermediário premium bem fprnido, já ali no grupo dos flagships, não fosse o processador escolhido, que, mesmo sendo top na categoria, não é o mais atual. Edge plus concorre como topo de linha, e chegou cobrando pelo que não oferecia. A matéria é bem clara sobre ser um bom celular, mas com inconsistências demais, perante os demais topos de linha, e 'sal" de menos.

                                          • O que você acha mais justo, comparar um snapdragon da linha 800 com outro da linha 800 ou com as linhas 700/600? Sejamos francos o movimento da LG no Brasil não foi lançar um intermediario e sim abocanhar uma fatia dos tops. Comparando especificações o Velvet está muito mais para o Edge Plus/S20 do que para o A71/Edge normal... É de critério que estamos falando.

                                          • Tadinho do A01. Comprei um ontem pra minha mãe, que ainda estava com o A3 206 e não gosta de celular grande.

                                            • PAGA PAU DA IPHONE....KKK TEM QUE LEMBRAR QUE A IPHONE JA LANÇOU O X, O 11, O 12 E TUDO COM TELA 60HZ KKKK . PARA DR FALAR MERDA DAS OUTRAS MARCAS .. PAGA PAU DA MAÇÃ.. TODOS ESSES CELULARES SÃO MEDIANO NEM TODO MUNDO CONSEGUI COMPRA UM IPHONE....JKKK NEM CARREGADOR VEM... POR CIMA E 9 MIL KKKKK

                                                • Nem sempre. O iPhone atualmente tá 12k e chegou a ser 13k. O iPhone vendido oficialmente 20k em questão de tempo deixará de ser meme. O único problema real é que isso faz que praticamente todas as outras marcas também subam de preço. A culpa é do povo mesmo, da cultura da fanboylagem. Continuo usando Nokia sim.


                                                  Comprei um e apesar de passar raiva no bluetooth, no geral foi bom e paguei menos de 1000 em um intermediário. Ainda acho e não entendo porque parece que só eu acho. Acho que todo mundo fabrica dinheiro no banheiro, pois pra mim, tá fácil não, pra ficar esbanjando assim.


                                                  Posso na real até comprar um aparelho caro no futuro, mas será algo bem pensando, e não pra me aparecer. O meu à vista, mesmo com que fui taxado, juntando tudo ainda foi mais barato do que apenas uma "parcelinha" dos iPhone%u2122 e tal.

                                                  • Melhor celular de 2020? iPhone né Tudo Celular, bando de paga pau kkkkkkjkkk

                                                      • Bem, não consigo concordar com a classificação do TudoCelular que coloca o note10 lite como top de linha. Ao meu ver ele não é, e nunca foi (inclusive a própria samsung deixou a atualização dele para a one ui 3 para março ao invés de janeiro como os outros note10). Eu concordo sobre o aparelho, só a classificação dele que não, e com isso o ponto de hardware defasado é algo questionável, afinal ele não seria um top de linha. Olhe por exemplo o Velvet, ele caíria na mesma então, ao meu ver. A S-pen já encarece o produto, é uma tecnologia diferente, para um público diferente. Às vezes eu acho que falta um pouco de sensibilidade nos avaliadores (em geral) nesse sentido.

                                                          • Tá mas seria uma intermediário avançado, né? Já que é a versão lite de um top de linha executivo e tal (linha Note)? Eles só coloram as 3 configurações principais e encaixariam ali, mas podiam então ter encaixado em mid mesmo.

                                                            • Engraçado, o iPhone não tem nem carregador e fone de ouvido na caixa e não figura na lista!! O pior celular, o da Samsung, só é ruim pq EMULA os defeitos do iPhone para cortar custos!!! Cadê os iPhones na lista?? Lista paga?? Eu tenho o Redmi 7A e a tela dele é ótima e a bateria dele dura UMA SEMANA!!! As fotos são medianas (não são ruins) e a os vídeos podem ser mono, mas o iPhone também gravava mono e ninguém nunca reclamou!! Post pago pela Apple! Comprem o Redmi 7A, um excelente aparelho de entrada com uma bateria maravilhosa, melhor que qualquer aparelho high end, mas por um precço super baixo!! Ignorem o recalque e usem e abusem da autonomia de UMA SEMANA!

                                                                • Melhor que qualquer aparelho high-end, não, né? Que exagero! Tô entendendo errado, ou high-end = topo de linha? Você mesmo disse que a câmera é mediana. Topos de linha não costumam focar em bateria e a câmera tem que ser a melhor, ou pelo menos a melhor que ela puder em um aparelho tão caro.

                                                                  • Para mim o Nokia 2.3 e o pior, lerdo e com travamentos só de rodar a ui, e ridículo, também votaria em smartphone com P35 que e SoC de entrada sim, seu desempenho e pífio aliado a idade do projeto..
                                                                    Testei por alguns dias os smartphones.

                                                                      • Forçaram no Edge Plus, hein?! Tudo bem que não acertaram 100% nele, mas estar na lista dos piores... Kkkk

                                                                          • Eu tenho o Nokia 5.1 plus e digo que ele e ótimo para minhas necessidades e o Nokia 5.3 de 6GB de RAM e 128 GB comprei ele em um site estrangeiro se não me engano da Rússia e comprei por 1400 reais e já o Nokia 5.1 plus comprei por 799,00 sabe qual e problema do Brasil e que simplesmente aumentam os impostos e cobram preços de Smartphones intermediários Premium em celulares de especificações simples e todos são coniventes com isso reclamar do preço não adianta mais se os Brasileiros se unissem acabariam com essa palhaçada de pagar altos impostos engordar os salários e auxílio moradia dos deputados e combustível grátis enquanto sofremos para comprar um simples Smartphone e digo Nokia 5.1 não fui taxado e espero que eu não seja no Nokia 5.3.

                                                                              • O problema é que no Brasil, não sei se já mudou, mas fiquei sabendo que aqui é a Multilaser que cuida da Nokia. Medo. Que logo seja tudo cuidado pela própria HMD Global. Aí sim. Também comprei meu Nokia (6.1) do exterior, no meu caso da B***g*** e tal.

                                                                                • "n grava em 8k" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKK

                                                                                  • Chateado, mas não surpreso! Tenho o E6s da Motorola e esperava mais do produto. No dia que eu fui tirar um smartphone por ponto só tinha ele e o E6 play, Acabou que eu fiquei com ele por falta do opção.

                                                                                      • Nokia pra mim foi a grande decepção do ano, em software, hardware e design.

                                                                                          • Lg K61 uma das maiores decepções Assim como o Nokia 5.3

                                                                                              • Não sei pq gravar em 8k, é tão importante, pq gravar só alguns minutos.

                                                                                                  • Antes que eu começasse minha destilação de odio, lembrei que isso representa apenas a opinião do tc, pq o Edge+ ñ é o melhor realmente, mais estar na lista dos piores?

                                                                                                      • Desses, as maiores decepções na minha opinião são o K61 e o Note 20
                                                                                                        O modelo da LG não deveria nem ser classificado como intermediário, esse chip aí tem poder de celular de entrada. Bonitinho, mas ordinário.
                                                                                                        O Note 20 só existe com o intuito de promover o Note 20 Ultra. Sem mais.
                                                                                                        E no geral a Nokia tá se mostrando uma decepção aqui no Brasil, parece que não sabe o que quer, não lança celulares interessantes...

                                                                                                          • Dos básico, o Nokia 2.3 é lixoso demais. 2GB de ram pra Android 10? Sem falar da Multilaser cuidando da Nokia no Brasil e voltando a modelo em si, tô com medo de descobrir o resto.

                                                                                                              • Tirando a CPU e tamanho de bateria, K61 tem muita coisa melhor que G9 Power.
                                                                                                                CPU não determina ser de entrada ou médio.

                                                                                                                Socar um 865+ dentro de um Moto E7 não o faria flagship.

                                                                                                                  • Não mesmo, pois o que faz um Flagship ser um Flagship é o conjunto da obra
                                                                                                                    Mas também não adianta ter carcaça e alguns itens de Corolla quando o motor é de Uno. Que é o caso do K61. Tentou ser intermediário mas falhou. Tá mais pra "celular de entrada avançado"

                                                                                                                      • Basileiro e seu pobrismo. Desde quando Corolla serve de referência como carro diferenciado em qualquer parte do mundo, inclusive aqui, onde o vendem pelos olhos da cara? Quando morei na Inglaterra, Corolla era o primeiro carro que imigrantes africanos compravam poucos meses depois de arrumar emprego de salário mínimo. Era apelidado de "slave's car", devido a maioria desses migrantes serem escravos, na procedência.

                                                                                                                          • Um repörter de rádio, meu conhecido, espantado, na Copa da África do Sul, por constatar que Corolla era carro da ralé. Nos EUA, é o carro que o trabalhador braçal compra pra dar pro filho que vai pro College.
                                                                                                                            Só aqui no Brasil consideram Corolla, Civic, Sentra, como carros de classe médua alta.

                                                                                                                              • Pois aqui, país de terceiro mundo, um carro desse custa mais de 102x o salario minimo, que dá apenas 8 anos e 6 meses de trabalho. Portanto, para nós, sim, esse é um carro "de luxo".
                                                                                                                                Carro "popular" custa em torno de 42 a 60x o salario minimo.

                                                                                                                                  • Também pode-se considerar um carro "de luxo" por ser um carro acima da margem de mercado do país.
                                                                                                                                    Mas obviamente, se fossemos falar de carro de luxo de verdade, seriam aston martin, lexus, porsche, land rover, lamborghini... Mas alguns nem chegam a ser oficialmente vendidos por aqui.

                                                                                                                              • Bota um P35 no note 20 Ultra e chama de top de linha então

                                                                                                                                  • Aí vem a questão, e se colocar o P35 na carcaça do Note 20 ultra, seria de entrada ou top de linha?

                                                                                                                                    • Concordo o Note 20 é caro e não tem nada de interessante realmente um aparelho que não deveria ser lançado e o k61 bonito por fora horrível por dentro

                                                                                                                                      • Faço do seu comentário o meu.

                                                                                                                                        • P22 é similar ao 435 ou 450.
                                                                                                                                          É pior que o P20, apesar da nomenclatura.

                                                                                                                                            • Não é justo citar o 8K para o Edge+.
                                                                                                                                              Própria Samsung Semicon diz que HMX grava até 6K@30.
                                                                                                                                              Xiaomi faz upscale , não é 8K como LG e Samsung.
                                                                                                                                              Mesmo truque que um Nubia com SD855 faz.

                                                                                                                                                • Na lista dos melhores celulares de 2020, não é preciso nem adivinhar qual o TudoCelular vai colocar em primeiro lugar né ?
                                                                                                                                                  iPhone 12 Pro Max(sem carregador por R$14.000) %uD83D%uDE12

                                                                                                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas