LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoGames: PlayStation 2 completa 22 anos! Relembre 10 grandes jogos do console

04 de março de 2022 26

O PlayStation 2 é um dos consoles mais importantes da indústria de jogos. Lançado em 4 de março de 2000 no Japão, ele vendeu 155 milhões de unidades no mundo todo e se consagrou como o videogame de maior sucesso da história.

Lançado na sexta geração, ele era concorrente direto do Xbox da Microsoft, GameCube da Nintendo e Dreamcast da Sega, mas venceu seus oponentes com folga. Apesar de ter sido lançado tarde no Brasil, ele conquistou o coração do público brasileiro, marcando a infância e adolescência de muitos.

O console teve um longo período de vida de 13 anos e só foi oficialmente aposentado em 2012, muito perto do anúncio do PlayStation 4. Com mais de 4 mil jogos lançados durante seu tempo vida e com muitas franquias que iriam se tornar sucessos absolutos da Sony até hoje, vamos lembrar 10 grandes títulos que fizeram o console se tornar uma verdadeira lenda.

Devido ao grande número de sucessos, também faremos menções honrosas de jogos que não poderiam deixar de ser lembrados em uma lista especial sobre o console.

10. Tekken 5

Tekken é uma das maiores séries de lutas de todos os tempos. O terceiro jogo causou um impacto tremendo no primeiro PlayStation e se tornou o favorito de muitos jogadores. Quando a franquia estreou no PlayStation 2 com Tekken 4, os fãs ficaram felizes, mas sentiam que faltavam algo.

E foi justamente o que Tekken 5 fez para cair nas graças do público: entregou jogabilidade afiada, elenco mais do que completo e uma introdução que trazia uma das melhores histórias da saga. Caso você frequentasse as Lan Houses da época, certamente deve se lembrar da galera travando altos confrontos.

9. Devil May Cry 3: Dante's Awakening

Devil May Cry 3: Dante’s Awakening é considerado um dos jogos de ação favoritos de muitos jogadores e o melhor título da franquia. A história toma a decisão ousada de voltar no tempo e trazer um jovem Dante ainda descobrindo seus poderes. Como não poderia faltar, também traz o seu irmão e eterno rival Vergil.

Em termos de jogabilidade, o título trazia diversas opções, novas armas e sequências alucinantes, além das batalhas memoráveis com chefes. O desafio tornava a experiência ainda mais viciante e recompensadora.

8. Tony Hawk’s Underground 2

Tony Hawk’s Pro Skater 2 é o exemplo perfeito do que uma sequência precisa ser. Ele foi melhor que seu antecessor em todos os aspectos: gráficos superiores, editor de fases, opções robustas de personalização para seus personagens e opções para melhorar as sequências de manobras.

Além disso, o título trazia um modo história com objetivos criativos e memoráveis que tornavam a experiência divertida e altamente viciante.

7. Final Fantasy X

Final Fantasy X entra facilmente no top 3 jogos da franquia de muitos fãs. O poderoso PlayStation 2 ajudou a tornar a incrível história da Square Enix em realidade com gráficos deslumbrantes na terra de Spira e seus habitantes.

A jogabilidade apesar de substituir o sistema ativo para a tradicional batalha por turnos, trouxe maior profundidade ao permitir que os jogadores pudessem personalizar a classe dos personagens, além das batalhas épicas. As cinemáticas viraram um dos vídeos mais reproduzidos em AMV (Anime Music Video) do YouTube, principalmente embalados pelo som do Linkin Park.

6. God Of War 2

Apesar de o jogo de estreia ter sido um sucesso, foi God of War 2 que consolidou a franquia como uma das maiores da Sony. A obra era uma verdadeira superprodução onde o guerreiro espartano Kratos buscava vingança contra os poderosos deuses do Olimpo.

O título era repleto de batalhas memoráveis contra chefes, ação de tirar o fôlego, quebra-cabeças criativos e uma trilha sonora de alta qualidade. Ele não é apenas um dos melhores títulos do PlayStation 2, mas também um dos melhores de toda a história.

5. Guitar Hero III: Legends of Rock

Guitar Hero III: Legends of Rock é o mais lembrado da franquia pela seleção de músicas que faziam qualquer um bater cabeça que iam desde “Rock You Like a Hurricane” do Scorpions, “Welcome to The Jungle” do Guns N’ Roses, “Rock and Roll All Nite” do Kiss e “School’s Out” do Alice Cooper.

Além disso, o título trazia figuras famosas do rock como os talentosos guitarristas Tom Morello e Slash, além do cantor Bret Michaels. Tudo isso somado aos duelos insanos faziam o título render uma enorme quantidade de horas de diversão.

4. Resident Evil 4

Resident Evil 4 foi um marco gigantesco não só para a franquia, mas para toda a indústria de jogos. Com a Capcom buscando novas formas de impulsionar a série, nasceu a perspectiva com câmera acima do ombro e abandono dos controles de tanque com câmera fixa. A mudança deu tão certo que milhares de títulos que vieram depois se inspiraram na novidade.

Além disso, a trama fugiu dos tradicionais zumbis e levou o jogador com o agente Leon S. Kennedy para uma missão em uma macabra vila no interior da Espanha para resgatar a filha do presidente. Com muita ação, personagens carismáticos e momentos épicos, o título é considerado um dos melhores da série.

3. Shadow Of The Colossus

Shadow Of The Colossus é a definição perfeita de como um jogo pode ser considerado uma obra de arte. O mundo solitário levava o jogador para batalhar contra os poderosos colossos lendários em confrontos épicos e intensos para salvar a sua amada de um trágico destino

A direção de arte contribuía ainda mais para a imersão em uma aventura pessoal e dramática com um dos finais mais tristes da história.

2. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é considerado por muitos o ponto alto da franquia e não é por acaso. Após inúmeras queixas do protagonista Raiden do título anterior, Hideo Kojima decidiu optar por uma narrativa ousada e complexa.

A jogabilidade refinada com foco na furtividade e mecânicas profundas que envolviam elementos de sobrevivência fazem do título umas das experiências mais incríveis de todos os tempos. Quando você lembra que o jogo saiu em 2004, ele se mostra completamente a frente de seu tempo.

1. Grand Theft Auto: San Andreas

Após impressionar os jogadores com seu incrível mundo aberto em Grand Theft Auto III, a Rockstar decidiu se superar ao lançar San Andreas. Além da ambientação nos anos 90 na fictícia cidade inspirada por Los Angeles, San Francisco e Las Vegas, ele trazia uma história envolvente com guerras de gangues, drogas e policiais corruptos encrencando com personagem mais carismático da franquia, o CJ.

San Andreas coroou a Rockstar como uma das desenvolvedoras mais criativas e ousadas da indústria. Até hoje, o título vale a pena ser jogado porque envelheceu muito bem. Seu sucesso se mostra também nos números: mais de 27,5 milhões de cópias vendidas em todo mundo e o título de maior sucesso do PlayStation 2 até hoje.

Menções honrosas

Need For Speed: Most Wanted

Black

The Warriors

Burnout 3: Takedown

Silent Hill 2

Dragon Ball Z: Budokai 3

Gran Turismo 4

Viewtiful Joe

Bully

Crash Tag Team Racing

Mega Man X8

Kingdom Hearts 2

Soul Calibur 3

Quais são seus jogos favoritos de PlayStation 2? Conte para a gente!

Veja também


26

Comentários

TudoGames: PlayStation 2 completa 22 anos! Relembre 10 grandes jogos do console

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo