
Economia e mercado 19 Jan
22 de janeiro de 2021 53
Após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmar que pretende exigir a presença de rádio FM habilitado em todos os celulares fabricados no Brasil, associações de emissoras de rádio e televisam já afirmaram que há “irrestrito apoio” à proposta. A lista inclui Abratel, Abert e outras entidades estaduais.
De acordo com o comunicado, a ideia é considerada “urgente” e colocaria o Brasil junto a outros países de vanguarda. No entanto, não indica quais seriam essas outras nações. Atualmente, o Chile é o principal que conta com uma regulamentação semelhante – desde 2020.
A nota acrescenta que a obrigatoriedade de rádio FM nos smartphones traz benefícios à população, ao garantir o acesso à informação e servir como fonte de cultura e lazer aos seus usuários.
“A recepção livre, aberta e gratuita dos sinais do rádio FM nos aparelhos celulares é uma medida que beneficia a sociedade, garantindo o acesso à informação, especialmente em casos de utilidade pública, além de importante fonte de cultura e lazer.”
Associações de rádio e televisão
No caso específico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ainda há uma campanha – “Smart é ter rádio FM no celular” – para incentivar a compra apenas de aparelhos com suporte ao recurso.
Enquanto as associações de emissoras de rádio e TV já declararam seus apoios, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – representante das fabricantes – já se pronunciou contrária à obrigatoriedade de rádio FM nos dispositivos produzidos no Brasil.
De acordo com a entidade, a exigência consistiria em “uma interferência na estratégia das empresas, seus portfólios e na sua liberdade criativa”.
Qual é a sua posição sobre o tema? Você é contrário ou a favor da presença obrigatória de rádio FM nos smartphones fabricados em território nacional? Comente conosco!
Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo
Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo
Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo
Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo
Comentários