LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poco M3 Pro 5G vs realme 7 5G: qual celular com rede de quinta geração comprar? | Comparativo

12 de agosto de 2021 15

E temos aqui mais um duelo entre celulares 5G. De um lado há a Xiaomi com o Poco M3 Pro 5G e do outro o realme 7 5G. Qual entrega o melhor custo-benefício para quem busca um celular para a nova geração da internet móvel? Vamos descobrir.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Poco M3 Pro 5G

realme 7 5G

Os intermediários 5G da Xiaomi e realme apostam em design diferenciado, mas são quase do mesmo tamanho e peso. Ambos trazem entalhe em formato de furo com a câmera de selfies ficando no canto superior esquerdo no realme e mais para o centro no Poco.

Traseiras e laterais são feitas de plástico. O realme 7 5G tem padrão cromático de pintura nas cores prata ou azul, com faixa estreita no canto que pega parte das câmeras e atravessa toda a traseira até o nome da marca na parte inferior. O Poco M3 Pro 5G tem um bloco preto que prolonga a parte das câmeras e traz o nome da marca estampado. Seu acabamento também é liso e pode ser encontrado nas cores azul, preto e amarelo.

75.34 x 161.81 x 8.92 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
75.1 x 162.2 x 9.1 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Nenhum chega a ostentar bordas finas ao redor da tela, mas como temos painel LCD em ambos, isso já era esperado. A parte biométrica fica por conta de sensor de digitais integrado ao botão de energia na lateral; ele responde bem e não apresenta falhas constantes.

Há gaveta híbrida em ambos, sendo necessário escolher usar dois chips ou estender o armazenamento. Há entrada para fones de ouvido nos dois, assim como a presença de NFC. A única vantagem para o Poco M3 Pro 5G está no emissor de infravermelho para usar o celular como controle remoto.

Nenhum realmente se destaca nesta parte, então daremos um ponto a cada.

Melhor construção

Ambos

Slot é híbrido ou não?

Ambos

Possui alguma resistência?

Nenhum

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais compacto?

Nenhum

Multimídia e software

Tela


Temos tela de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ em ambos. O Poco M3 Pro traz painel de 90 Hz, enquanto o realme 7 vai além com taxa de atualização de 120 Hz. Com isso terá fluidez maior com as animações do sistema. Em ambos é possível deixar em modo automático e permitir que o sistema regule a velocidade do painel.

Em termos de brilho os dois empatam, mas o da Xiaomi vence em contraste, o que resulta em cores mais vibrantes e melhor ângulo de visão. Nenhum traz HDR para aproveitar ao máximo serviços de streaming, enquanto o da Poco é o que tem a melhor calibração de cores por padrão.

Cada tela tem suas vantagens, daremos um ponto a cada.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Ambos

Melhor proporção tela/corpo

Ambos

Tela de Hz elevada?

realme 7 5G

Painel tem proteção?

Ambos

Qualidade geral da tela

Poco M3 Pro 5G

Som


Nada de som estéreo aqui. É uma pena que a Xiaomi tenha deixado o Poco M3 Pro de fora da sua linha de intermediários com duplo alto-falante. Ambos entregam mesma potência sonora, mas o da Poco é um pouco melhor na equalização sonora. Ele possui médios e agudos bem equilibrados e peca só nos graves.

O realme 7 5G, por outro lado, peca bastante nos médios e apresenta distorção quando o volume está no máximo. Além de ser pior para filmes e músicas, ele também não vem acompanhado de fone de ouvido.

Damos ponto ao Poco em áudio.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

Poco M3 Pro 5G

Software


O realme 7 5G vem com Android 10, enquanto o da Poco já conta com Android 11. Nenhuma das duas fabricantes chega a se destacar em atualizações do sistema, então saiba que não vai ter patches do Android em dia ou a versão 12 do robozinho tão cedo.

O Software da realme é recheado de atalhos e há um menu lateral parecido com o Tela Edge da Samsung. Também há uma bolha que apresenta um menu flutuante e lembra o menu de acesso da S Pen na linha Galaxy Note. Aqui você pode configurar atalhos como o de bloquear a tela ou fazer uma rápida captura de tela.

O Poco também vem com vários extras e os apps modificados da Xiaomi que também são encontrados em aparelhos da linha Mi e Redmi. Em termos de fluidez, o Poco M3 acaba ficando para trás, tanto pela tela com taxa de atualização inferior como o sistema em si não tão bem otimizado tanto quanto no rival.

Cada sistema tem suas vantagens e com isso damos um ponto a cada.

Sistema bem atualizado?

Poco M3 Pro 5G

Sistema será atualizado futuramente?

Nenhum

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Qual entrega melhor fluidez?

realme 7 5G

Desempenho
Poco M3 Pro 5G
realme 7 5G

Os dois vêm equipados com hardware da MediaTek. O Poco M3 Pro traz o Dimensity 700, enquanto o Realme 7 vem com o Dimensity 800U. Na teoria o segundo é superior ao primeiro, mas e na prática? Em nosso teste de velocidade vimos o celular da Xiaomi levar o dobro do tempo para abrir uma dúzia de apps e jogos, mostrando uma grande inferioridade no multitarefas.

Em benchmarks também temos números maiores para o Realme 7. No caso do AnTuTu tivemos uma diferença média de 30% na pontuação. Ele também é melhor em jogos e supera o rival em qualidade gráfica e fluidez. A tela de 120 Hz ajuda a ir além dos 60 fps em vários jogos, mas não espere por games mais exigentes rodando a 120 fps.

Ponto para o Realme 7 5G em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

realme 7 5G

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

realme 7 5G

Quem tem os melhores números de benchmark?

realme 7 5G

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

realme 7 5G

Qual tem mais armazenamento?

realme 7 5G

Bateria
Poco M3 Pro 5G
realme 7 5G

Há bateria de 5.000 mAh e mesmo tamanho de tela com resolução igual. Poderíamos esperar autonomia parecida nos dois, mas é aqui que o software bem otimizado da realme também se destaca e faz o seu aparelho entregar autonomia superior. De qualquer forma, o Poco M3 Pro também é capaz de render mais de um dia de uso moderado.

Outro ponto que a realme também se destaca é no carregamento, com o realme 7 levando pouco mais de 1 hora para ir de 0 a 100%, enquanto seu rival leva quase o dobro o tempo.

Aqui a vitória é fácil para a realme.

Qual tem mais bateria?

Ambos

Qual recarrega mais rápido?

realme 7 5G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

realme 7 5G

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmeras

Temos um conjunto de câmeras muito parecido nos dois. Há sensor principal de 48 MP e câmeras de 2 MP dedicadas para macros e desfoque de fundo. A diferença é que o realme 7 5G vem com uma ultra-wide para dar maior flexibilidade.

Os dois registram fotos com qualidade similar de dia e apresentam bom modo noturno para salvar as imagens da escuridão. Nenhum empolga em macros devido à câmera fraca e sem foco automático, mas o realme 7 5G se sai melhor no desfoque de cenários e ainda tem a ultra-wide para registrar fotos mais amplas.

Com isso, ele leva a melhor no comparativo de câmeras.

Melhor conjunto de câmera traseira

realme 7 5G

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

realme 7 5G

Melhor ultrawide

realme 7 5G

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Nenhum

Melhor profundidade

realme 7 5G

Fotos tiradas com o Poco M3 Pro 5G

O realme 7 possui câmera frontal com o dobro da resolução, mas não necessariamente registra selfies com o dobro de detalhes. Podemos dizer que os dois mandam bem em fotos tiradas de dia e à noite. O realme é um pouco melhor no desfoque de fundo, mas o Poco se destaca nos detalhes da pele e cores no geral.

Podemos declarar empate em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

realme 7 5G

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Ambos

Fotos tiradas com o realme 7 5G

A filmadora é o grande ponto fraco do Poco M3 Pro. Ela não grava em 4K e o foco é não é dos mais rápidos. Há estabilização eletrônica que ajuda a lidar com os tremidos, mas a qualidade das filmagens está muito abaixo do que vimos nas fotos. Neste ponto, o realme 7 5G é superior em tudo, até mesmo na captura de áudio nas filmagens.

Fechamos câmera com o último ponto para o realme 7 5G.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

realme 7 5G

Melhor captação de áudio

realme 7 5G

Melhor em vídeo

realme 7 5G

Preço

O Poco M3 Pro foi lançado oficialmente no Brasil em junho por R$ 2.400, enquanto o realme 7 5G chegou em abril por R$ 2.600. Esses são os preços para se ter os aparelhos oficializados por aqui e com garantia nacional. Se não liga para isso vai encontrar o da Poco com preço mais em conta no varejo nacional via marketplace. Por ser o mais acessível, daremos ponto para a Xiaomi.

Fechamos o comparativo com o último ponto para o Poco M3 Pro.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Poco M3 Pro 5G

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Poco M3 Pro 5G

Conclusão

Se você estava em dúvida sobre qual intermediário 5G comprar, agora já sabe que o realme 7 5G é a melhor escolha. Ele tem tela com taxa de Hz superior, seu software flui melhor, é mais ágil no uso com vários apps e roda jogos com melhor fluidez, tem conjunto mais versátil de câmeras e filma com resolução e qualidade superior.

O Poco se destaca por melhor som, Android mais atual, melhores selfies em locais iluminados e pode ser encontrado mais barato no varejo nacional se não liga para a garantia. Se você prefere economizar, terá um bom celular 5G com o M3 Pro, mas o realme 7 5G vai agradar a maioria por ser um aparelho mais completo.

RESULTADO

Realme 7 5G: 8 PONTOS

  • Design cromático atrativo
  • Taxa de Hz superior
  • Software flui melhor
  • Melhor desempenho em app, benchmarks e jogos
  • Maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Melhor conjunto traseiro de câmeras
  • Boa câmera de selfies
  • Melhor filmadora

Poco M3 Pro 5G: 6 PONTOS

  • Emissor de infravermelho é um bom extra
  • Melhor contraste e calibração de cores
  • Melhor equilíbrio sonoro
  • Vem com Android mais atual
  • Boa câmera de selfies
  • Melhor custo-benefício no importado

Qual o melhor celular chinês intermediário 5G na sua opinião? Deixe seu comentário abaixo.

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 11:02)

15

Comentários

Poco M3 Pro 5G vs realme 7 5G: qual celular com rede de quinta geração comprar? | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas