LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 10 Lite vs Mi Note 10 Lite: o nome confunde, mas a escolha é uma só | Comparativo

19 de dezembro de 2020 4

As empresas estão lançando muitos celulares ultimamente, mas algumas sempre tiveram esse costume, caso da Xiaomi. Daí, quando temos um Mi 10 Lite e um Mi Note 10 Lite, a confusão acompanha, e com razão. Os dois são versões mais simples de aparelhos bem mais caros.

Qual a diferença entre eles? Com ambos na casa dos R$ 2.700, qual deles você deve escolher? Um tem 5G, o outro tem um design mais bonito, qual deles pegar? Resolva essas e outras questões neste comparativo do TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 10 Lite

Como um todo, o Mi Note 10 Lite é mais caprichado do que o Mi 10 Lite. Isso porque o da linha Note é praticamente a mesma coisa que seu irmão mais velho, o Mi Note 10, ficando apenas com câmeras mais simples. Já o Mi 10 Lite é uma versão diferente até mesmo em visual e materiais do topo de linha Comparativo - Mi 10 Lite vs Mi Note 10 Lite .

No Mi 10 Lite, o corpo é em plástico, enquanto que a traseira reta é em vidro. O módulo de câmeras é quadrado e saltado, ficando em um canto. Os cantos são arredondados, mas a frente é plana, com bordas grandes e notch em gota. Ele é mais fino e mais leve, mas é maior nas medidas gerais.

Xiaomi Mi Note 10 Lite

Já o Mi Note 10 Lite tem a mesma qualidade que o modelo mais caro, e além da traseira em vidro conta também com corpo em alumínio. As câmeras são dispostas em fila na vertical, e embora a traseira seja também reta, é bem mais arredondada nas bordas, assim como na frente, onde as bordas são menores e o notch é também em gota.

São bem brilhantes e ostentam um visual holográfico na traseira. Ambos trazem sensor biométrico abaixo da tela, com tecnologia óptica. Não são muito rápidos, mas funcionam bem.

Os dois são dual SIM mas nenhum é híbrido pois não contam com slot para microSD. Não trazem qualquer proteção contra água ou poeira, mas os vidros são Gorilla Glass 5.

O placar é aberto pelo Mi Note 10 Lite, que leva o ponto.

Melhor construção Mi Note 10 Lite
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
74.77 x 163.91 x 7.98 mm
6.57 polegadas - 2340x1080 px
74.2 x 157.8 x 9.67 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Em tela, temos duas AMOLED FullHD+ com tamanhos parecidos: de 6.57 polegadas no Mi 10 Lite e 6.47 no Mi Note 10 Lite. A proporção tela corpo é um pouco melhor neste último, que tem aspecto 19,5:9 contra o de 20:9 do Mi 10 Lite.

E elas são bem parecidas na qualidade, oferecendo preto perfeito, contraste infinito e ótimo ângulo de visão, acompanhado de HDR10 para usar com YouTube, Netflix e outros. Este é versão Plus no Mi 10 Lite.

O brilho de ambos é suficiente para usar o aparelho na rua, mas é um pouco mais forte no Mi 10 Lite.

Isso acaba deixando o ponto para o Mi 10 Lite por bem pouquinho.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Mi Note 10 Lite
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 10 Lite

Som


Sendo versões mais simples de outros aparelhos, não temos estéreo aqui, e como todo bom Xiaomi, nem fones. Os dois têm boa potência, mas o Mi 10 Lite é bom apenas para vídeos com vozes, pois em músicas ele peca ao ter graves quase inexistentes e médios ofuscados por excesso de agudos.

Já o Mi Note 10 Lite tem boa reprodução de graves e não distorce quando o volume está no máximo. É um bom celular para ouvir música e até vale a pena investir em um bom fone de ouvido.

O ponto fica com o Mi Note 10 Lite.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Sistema


O comparativo é entre dois Xiaomis, e que ainda foram lançados quase ao mesmo tempo. Logo, é de se esperar que sejam muito parecidos em sistema. Os dois saem da caixa com Android 10 e já estão na MIUI 12, versão mais recente da interface chinesa.

A MIUI é uma interface com muitos recursos e muita personalização disponível, boa para quem gosta de mexer no aparelho, deixar com a sua cara e experimentar funções. Além dos temas, há novidades na nova versão.

Há centro de controle dedicado na aba de notificações, janelas flutuantes e papéis de parede elegantes integrados à tela de bloqueio. No Mi 10 Lite é possível selecionar um efeito luminoso para as bordas da tela que acendem quando você recebe uma notificação.

No Mi Note 10 Lite tem um painel de atalhos rápidos à esquerda da tela de bloqueio. Lá, você pode organizar e controlar o Mi Remote e dispositivos inteligentes, além de também ligar facilmente a lanterna. Os dois trazem aplicativo de controle remoto já instalado.

Nas conexões, o Mi 10 Lite traz a vantagem de já ser 5G, além de ter Bluetooth 5.1 mais novo. De resto, os dois têm WiFi 5, NFC, rádio FM, GPS e sensor infravermelho.

Por esse finalzinho, nas conexões, o ponto fica com o Mi 10 Lite.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Mi 10 Lite

Desempenho

São dois conjuntos fornecidos pela Qualcomm. No Mi 10 Lite temos um mais recente Snapdragon 765G com 6 GB ou 8 GB de RAM e no Mi Note 10 Lite e o Snapdragon 730G com as mesmas variações de RAM. O armazenamento vai de 64 GB a 128 GB, com uma variante de 256 GB para o Mi 10 Lite.

Já nos testes de benchmark vemos a superioridade do processador mais novo, que é quase 20% mais veloz. Em nossos testes padronizados de abertura de aplicativo, porém, essa vantagem some, e por falta de otimização de RAM o Mi 10 Lite consegue ir 65% pior que seu rival de conjunto antigo.

No uso do dia a dia não devem haver problemas, para jogos os dois se saem bem. O Mi Note 10 Lite não vai permitir alta qualidade em alguns jogos mais exigentes, como o Mi 10 Lite permite, mas não vai tropeçar na qualidade geral.

Um update ainda pode melhorar o Mi 10 Lite, então ficamos com um empate.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi Note 10 Lite
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Mi 10 Lite
Quem tem melhores números de benchmark? Mi 10 Lite
Qual o processador mais atualizado? Mi 10 Lite
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Mi 10 Lite
Qual tem mais armazenamento? Mi 10 Lite

Bateria

O Mi Note 10 Lite vem com uma parruda bateria de 5.260 mAh, enquanto que o Mi 10 Lite é mais modesto e vem com 4.160 mAh. E isso, como esperado, se reflete bastante nos resultados que obtivemos.

Em nossos testes padronizados, o Mi Note 10 Lite chegou a pouco menos de 26 horas, um ótimo número. Seu concorrente neste comparativo alcançou quase 20 horas e meia, um número também bom. Os dois podem ser usados bem durante o dia e chegar de noite sem sufoco.

Na hora da recarga, o carregador de 30W do Mi Note 10 Lite ajuda na bateria grande e leva algo mais do que uma hora para os 100%. O Mi 10 Lite tem carregador de 22,5W a caixa e sua recarga demora quase uma hora e meia, mesmo com menos bateria.

O ponto da bateria é do Mi Note 10 Lite.

Qual tem mais bateria? Mi Note 10 Lite
Qual recarrega mais rápido? Mi Note 10 Lite
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi Note 10 Lite
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Embora os dois smartphones aqui tenham conjunto de quatro câmeras embarcado, é possível dizer que, tecnicamente, o Mi Note 10 Lite parece melhor:
Xiaomi Mi 10 Lite: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.
Xiaomi Mi Note 10 Lite: uma wide principal de 64 megapixels, abertura de f/1.9 com PDAF e foco a laser; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.
Apesar do conjunto mais poderoso, o Mi Note 10 Lite não é seu irmão mais velho e não tem a mesma qualidade de fotos. Ainda assim, é mais do que suficiente para a maioria das pessoas, e com o sensor principal vai entregar imagens de ótima qualidade. O Mi 10 Lite não fica muito atrás, mas não terá tanta qualidade.

São ótimas capturas em boa luz para ambos, e um modo de inteligência artificial deixa as cores mais intensas, forçando o HDR. Em baixa luz e modo escuro o Mi 10 Lite leva a melhor, e faz fotos melhores, com mais luz e menos ruídos.

Para a ultrawide, nenhum dos dois vai ser lá muito bom, e têm grande diferença para o sensor principal. A diferença se acentua à noite, quando mostram muito ruído. De dia podem fazer boas capturas.

E eles dois têm também a lente macro, que embora sejam apenas de 2 megapixels, têm foco automático, o que já ajuda nas capturas. Não terão os melhores detalhes, mas é possível brincar um pouco com elas.

O primeiro ponto das fotos fica com o Mi Note 10 Lite.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi Note 10 Lite
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Melhores fotos noturnas Mi 10 Lite
Conjunto mais versátil Mi Note 10 Lite
Melhor ultrawide Nenhum
Melhor macro Nenhum

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 10 Lite

Embora intermediários, ambos captam vídeos em 4K, ainda que apenas em 30 fps. O Mi 10 Lite conta com estabilização eletrônica e filma com as câmeras traseira e frontal ao mesmo tempo.

Mas, no geral, são muito parecidas. A qualidade dos vídeos é boa, assim como a captura de áudio, com foco ágil e poucos tremidos. Na frontal, apenas FullHD é permitido, com gravação apenas razoável.

Eles empatam para vídeos.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Mi 10 Lite
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Nenhum

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi Note 10 Lite

Na frontal, temos as mesmas câmeras, com 16 megapixels e abertura f/2.5. O M10 Lite manda bem em selfies, seja no sol, na sombra ou mesmo dentro de casa. Sua câmera frontal tem abertura focal pequena, mas não sofre em locais escuros.

No Mi Note 10 Lite não muda muita coisa. Temos modo retrato que funciona bem para os dois, mas no Mi Note pode desativar o HDR às vezes, ou até exagerar nele quando estiver escuro. No final o Mi 10 Lite acaba fazendo um trabalho melhor, talvez pelo processador mais novo.

É ponto para o Mi 10 Lite.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Mi 10 Lite

Preço

Nenhum destes smartphones foi lançado no Brasil ainda, então estamos falando de celulares importados, sob os quais podem incidir imposto de 60% caso sejam parados na alfândega.

Em sua época de lançamento, o Mi 10 Lite chegou por R$ 2.100 aproximadamente, enquanto seu rival aqui, lançado praticamente ao mesmo tempo, teve valores a partir de R$ 2.080.

Atualmente, eles continuam com preços bem parecidos, em uma média de R$ 2.800 no Mi 10 Lite e R$ 2.700 para o Mi Note 10 Lite. Como a variação dos preços por causa do dólar é grande, eles custam, virtualmente a mesma coisa.

Ficamos então pela pontuação, que dá o preço para o Mi Note 10 Lite.

Qual teve melhor preço de lançamento? Nenhum
Qual tem melhor custo benefício? Mi Note 10 Lite

Conclusão

Foi um placar apertado, é verdade, mas fica claro que o Mi Note 10 Lite é uma opção mais interessante. Basta a Xiaomi dar uma atenção e soltar um update que melhore o gerenciamento de RAM e ele estará pronto para ocupar o seu bolso.

É certo que o Mi 10 Lite é 5G, e um dos intermediários com melhor preço nessa conexão, mas se você não mora nas regiões do Brasil em que o DSS já atua, pode esperar mais um pouco para adquirir um celular com 5G, pois não fará diferença em um ou até dois anos.

Mas, se o preço do Mi 10 Lite cair muito, ele pode ser uma escolha interessante embora, pelo preço atual, nós recomendamos o Mi Note 10 Lite, mesmo.

RESULTADO

Xiaomi Mi 10 Lite: 5 PONTOS

  • Melhor tela
  • Vem com 5G
  • Bom desempenho
  • Razoável em vídeos
  • Melhor em selfies

Xiaomi Mi Note 10 Lite: 7 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor áudio
  • Bom desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Razoável em vídeos
  • Bom custo benefício

E você? Vai no voto do relator e concorda que o Mi Note 10 Lite é uma melhor escolha? Deixe sua opinião nos comentários! Eu fico por aqui e até a próxima!

(atualizado em 19 de junho de 2021, às 06:56)

4

Comentários

Mi 10 Lite vs Mi Note 10 Lite: o nome confunde, mas a escolha é uma só | Comparativo

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo