LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oppo Find X3 Pro e Neo: câmera microscópio e preço acessível em tops de linha | Hands-on

01 de abril de 2021 8

A Oppo renovou o seu portfólio de celulares tops de linha com os novos Find X3 Pro e Neo, para preparar o caminho e crescer ainda mais neste ano de 2021. Os dois são smartphones prometem entregar alto desempenho aos usuários, mas com características e objetivos bem distintos.

Quer saber por quê? A gente te explica em detalhes neste Hands-on do TudoCelular, em parceria com o HDBlog.

Design

Vamos começar falando um pouco sobre o visual dos aparelhos. O Find X3 Pro segue aquilo que já vemos em outros flagships atuais. Ele vem com câmera frontal em um furo no canto esquerdo do painel, que é levemente curvado.

Não tanto como modelos anteriores da marca, mas aqui já dá a sensação de laterais sem borda. A posição do sensor de selfies e a curvatura da tela não mudam muito para o X3 Neo, mas os destaques dele são outros neste quesito.


Este modelo tem uma aparência mais quadrada que o “irmão” Pro. As dimensões também são menores e ele pesa um pouco menos. É uma opção para quem quer um aparelho mais compacto para pegar com uma mão, por exemplo.

O forte realmente é a sua traseira. O Neo tem um vidro tratado pela Oppo para ter um aspecto áspero e cintilante ao mesmo tempo. Bom para quem quer aderência sem perder a elegância.

Oppo Find X3 Neo

No Pro, a traseira tem um sistema de câmeras em um bloco único de vidro com proteção Gorilla Glass 5. E não é só isso, essa parte é saltada parecendo a frente de um carro, com o corpo se juntando ao bloco de forma crescente.

Este também é o único da dupla a contar com resistência a água e poeira, devido à certificação IP68, enquanto ambos entregam leitor biométrico sob a tela.

Tela e multimídia

Os dispositivos entregam tela AMOLED e buscam entregar um display que não deixa nada a desejar em comparação com concorrentes. O brilho da dupla é bem forte e dá a possibilidade de se observar mesmo fora de casa, em dias ensolarados, sem perder a visibilidade, mas as semelhanças dos dois param aí.

O Find X3 Pro traz resolução Quad HD+, com direito a taxa de atualização variável de até 120 Hz em um painel de 6,7 polegadas que ocupa quase 90% da proporção frontal.

E olha que o Neo consegue melhorar essa marca ao passar para mais de 92% em seu painel menor, de 6,55 polegadas. Ele não entrega taxa variável, mas sim uma fixa de 90 Hz, com a possibilidade de baixar para 60 se o seu objetivo for economizar bateria.

Find X3 Pro e Neo entregam som estéreo ao usuário, utilizando a saída de áudio em chamadas como alto-falante secundário, junto com o tradicional na parte inferior do corpo. Mas nenhum deles vem com saída P2 para fones de ouvido. Isso significa que você precisará de fones sem fio ou um adaptador USB Tipo-C para conseguir ouvir suas músicas ou vídeos de forma mais reservada.

Hardware e software

Em hardware, é onde mora uma grande diferença entre os dois celulares: a plataforma móvel. O Pro tem o mais recente Snapdragon 888 para oferecer o que há de melhor em desempenho na atualidade, com mais eficiência energética.

Já o Neo opta pelo Snapdragon 865, o componente lançado pela Qualcomm em 2019. Uma clara saída da Oppo para baixar o custo deste modelo. Ainda assim, isso não tirou o suporte ao 5G dos portáteis, que está presente nos dois lados.

Mas a mesma ousadia de diferenciar os modelos não se manteve para as memórias. Os dois aparelhos chegam com 12 GB de RAM e os 256 GB de armazenamento. De um modo geral, quantidade suficiente para segurar todos os apps rodando em segundo plano, além de usar o espaço interno para guardar vários vídeos, músicas e arquivos, sem se preocupar em encher o seu celular.

74 x 163.6 x 8.26 mm
6.7 polegadas - 3216x1440 px
72.5 x 159.9 x 7.99 mm
6.55 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

E como os dois estão em autonomia? Bom, duração não dá para falar sem os nossos testes detalhados, mas há baterias de 4.500 mAh em ambos os lados, com suporte a carregamento rápido de 65 Watts, que promete encher de 0 a 100% em apenas meia hora. Somente o Find X3 Pro é compatível com o processo sem fio, na mesma potência que o cabeado.

Em software, a Oppo já traz direto da caixa a dupla de smartphones equipada com o Color OS 11.2 ou 11.1, as versões mais recentes da interface personalizada da chinesa, baseadas no Android 11.

Câmeras

Chegamos ao tópico que traz uma das principais novidades ao Pro, não tem como desviar a atenção da câmera microscópio. Ela pode ser considerada uma evolução da macro, mas nunca a mesma coisa. Isso porque esta avança em alguns detalhes, como no foco automático e no LED em torno da óptica. Ambas as características trazem mais detalhes ao resultado obtido.

O conjunto de câmeras do Pro e do Neo são quádruplos. O sensor principal é o mesmo nos dois casos: o Sony IMX766, com 50 MP. A diferença é que o dispositivo mais avançado usa ainda uma segunda câmera igual para operar também como ultrawide.

Fotos tiradas com o Oppo Find X3 Pro

Já o Neo segue a linha de uma grande-angular padrão de 16 MP e uma macro comum de 2 MP. Os dois também entregam câmera telefoto de 13 MP, com zoom óptico que varia de duas a cinco vezes.

A câmera para selfies de 32 MP se repete nos dois smartphones. A dupla da Oppo ainda suporta gravações em 4K a 60 fps, com o conjunto traseiro, mas fica limitado a Full HD a 30 fps no frontal.

Fotos tiradas com o Oppo Find X3 Neo

Considerações finais

Não foi atoa que a Oppo lançou dois smartphones premium com uma diferença de 350 euros de um para o outro. A intenção é tornar o Find X3 Neo uma opção mais barata para o consumidor no mercado internacional, sem perder a experiência satisfatória ao usuário.

Enquanto isso, o Pro vira o grande flagship da família, com recursos mais avançados e inovadores, como é o caso da câmera microscópica, para enfrentar a concorrência de empresas como Apple e Samsung.

O resultado é a presença de dois smartphones premium que não são idênticos nem no visual, nem nas configurações internas. Mas ambos se completam conforme a necessidade e tornam a linha da Oppo mais diversa.

E aí, o que você achou dos novos celulares tops de linha da Oppo? Qual dos dois te agrada mais neste momento? Você pretende importar algum? Deixe o seu comentário para a gente no espaço mais abaixo.

  • O Oppo Find X3 Neo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Oppo Find X3 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

Oppo Find X3 Pro e Neo: câmera microscópio e preço acessível em tops de linha | Hands-on

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas