LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus Nord CE 2 5G: um matador de celular intermediário? | Vídeo hands-on

03 de maio de 2022 17

A OnePlus já foi famosa por ser a rainha do custo-benefício, mas recentemente vem investindo em celulares cada vez mais avançados que brigam com os rivais da Samsung e Apple em preço. E para tentar resgatar a sua fama de celular bom e barato, a gigante chinesa lançou a linha Nord e um dos mais recentes é o Nord CE 2 5G, que o TudoCelular traz as primeiras impressões em parceria com nossos irmãos italianos do HDBlog.

Índice do hands-on

Design e acessórios

Para conseguir lançar um bom intermediário com preço acessível, a OnePlus reaproveitou o projeto do Reno 7 5G da Oppo. Eles são basicamente idênticos no design e nas especificações. No entanto, há pequenas diferenças, como o software embarcado, o que pode mudar a experiência no final.

Eles são vendidos pelo mesmo valor, mudando apenas a disponibilidade em cada mercado. Então se você está de olho em importar o Nord CE 2 5G, talvez compense pegar o Reno 7 5G caso esteja mais barato em alguma promoção.

Por mais que o Nord CE 2 5G não tenha cara de celular barato, ele tem algumas características encontradas em modelos normalmente mais acessíveis, como o aro largo ao redor do furo da câmera de selfies ou a borda inferior que tem o triplo da espessura das demais.


Não espere por um celular com acabamento premium em metal. As laterais são feitas de plástico e não há aquele botão deslizante característico dos celulares da OnePlus para silenciar o aparelho. Há gaveta para microSD do lado esquerdo, enquanto a entrada para fones de ouvido fica ao lado da porta USB-C.

A traseira também é feita em plástico com acabamento brilhante e na cor azul que conferimos, há um leve efeito cromático para dar mais requinte ao aparelho. O lado ruim de não ser vidro, é que a traseira acaba riscando com muita facilidade. Apesar disso, o OnePlus CE 2 5G passa a sensação de um aparelho bem construído.

Bom que a OnePlus manda uma capinha na caixa e ainda vem junto um carregador SuperVOOC de 65W da Oppo e não Dash/Warp presente nos modelos mais caros da OnePlus.

Tela e hardware

A tela de 6,43 polegadas possui resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. O painel AMOLED adotado pela OnePlus tem bom nível de brilho e possui suporte a HDR10+ para aproveitar ao máximo séries e filmes nos serviços de streaming. O vidro frontal é o Gorilla Glass 5 para boa proteção contra riscos.

Há apenas duas opções de calibração para escolher, sendo a Vívida com cores mais saturadas e a Gentil mais próxima do que é considerado uma calibração ideal. O que ficou devendo foi um som estéreo para uma boa experiência multimídia.

Especificações técnicas

  • Tela AMOLED de 6,43 polegadas com resolução FHD+
  • Taxa de 90 Hz e furo para câmera frontal
  • Plataforma MediaTek Dimensity 900 5G
  • GPU Mali-G68 MC4
  • 6 GB ou 8 GB de memória RAM
  • 128 GB de armazenamento interno UFS 2.2
  • Câmera frontal de 16 MP
  • Três câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 64 MP
    • Lente ultrawide com sensor de 8 MP e 119º
    • Lente macro com sensor de 2 MP
  • 5G, Bluetooth 5.2, conector 3,5 mm P2
  • Bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 65W
  • Android 11 sob a interface OxygenOS 11
  • Dimensões: 158.9 x 73.2 x 8.3 mm
  • Peso: 173g

As demais especificações incluem a plataforma Dimensity 900 da MediaTek com duas opções de RAM, sendo 6 GB no mais básico ou 8 GB para quem precisa de melhor desempenho multitarefas. Já de armazenamento temos apenas 128 GB como opção de escolha. Pelo menos há slot dedicado para expansão com cartão de memória.

Ainda é cedo para termos uma noção do desempenho entregue por esse conjunto, mas o hardware do Nord CE 2 5G deve competir com o Dimensity 920 do realme 9 Pro Plus e chegar perto de aparelhos com Snapdragon 695 como é o caso do Moto G71 5G.

A bateria possui 4.500 mAh, sendo dividida em duas unidades. Este tamanho deve ser suficiente para um dia inteiro de uso com um pouco de folga, enquanto o carregador de 65W promete recarregar completamente o celular em torno de 45 minutos e entrega quase metade da carga com apenas 15 minutos na tomada.

Software

O Nord CE 5G veio de fábrica com Android 11 modificado pela OxygenOS e é aqui que ele se diferencia do seu irmão gêmeo Reno 7 5G que traz a interface ColorOS da Oppo. A OnePlus promete que o seu intermediário será atualizado em breve para o Android 12, mas fica claro que a empresa não é das mais ágeis em updates. Pelo menos a OnePlus garante que ele receberá o Android 13 futuramente.

A OxygenOS que vem no aparelho compartilha parte do código da ColorOS da Oppo, mas ainda possui um visual único e traz alguns recursos diferentes. O launcher da tela inicial, as notificações, os ícones, a tela do multitarefas e os modos do Always-on display fogem do que normalmente vemos nos celulares da Oppo e se assemelham a outros da OnePlus.

A OnePlus precisa melhorar alguns pontos da interface, como os gestos que são confusos e mais complicados de usar do que vemos em aparelhos de outras marcas. Além disso, a OxygenOS vem sofrendo bastante com bugs e no Nord CE 5G não é diferente.

Câmeras

O conjunto traseiro de câmera é formado com sensor de 64 MP, uma câmera ultra-wide de 8 MP e uma macro de apenas 2 MP sem foco automático. Uma diferença entre ele e o Reno 7 5G está na câmera frontal, que no modelo da OnePlus tem apenas 16 MP.

O aplicativo de câmera é o mesmo que vem nos celulares da Oppo e possui uma interface mais confusa e traz menos opções no meu Extras. Pelo menos há modo Expert que permite ter total controle sobre os ajustes da câmera.

O Nord CE 2 5G passou pelo DxOMark, aclamado benchmark de câmera e acabou empatando com o Galaxy A52 5G. Isso é bom, já que o intermediário da Samsung tem ótimas câmeras.

A câmera principal registra boas fotos em situações favoráveis de luz com muitos detalhes e cores equilibradas. Apenas o contraste exagerado que destrói um pouco os detalhes das sombras.

As demais câmeras não empolgam e aqui fica no nível de celulares mais básicos. A ultra-wide permite capturar muito mais dos cenários em troca de nitidez inferior. A macro é bastante limitada, mas pode até quebrar o galho às vezes. A frontal registra boas selfies e não peca tanto no desfoque de fundo.

A filmadora é capaz de alcançar 4K a 30 fps com a principal, enquanto a frontal fica limitada a Full HD. Há modo desfoque de cenário, que reduz a resolução para apenas HD. A resolução máxima tem ótima nitidez, mas peca na falta de estabilização. Se quiser se livrar dos tremidos será preciso se limitar à resolução Full HD.

Primeiras impressões

O Nord CE 2 5G pode ser importado por valores entre US$ 300 e 400, o que daria algo próximo dos R$ 2 mil, fora os impostos. Vale pagar tudo isso por ele? Sem dúvidas é um celular interessante que possui um conjunto equilibrado, mas não chega a surpreender inicialmente em nenhum ponto.

Claro, não chegamos a conferir o seu desempenho multitarefas e com jogos, assim como a autonomia de bateria, mas fica claro que o Nord CE 2 é mais uma boa opção de intermediário 5G que pode ser importada por um preço decente, sendo uma boa alternativa para quem está enjoado da Xiaomi e busca outra marca chinesa.

O OnePlus Nord CE 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

17

Comentários

OnePlus Nord CE 2 5G: um matador de celular intermediário? | Vídeo hands-on

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas