
Nokia 03 Mai
02 de fevereiro de 2021 21
O Multilaser H foi lançado no final de novembro de 2019 como a aposta da marca nacional para o mercado de celulares intermediários. Pouco mais de um ano depois, os usuários parecem insatisfeitos com a experiência com o aparelho.
O TudoCelular recebeu relato de um usuário que tem sofrido com vários bugs no aparelho. Ao pesquisar na internet, parece não ser um caso isolado. A coluna Detetive TC explica os detalhes a seguir:
Um leitor deste site enviou uma série de reclamações a respeito do último update recebido pelo dispositivo. Ele consiste na atualização de outubro de 2020 – a qual estaria disponibilizada desde o final do ano passado –, baseada no Android 9 Pie.
Os relatos indicam problemas como impossibilidade de realizar e receber chamadas. Ao tentar fazer ou atender uma ligação, o dispositivo acaba reiniciando automaticamente. Seria impossível até mesmo fazer chamadas de emergência.
De acordo com o usuário, a cada desligamento, acontece um rollback de um dia. Ou seja, a pessoa perde todas as modificações feitas nas últimas 24 horas, como atualizações de aplicativos e contatos salvos.
Ao pedir uma solução ao suporte da Multilaser, o leitor afirma que o posicionamento da empresa é pedir a ele que faça um reset total no smartphone pelo aplicativo MultiSync, de forma a perder o update realizado.
Ainda de acordo com o usuário, não há qualquer atualização oficial planejada para corrigir o problema – como é possível ver na captura de tela feita nesta segunda-feira (1º), a indicação é que o sistema dele está atualizado.
Ao checar a página da Multilaser no Reclame Aqui, foi possível encontrar – dentro deste último mês – várias outras queixas sobre os mesmos problemas encontrados no Multilaser H depois do último update.
Uma das reclamações do dia 2 de janeiro de 2021, por exemplo, relata que o dispositivo reinicia sempre que encerra uma ligação – neste caso, a chamada é possível de ser atendida, já que o bug acontece ao término dela.
Neste caso mais antigo, o retorno da empresa consistiu em uma atualização via OTA no aparelho afetado, a qual conseguiu resolver o problema.
Outros dois casos já são da última semana de janeiro. Em um deles, houve também o pedido do suporte para uso do MultiSync para remover a atualização com problema. No entanto, o programa não finaliza a atualização de firmware.
É possível encontrar reclamações até mesmo no final de semana na plataforma do Reclame Aqui, mas ainda sem respostas da companhia.
Caso você seja um proprietário de um Multilaser H, a recomendação no momento é que você não atualize para o pacote de segurança de outubro de 2020, se ainda estiver em um update anterior.
Já em um dispositivo com a versão de firmware em questão instalada e com os problemas acontecendo, a dica é tentar realizar o processo de restauração para as configurações de fábrica pelo MultiSync – como indicado em alguns casos pelo suporte da marca. A ferramenta tem download disponível na própria página de suporte da companhia.
Se mesmo com essa ação, os problemas não forem solucionados, vale o registro de uma reclamação direta para que a companhia mande uma nova atualização que tenha a correção para os bugs.
O Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria da Multilaser na tarde de segunda-feira (1º), para explicar o problema e pedir por uma manifestação oficial por parte da empresa.
Até o momento, não houve uma resposta por parte da companhia a esta coluna. O espaço continuará aberto para maiores esclarecimentos e será atualizado caso venha um retorno por parte da Multilaser.
Atualização (03/02/2021) - RB
Na tarde desta quarta-feira (3), a Multilaser retornou o contato do TudoCelular com o posicionamento oficial. De acordo com a nota, a empresa já trabalha em uma atualização de software do Multilaser H, a qual ficará disponível ao longo desta semana a todos os usuários.
O cronograma é gradual e deverá durar algo em torno de quatro dias até chegar à base completa. O update com a correção do problema será disponibilizado automaticamente, via OTA. Confira o comunicado completo:
A Multilaser esclarece que está ciente dos acontecimentos e está trabalhando na atualização do Software. Os usuários receberão a nova atualização de software do Multilaser H via OTA, ou seja, a atualização será baixada e instalada de forma automática no próprio aparelho.
A atualização já foi liberada e acontecerá automaticamente no decorrer dessa semana para todos os usuários. O usuário pode verificar se a atualização já está disponível através do menu: Configurações – Sistema – Avançado – Atualização do sistema – Verificar atualizações. Por questões de segurança, a atualização não acontece ao mesmo tempo para 100% dos usuários, seguindo um cronograma de até quatro dias.
Você é usuário do Multilaser H e tem sofrido os mesmos problemas? Como é a sua experiência com o celular? Participe conosco!
Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo
Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo
Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo
Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo
Comentários