Curiosidade 10 Mar
No início de março a Microsoft lançou uma atualização para o Edge com novas ferramentas para uso de diversos perfis, e hoje mais uma nova versão está disponível com uma importante mudança para usuários cegos ou que tem baixa visão: o suporte aprimorado para leitores de tela com rótulos de imagens.
De acordo com a postagem de Travis Leithead no blog do Windows, o Microsoft Edge passará a criar rótulos de texto alternativo para imagens automaticamente. Se você ainda não conhece, estes rótulos de texto alternativo são descrições de imagens para que usuários com deficiência visual possam entender o que está na página do navegador ao usar leitores de tela.
Os leitores de tela então sintetizam o texto em voz para que as pessoas possam navegar mesmo sem ver o conteúdo da tela. Entretanto, quando este rótulo não está presente o leitor não consegue fornecer uma descrição para o usuário.
Agora o Microsoft Edge vai criar rótulos automaticamente com uso de inteligência artificial:
Quando um leitor de tela encontra uma imagem sem rótulo, essa imagem pode ser processada automaticamente por algoritmos de aprendizado de máquina (ML) para descrever a imagem em palavras e capturar qualquer texto que ela contenha.
Leithead afirma que inicialmente as descrições podem não ser perfeitas sempre, mas ter uma descrição já é um grande avanço para aumentar a acessibilidade dos usuários.
A descrição das imagens será criada por meio de uma API de visão computacional do Azure que envia as imagens anonimamente para o banco de dados, garantindo ainda a privacidade do usuário. Os rótulos automáticos não serão adicionados em imagens com menos de 50 x 50 pixels, imagens grandes demais ou que sejam classificadas como inadequadas para menores de idade.
A novidade já está disponível para Windows, Mac e Linux e você pode ativá-la em Configurações > Acessibilidade no Microsoft Edge.
Além disso, a Microsoft já está trabalhando em melhorar ainda mais a descrição de imagens que já contenham este texto usando a mesma API, pois muitas vezes elas não contêm todas as informações adequadas para leitores de tela.
Comentários