LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi oficializa MIUI 12.5 com novos Super Wallpapers, sons da natureza, MIUI Plus e mais

28 de dezembro de 2020 39

Atualização (28/12/2020 às 13h05) - Renan Dores

Depois de revelar quais smartphones receberiam a primeira beta de sua nova interface, a Xiaomi oficializou hoje a MIUI 12.5. Conforme especulado neste domingo (27), a gigante chinesa aproveitou o lançamento do Mi 11, seu próximo flaghsip e primeiro smartphone a trazer o Snapdragon 888, para detalhar todas as novidades que serão adicionadas ao software da companhia.

Como sua numeração sugere, trata-se de um update que não traz grandes mudanças visuais, estando concentrada em aprimorar a performance, a experiência do usuário e o polimento do sistema.

Novos Super Wallpapers

Um dos recursos mais populares a estrear junto à MIUI 12 e ao Xiaomi Mi 10 Ultra, os Super Wallpapers são papéis de parece animados que interagem com a tela de bloqueio e os movimentos realizados pelos usuários. Com a MIUI 12.5, a fabricante estreia duas novas opções: Geometry, que adiciona diversas formas geométricas com diferentes efeitos visuais, e Snow Mountain, que mostra diferentes ângulos de uma montanha nevada.

Aos fãs do recurso que não querem esperar ou mesmo não possuem um smartphone Xiaomi, ambos os papéis de parede já foram portados para celulares com Android 8.0 ouo superior, bastando acessar esse link para maiores informações.

Novos sons

Assim como a função de Super Wallpapers, os sons presentes na MIUI 12, inspirados na natureza, foram expandidos ganhando faixas inspiradas na Amazônia, na África, na Austrália e no Ártico. Acompanhando a nova seleção sonora estão também novas respostas hápticas, que prometem tornar a experiência ainda mais única.

MIUI Plus

Similar ao Seu Telefone já implementado pela Microsoft no Windows, que conta com funções únicas para smartphones Samsung, a Xiaomi traz com a MIUI 12.5 a MIUI Plus, recurso que integra os celulares da marca com computadores. Com ele, será possível ver notificações, executar apps no desktop, cópia e cola de texto entre as plataformas, acesso imediato a screenshots e arquivos, que podem ser editados e sincronizados, e muito mais.

A princípio, a MIUI Plus terá suporte apenas aos seguintes modelos:

Além disso, a Xiaomi recomenda, ainda que em teoria a função esteja disponível em outros PCs, que os seguintes modelos de notebook sejam utilizados:

  • Mi Notebook Pro 15 Enhanced Edition
  • Mi Notebook Pro 15,6″ 2020
  • Redmi G gaming notebook
  • RedmiBook 16
  • RedmiBook 14 II
  • RedmiBook Air 13
App de notas com mapa mental e mais

Outro recurso da MIUI 12 que ganha grande atenção em sua versão 12.5 é o app nativo de notas. Além de ganhar um novo ícone, o aplicativo recebe a possibilidade de criar listas indentadas que podem ser expandidas ou colapsadas, bem como transpostas em um mapa mental. Fora isso, artistas de plantão também poderão desenhar e criar doodles com facilidade por meio de uma ampla gama de ferramentas de desenho e pintura.

Foco na privacidade

Seguindo ainda seus esforços em oferecer maior privacidade aos usuários, a Xiaomi adicionou uma série de novidades na MIUI 12.5 que visam entregar maior controle aos usuários, com destaque para três delas. A primeira está relacionada à área de transferência, emitindo um alerta sempre que um aplicativo tentar acessar as informações salvas na função. O usuário poderá permitir, permitir por um período de tempo definido ou ainda recusar o acesso.

A MIUI 12.5 emitirá uma notificação sempre que um app tentar acessar a área de transferência, dando liberdade para que o usuário permita, permita temporariamente por um tempo definido ou rejeite.

A segunda lida com a localização, dando aos apps acesso apenas a uma estimativa da região, ao invés da localização precisa. Muitos deles não requerem alta precisão, o que aumentará a privacidade dessa maneira. Por fim, a última mudança ocorreu no navegador, que bloqueia downloads automáticos de sites suspeitos e modifica a maneira como o rastreamento de internet é feito.

Melhorias de sistema

Como dito anteriormente, a MIUI 12.5 tem como foco principal a otimização do sistema em relação à MIUI 12. Assim sendo, a Xiaomi promete que a nova versão de sua interface oferece ganhos significativos em diversas áreas, incluindo 32% de redução no uso de memória, com 17% de redução no consumo, além de queda de 40% no consumo com os Super Wallpapers ativados.

Disponibilidade

Infelizmente, a Xiaomi ainda não deu um prazo exato para que a MIUI 12.5 chegue a todos os usuários. No entanto, não espere que seu aparelho receba a atualização tão cedo, considerando que a empresa ainda prestes a começar a fase beta fechada na China. Mercados globais terão de esperar o update chegar ao canal chinês estável para então recebê-lo.

Texto original (28/12/2020 às 07h03)

Além de estar preparando as turbinas para o lançamento da linha Mi 11 (que virá sem carregador na caixa), a Xiaomi também está desenvolvendo a próxima grande atualização para sua interface, a MIUI 12.5.

A primeira versão de testes está prestes a ser liberada, pois a marca deu início na China a um processo de registro para acesso da versão privada de testes do software, que será compatível inicialmente com 21 celulares.

Para ser elegível é preciso primeiro seguir o WeChat da Xiaomi e clicar em "Early Access". Por enquanto, ainda não sabemos muito sobre as novidades vindouras, porém, já temos uma lista dos primeiros Mi Devices compatíveis:

Tudo indica que a MIUI 12.5 será um update incremental com foco em agilidade, privacidade e possivelmente algumas mudanças pequenas na interface do usuário.

Seguindo a liberação do beta privado, a Xiaomi deve liberar uma versão pública de testes, possivelmente já disponibilizada até o início do próximo ano.

O beta público da MIUI 12.5 deve ganhar sua versão final possivelmente até o final de fevereiro, portanto, fique de olho no TudoCelular para acompanhar todas as notícias relacionadas à nova interface da gigante chinesa.


39

Comentários

Xiaomi oficializa MIUI 12.5 com novos Super Wallpapers, sons da natureza, MIUI Plus e mais

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo