LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Star Plus entrega menos delay em transmissões esportivas que ESPN App | Detetive TC

07 de setembro de 2021 7

No último dia 31 de agosto, a Disney lançou o seu novo serviço de streaming, Star Plus, no Brasil. Ele se destaca por contar com conteúdos que não se encaixam no conceito de “para toda a família”, por isso ficam de fora do Disney Plus.

O catálogo é composto por atrações da FOX, do Hulu – ausente do Brasil – e da ESPN. Neste último caso, estão inclusas transmissões ao vivo de eventos esportivos. Como esta nova plataforma se diferencia do antigo ESPN App e quais outras curiosidades dela que você pode querer saber? O Detetive TC investigou e conta a você a seguir.

Transmissões esportivas

Assim como a WarnerMedia aplicou à HBO Max, a Disney também levou as transmissões esportivas ao seu novo streaming próprio. O Star Plus conta com as transmissões ao vivo dos canais ESPN e FOX Sports, além de eventos exclusivos.

Isso significa que você terá conteúdos em tempo real que não estão na televisão. Um dos exemplos é o atual US Open – Grand Slam de tênis realizado nos Estados Unidos. Algumas quadras estão com sinal ao vivo apenas no serviço. Um sempre tem narração em português, enquanto os demais entregam som ambiente.

Apenas os sinais referentes aos jogos mostrados na TV contam com o logo da emissora e todo o GC da mesma maneira que é passado na televisão. Já os demais aparecem “limpos”, ou seja, não apresentam qualquer sinalização especial do Star Plus ou dos próprios canais ESPN.

Na seleção de conteúdo, também dá para diferenciar as opções. Quando é algum conteúdo da TV, aparece apenas “ESPN”. Já em exibições especiais para o streaming, a sinalização é “ESPN no Star Plus”.

Star Plus vs ESPN App

Mesmo após levar os sinais ao vivo das competições ao Star Plus, a Disney decidiu não descontinuar o ESPN App. Em posicionamento enviado ao site Esporteemidia.com, o conglomerado informou que “o ESPN App possui acordos que serão mantidos com vários parceiros comerciais”.

Vale destacar que a plataforma mais antiga possibilita o acesso às emissoras ao vivo da ESPN – ESPN Brasil, ESPN, ESPN2 e ESPN Extra –, algo ausente do Star Plus. Além disso, ela libera o acesso via login de operadoras de TV por assinatura, sem precisar de uma assinatura separada.

E o que há de diferente em ambas as transmissões? O delay. A Disney conseguiu reduzir o delay do streaming para o Star Plus. Mas ainda não é motivo de ficar empolgado, uma vez que o atraso no ESPN App já era bem grande.

Na comparação em diferentes plataformas, a maior redução foi no acesso pelo navegador de notebook. O serviço antigo mostra as imagens 57 segundos depois do tempo real de TV fechada, enquanto o novo diminui para 26 segundos.

Já no aplicativo para celular Android, o ESPN App oferece um delay de 54 segundos. No Star Plus, esse tempo baixa para 38 segundos. Este também pode ser visto em ferramenta para Smart TVs – algo ausente no primeiro –, com um atraso de 35 segundos.

Player e qualidade de imagem

Outras características notadas estão no reaproveitamento do player do Disney Plus para o streaming da marca Star. Ele conta com os mesmos botões de selecionar áudio e legenda, um de pausar, outros para avançar e retroceder, além das opções de volume e de tela cheia.

Assim como a plataforma “irmã”, também ficou ausente uma alternativa para seleção manual de qualidade de imagem. Isso significa que a resolução é ajustada apenas de maneira automática, conforme a sua conexão.

Imagem: Reprodução / Star Plus

Por outro lado, não há motivo para pânico em relação a isso, especialmente nas transmissões esportivas. A qualidade máxima chega ao Full HD com boa definição e menos ruídos que os apresentados via decoder por cabo HDMI. Uma pena que ainda não ocorreu a ousadia de uma programação esportiva regular em 4K, mesmo no streaming.

Vale ressaltar que o Star Plus limita a quantidade de dispositivos simultâneos para quatro ao mesmo tempo, igual o Disney Plus – porém ambas as plataformas não se somam nesse aspecto, mesmo se a assinatura for conjunta. Caso já esteja no limite, um quinto acesso recebe a mensagem de que não é possível reproduzir.

Imagem: Site oficial / Star Plus
Futuro de ESPN e FOX Sports após Star Plus

A decisão da Disney de criar o Star Plus e levar transmissões esportivas para lá claramente esvaziou a programação dos seis canais de TV do grupo – ESPN Brasil, ESPN, ESPN2, ESPN Extra, FOX Sports e FOX Sports 2.

Antes mesmo do lançamento do streaming, as primeiras rodadas de torneios do futebol europeu não tiveram todos os canais mobilizados para a cobertura dos que o conglomerado tem direitos de transmissão. Várias das partidas ficaram restritas ao ESPN App, sem narração em português.

Por outro lado, a partir de 1º de janeiro de 2022, a Disney ficará desobrigada pelo Cade a manter a marca e os canais FOX Sports no Brasil – a segunda emissora, inclusive, nem precisaria permanecer até lá.

A presença do Star Plus torna sem sentido manter seis sinais na TV paga, sem aproveitá-los para conteúdos ao vivo simultâneos. Ou seja, não se surpreenda caso a Disney resolva diminuir essa quantidade até o final do ano – como descontinuar o ESPN Extra e o FOX Sports 2 – e, a partir de 2022, mudar o nome do FOX Sports para ESPN3.

E aí, o que você achou do delay das transmissões esportivas do Star Plus? E sobre a qualidade de imagem apresentada? Diga para a gente no espaço abaixo.

Star Plus

Desenvolvedor: Disney

Preço: Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Variável


7

Comentários

Star Plus entrega menos delay em transmissões esportivas que ESPN App | Detetive TC
  • comecei vendo um jogo do paris sg no espn, achei a qualidade horrivel, ainda nao sei como sao os filmes e series, mas para esse evento ao vivo, achei um lixo, lembrando que eu tenho 500mb de fibra.

    No pluto tv nacional e internacional com VPN em ambos a qualidade é melhor que esse live da espn, isso de detectar automaticamente a resolucao é um lixo, pois nao te da a possibilidade de querer ver ao em baixa resolucao e se detectar errado vc fica preso em um resolucao ruim.

      • O delay da plataforma está mais alto do que o informado nesse post. O Monday Night Football do dia 13/09 foi transmitido com o incrível delay de quase 5 minutos

        • A ideia é que ambos os canais FOX Sports sejam encerrados, nem tem mais programação, só eventos esportivos e reprises. Capaz de encerrarem até o ESPN Extra

            • Eu amei o Star, achei superior a muitos outros. É incrível que já esteja funcionando bem assim na estreia.
              To matando a saudade de Buffy hahaha.

                • O app está excelente!!! Ganhei um belo desconto do MercadoPago no combo com Disney+, os 2 por 13,90 em 1 ano porque estava no nível 5. E quem estava no nível 6 pegou grátis, muito bom. Estou satisfeito com o serviço, canais ESPN muito bom.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas