LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares

22 de janeiro de 2021 53

Após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmar que pretende exigir a presença de rádio FM habilitado em todos os celulares fabricados no Brasil, associações de emissoras de rádio e televisam já afirmaram que há “irrestrito apoio” à proposta. A lista inclui Abratel, Abert e outras entidades estaduais.

De acordo com o comunicado, a ideia é considerada “urgente” e colocaria o Brasil junto a outros países de vanguarda. No entanto, não indica quais seriam essas outras nações. Atualmente, o Chile é o principal que conta com uma regulamentação semelhante – desde 2020.


A nota acrescenta que a obrigatoriedade de rádio FM nos smartphones traz benefícios à população, ao garantir o acesso à informação e servir como fonte de cultura e lazer aos seus usuários.

“A recepção livre, aberta e gratuita dos sinais do rádio FM nos aparelhos celulares é uma medida que beneficia a sociedade, garantindo o acesso à informação, especialmente em casos de utilidade pública, além de importante fonte de cultura e lazer.”


Associações de rádio e televisão

No caso específico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ainda há uma campanha – “Smart é ter rádio FM no celular” – para incentivar a compra apenas de aparelhos com suporte ao recurso.

Fabricantes são contra

Enquanto as associações de emissoras de rádio e TV já declararam seus apoios, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – representante das fabricantes – já se pronunciou contrária à obrigatoriedade de rádio FM nos dispositivos produzidos no Brasil.

De acordo com a entidade, a exigência consistiria em “uma interferência na estratégia das empresas, seus portfólios e na sua liberdade criativa”.

Qual é a sua posição sobre o tema? Você é contrário ou a favor da presença obrigatória de rádio FM nos smartphones fabricados em território nacional? Comente conosco!


53

Comentários

Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares
  • Rádio é entretenimento, informação e companheirismo. Sou totalmente favorável a obrigação, mesmo não usando no meu aparelho. Onde tem wifi, ouço rádio via streaming pq não precisa de fones de ouvido pegar as emissoras. Onde a internet é precária, o FM ajuda muito, mesmo precisando ter um fone engatado pra pegar as emissoras

      • Na verdade não conheço nenhum celular que não contém Rádio FM integrado, acho que o que deveria ser diferente é o uso do fone como antenas, acho que os aparelhos já deveriam sintonizar sem a necessidade de tal acessório, como é o caso de alguns produtos que já usam desse modelo.

        • Ler*

            • Meus pais têm seus 60 anos, eles amam demais ligar o aparelho de som na emissora de rádio, escutam felizes o dia inteiro, eu já não sinto tá tá falta assim. Um absurdo quererem obrigar a fabricação de celulares com Rádio FM. Quer dizer que celulares que não possuem rádio pois não possuem hardware para tal não poderão ser vendidos aqui no Brasil? Mas é de uma estupidez sem tamanho.

                • Rádio foi bom até década de 90, passou disso ficou obsoleto!

                    • As pessoas gostam do rádio porquê tem preguiça dê lê.

                      • Nunca más usei rádio depois que comecei a usar internet. É uma tecnologia ultrapassada que não tem mais volta. Independente de quantas leis se crie.

                        • Raramente alguém ouve rádio e se a pessoa quer ouvir rádio ela vai lá e procura um modelo que tenha

                            • Agora as rádios precisam tocar novidades né? A maioria toca pop de 3/4 anos atras

                                • Justo, principalmente as fabricantes que colocam Rádio mas não ativam. "Ain mas eu não uso" ok, então continue não usando. Eu não uso Instagram nem Tik Tok, mas tenho maturidade pra saber que tem gente que usa e gosta e não tem nenhum problema nisso e não desejo que acabe só por que eu não uso ou goste.

                                    • Justo nada, sua comparação está bem errada, o certo seria: Eu não uso Instagram nem Tik Tok, mas estão querendo me obrigar a ter Instagram e Tik Tok instalando no meu celular mesmo que eu nunca vá usar

                                        • Basta ativarem o drive do rádio FM e disponibilizar um app na play.
                                          Pq pelo menos nos Android 90% ou mais possui hardware para rádio; quem desativa é a fabricante.
                                          Eu não concordo com esta lei, mais tb acho que um top, deveria no mínimo ted tudo q se tem em um aparelho de entrada ou top.
                                          Ai pega todos intermediários ou de entrada tem.
                                          Ja no top não tem, pq esta "ultrapassado".

                                            • Lembro que na epoca dos Lumias a microsoft atualizou os aparelhos para o Windows 10 mobile, mas retirou o App do radio que vinha no Windows phone 8.1, dai os usuarios instalavam Apps de radio Fm alternativos, direto da loja do sistema, ja que o receptor de rádio do aparelho ainda estava ativo na placa é mais ou menos o que acontece com alguns aparelhos com Android, ele deve ter o receptor no hardware, mas a fabricante nao coloca o atalho no software para o usuario acessar, ou muitas vezes não deixa o recptor ativo no hardware.

                                          • Depois de ler essa noticia é que fui procurar se meu telefone tinha algum app nativo pra rádio kkkkk.

                                              • Tem que ter mesmo. Chupa seus Nutellas ouvintes de KLB

                                                  • Rádio FM é minha boceta

                                                    • Geração Enzo não ouve resenha esportiva, ou estação de notícias, por isso são contra. É essencial ter o rádio. A maioria dos aparelhos já vem com o chip, só que inativado.

                                                      Lembrando que o Brasil et muito grande e uma das poucas formas de comunicação é o rádio, principalmente no interior

                                                      • O meu LG k8+ tem rádio, nem uso.

                                                          • Deveriam é obrigar os celulares virem com uma TV de canal aberto, ou criar um app oficial disso, aí sim digo que vale a pena, o rádio... nem tanto, mas o motivo pelo que li, foi porque muitos celulares que não tem rádio, usam app, mas e daí?

                                                              • Idai que precisa de Internet pra usar uma função simples, acaba gastando Internet + bateria e quem não tem crédito pra ouvir rádio?

                                                                  • Exato, a melhor ideia é do wifers ao qual as rádios deveriam criar um app otimizado que gastasse poucos dados e não cobrasse na franquia de dados dos usuários!

                                                                      • E quem não tem acesso a internet? Como vão usar rádio?

                                                                          • Exatamente, tem a outra opção que é obrigar as operadoras a colocarem dados gratuitos para apps de rádio.

                                                                              • E qual o problema de se ter um icone de rádio fm no aparelho? vai maltratar a pessoa? porque tudo hoje em dia, tem que ser somente pela internet? se a pessoa não curte rádio, simplesmente não use o App é tão simples de entender, acho radio Fm muito importante nos aparelhos, ja que o Brasil é um país muito grande e muitas pessoas ainda não tem acesso facil a internet como nas grandes cidades é apenas mais uma opção, que os usuarios tem e terão nos seus aparelhos, porque tirar isso? os próprios Apps como Netflix, You tube, Deezer, Spotify e muitos outros, tem a opção de se baixar o conteudo para usar sem internet, qual o problema do radio Fm no celulares?

                                                                            • Duvido essa medida ir para frente, e se for o Brasil virará um fabricante de celulares basicos. Políticos só atrapalham o Brasil em estar na indústria moderna e globalizada!

                                                                                • Maioria das rádios são evangélicas, logo é a bancada evangélica exigindo.

                                                                                    • Cala boca seu otario fdp.
                                                                                      89 rock, gazeta, Band, nativa, energia 97, transamérica, jovem pan, metropolitana, mix, top.
                                                                                      Isso que citei só as grandes, você é um Nutella de merda, gente igual a você merece é um tiro na cara pra ter caixão lacrado.

                                                                                      • a tendência é acabar com o radio, ninguém mais anda utilizando é a vida... as coisas acabam... seja bem vindo a evolução

                                                                                          • Eu uso, e a galera que acompanha futebol também. Muito útil pra andar na rua ouvindo futebol, notícias. Notícias principalmente no horário da manhã indo para o trabalho

                                                                                            • "Emissoras apoiam plano de Ministério das Comunicações para exigir rádio FM em celulares"... Eu soube que as raposas também apoiam o plano de impedir a instalação de trancas nas portas dos galinheiros. Gente, o nome disso é LOBBY! É claro que eles irão apoiar algo que "pode" aumentar a sua (decrescente) audiência e fazer com que eles ganhem mais de seus anunciantes. Se é interessante para os brasileiros é algo totalmente irrelevante...

                                                                                                • Concordo com você com relação ao lobby. Mas acho sim muito importante ter o rádio ativo em todos os aparelhos. Tem muitos lugares do país que o rádio é a principal fonte de informação. A mídia tem um papel mais importante que o entretenimento, e garantir acesso a informação é uma questão constitucional também. Então por mais que hajam interesses por trás, essa demanda do governo é legítima.

                                                                                                • A maior questão neste ponto seria tamanho do receptor, na grande maioria dos celulares com radio FM, somente funciona com o fone de ouvido no aparelho, mas a tendencia de retirada desta entrada dificulta isso, é mais um modula para se colocar nos aparelhos, o caminho que as empresas de radio e o ministerio poderia trabalhar é na direção dos aplicativos de radios estarem livres das franquias de 4g, creio que mesmo assim o ganho de audiencia não seria tão grande, com as opçoes de musicas offline e escolhas proprias de musicas fica cada vez mais os programas de radio a discussoes e noticias

                                                                                                  Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

                                                                                                  Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

                                                                                                  Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

                                                                                                  Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo