LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualidade de CD! Spotify HiFi chega no final do ano com músicas em alta definição

22 de fevereiro de 2021 34

Um dos maiores streamings de música e podcasts do mundo, o Spotify tem ganhado uma série de novidades interessantes nos últimos meses. Apostando no formato de podcasts, a plataforma já fechou parcerias para o lançamento de produções no universo DC Comics, começou a testar a liberação de audiobooks e já trabalha em maneiras de oferecer músicas de acordo com o humor do usuário.

Pois nesta semana, o Spotify anunciou a chegada de mais uma novidade, muito aguardada por entusiastas: a reprodução de músicas em alta definição. Durante o evento Stream On, realizado hoje (22), o serviço de streaming revelou uma nova categoria de plano, o Spotify HiFi (High Fidelity, termo utilizado para músicas em alta definição), vinculado ao plano Premium.

A partir do final do ano, em mercados selecionados, assinantes Premium poderão ter acesso ao novo tier de qualidade HiFi. O recurso não estará incluso no preço da assinatura, sendo necessário adquiri-lo separadamente como um add-on, mas a empresa promete que o valor cobrado será bastante competitivo.

Artistas e fãs nos disseram que a qualidade de som é importante para eles. Nós concordamos, e é por isso que hoje no Stream On anunciamos o Spotify HiFi. A partir do final deste ano, assinantes Premium em mercados selecionados poderão aprimorar sua qualidade sonora para o Spotify HiFi e escutar suas músicas favoritas da maneira que os artistas pretendiam.

Com o lançamento do Spotify HiFi, os usuários poderão ouvir "áudio sem perdas, com qualidade de CD" por meio de smartphones ou speakers Spotify Connect compatíveis. A companhia parece ainda estar trabalhando com diversas fabricantes de speakers para garantir que o maior número possível de assinantes tenham acesso ao HiFi.

Spotify

Desenvolvedor: Spotify Ltd.

Preço: Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


34

Comentários

Qualidade de CD! Spotify HiFi chega no final do ano com músicas em alta definição
  • Muita gente reclama da qualidade sonora do Spotify sem nem saber que existe a possibilidade de alterá-la. O Spotify deixa a qualidade "automática" como padrão (que, na verdade, sempre é a "baixa" a 24kbps usando o codec OGG Vorbis e que, além disso, é infinitamente melhor que qualquer MPEG3 de mesmo bitrate) e, pra obter uma melhor experiência, basta mudar a qualidade nas configurações do aplicativo, que são várias:

    Normal: 96kbps;
    Alta: 160kbps;
    Altíssima: 320kbps.

    Todas em OGG Vorbis.

    O motivo da configuração "automática" ser a qualidade "baixa" na maioria das vezes é bem simples: levando em consideração que a maioria das conexões no app são feitas por internet móvel (já que estamos tratando de um aplicativo que é bem mais utilizado em smartphone), ouvir música em baixo bitrate (24kbps, por exemplo) diminui, drasticamente, o consumo de pacote de dados.

    O problema é que eu já vi casos de amigos estarem conectados em wi-fi de alta velocidade e, mesmo assim, a qualidade "automática" insistir em ser "estática" e travada na "baixa". E é justamente por isso que o aplicativo fica com esse estigma de "aplicativo com baixa qualidade de som", sendo que a compressão de áudio em OGG Vorbis é bem superior à do MP3, como já dito ali acima.

    E só um adendo rápido à questão do hi-fi: só usufrui do serviço quem possui sistema de som / fones de ouvido de alta fidelidade. Nem adianta querer comparar um OGG Vorbis (ou até mesmo um MP3) em 320kbps com um FLAC / WAV de alta fidelidade usando o seu melhor fone, mesmo sendo ele aquele mais caro da Apple. E sendo bastante sincero: a mudança não chega a ser perceptível a ponto do ouvido humano conseguir distinguir as diferenças. O foco principal do sistema alta fidelidade são entusiastas (como já dito na matéria) e pessoas que trabalham profissionalmente com engenharia de som ou produção musical.

      • Meu caro, a fisiologia de corpo humano algum é igual à do outro, então não afirme oque vc não sente pelos outros, e segundo, hi-fi é qualidade de CD que por acaso é muito mais definido de que o MP3, tenta colocar um cd no AP de som no volume máximo e a mesma música em MP3 pra ver se o mp3 não vai parecer um rádio.

        Aud sinc Acre

          • E eu acho natural que voltemos a qualidade CD, os formatos MP3 e AAC foram criados por limitações de banda e armazenamento da época que foram criados há 21 anos atrás, limitações essas que não temos mais nos dias de hoje.
            Em sistemas de som a diferença do CD pro MP3 é audível a qualquer um, mas não faz diferença em Bluetooth, somente cabo.

              • Bom, acho o Spotify de volume inferior aos outros streamings, principalmente o Deezer e Apple Music mesmo na qualidade 320kbps, aos meus ouvidos é uma diferença clara.
                Estou usando Deezer HiFi ilimitado na TIM, e é ótimo, uso fones KZ e o som é muito mais envolvente, mas sou um entusiasta de música.

                  • Pois é, sempre coloco os downloads do Spotify no máximo. Mas tenho algumas músicas baixadas e a qualidade é a mesma. Sinto que, por vezes, M4A funciona melhor na compressão, portanto uma música na Apple será menor, mas poderá ter a mesma qualidade ou superior sendo menores as taxas. Uso o PowerAmp para ouvi-las, ele é maravilhoso, a configuração é perfeita, baixei os lossless da Britney e a diferença de um pro outro é minima, são detalhes que quase não percebemos e que, além de um bom fone e um bom celular, você necessita de um espaço que lhe permita ouvir sem ser atrapalhado por sons externos. Acho meio sem noção cobrar caro para oferecer algo que não terá tanta diferença e que deveria já ser por si só direito nosso, visto que pagamos pelo serviço e esperamos o melhor. Gostei da ideia da Amazon de oferecer gratuitamente para seus assinantes. Talvez um reajuste fosse justo, tipo: a partir de x meses, ofereceremos mais qualidade, o valor aumentará um pouco e daí seguir normal, mas imgaine a cada aumento de preço, aumentar a taxa lossless? É diferente de séries, que nitidamente, percebemos a diferença entre 4k e HD, além de que geralmente, os serviços oferecem mais telas juntos com os preços variados. Eu pego a mais simples, exatamente por não haver muita diferença, passei anos com a maior qualidade da Netflix e tinha medo de mudar, mudei e não me arrependi.

                      • Se você usa um fone barato qualquer ou de marca muito popular, vide jbl, eh muito difícil de vc ouvir tudo que a música lhe passa. Eu uso um Edifier H850, e percebo as diferenças, tanto na quantidade de informações, qnto na mixagem usada nas músicas em cada plataforma. Exemplo: Tidal tem uma tendência de ter mais graves que o Deezer na mixagem

                          • Ja escutei músicas do Tidal no Sennheiser HD 4.40 e vi diferença. Áudio encorpado. No Spotify mesmo desativando o normalozador de volume de faixas, se aumentar no máximo começa estourar o áudio.

                            • Eh aí que vcse engana, por que vai depender muito do seu fone de ouvido repassar as informações extras que a maior taxa de mostrarem traz. Você já comparou o Spotify com o Tidal Hifi, nas músicas Master?

                              • Eu sempre deixo, por via das dúvidas, na qualidade alta. Mas ainda acho as versões HiFi do Deezer e do Tidal melhores que a do Spotify.
                                Dane-se o pacote de dados. Rsrs. Ouvir música é um prazer que vale a pena.

                                  • Observação extra: não trabalho no / pro Spotify. Só estou levantando fatos.

                                    • HiFi sim porque aquele MP3 320KBPS é HORRÍVEL

                                        • Tá aí provado que a qualidade do áudio do Spotify é meia boca mesmo

                                            • Fico tranquilo com o YouTube.

                                                • Puts, 80% de quem usa não passa num teste cego de MP3 pra FLAC ou outro formato, mas adoram pagar mais caro por uma suposta qualidade a mais. Já tive TIDAL MASTER e afirmo com todas as letras que foi uma perca de tempo ir atrás disso.

                                                    • Legal! Mas, prefiro comprar minhas músicas preferidas no formato WAV nos sites, tb compro CDs originais e converto pra WAV

                                                        • Tenho Spotify, Apple Music e YouTube premium e pra mim o YouTube tem a maior qualidade e o Apple Music a pior com apenas 256kps

                                                          • Eu queria saber que fetiche é esse que povo tem com musica em Hi-Fi, o cara vai escutar a musica em aparelho dedicado é, se não, tua JBL não vai entregar nada em Hi-Fi kkk

                                                            • Final do ano... Rsrs.

                                                                • Passou da hora já, parece que todas as músicas do Spotify são em 16kbps.

                                                                    • Mas cara, o Spotify vai de fábrica com a qualidade "automática" de 24kbps, que é horrível. Basta ir nas configurações do app e mudar pra qualidade extrema, que na plataforma é a 320kbps em OGG Vorbis, um codec excelentíssimo. Mesmo colocando na qualidade "alta" (160kbps) ou "normal" (96kbps) você vai perceber uma mudança DRÁSTICA no som. Muita gente acha a qualidade do Spotify ruim por não saber que dá pra alterar ela nas configurações. Muita gente, mesmo!

                                                                      • Talvez agora eu avalie voltar para o Spotify. Fui para a Apple Music, que mesmo não oferecendo nenhuma solução de HiFi, tem uma qualidade extremamente superior ao Spotify em qualidade máxima. Não me arrependo da troca!

                                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas