LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apex Legends Mobile: franquia de sucesso chega aos celulares com adaptações | Análise / Review

16 de maio de 2022 16

Confirmado no último dia 11 de maio, o jogo Apex Legends Mobile terá o seu lançamento global nesta terça-feira (17), com disponibilidade no Brasil. Com publicação da Electronic Arts e desenvolvimento pela Respawn Entertainment, o título chega para estrear a franquia de sucesso dos PCs e consoles agora nos dispositivos móveis.

Como será que o game desembarca nos celulares? O que ele traz de novidades, na comparação com a versão original? O TudoCelular teve acesso antecipado a ele e conta as novidades nesta análise completa.

História, modos de jogo e personagens

Primeiro lugar, é importante destacar que o desenrolar odos acontecimentos de Apex Legends Mobile se diferencia do jogo para consoles e PC. Não será o mesmo game portado para dispositivos móveis, e sim um novo game apenas baseado no original.

Aqui há novos modos de jogo e sistemas sociais, bem como personagens exclusivos. Entre as modalidades possíveis, estão o Battle Royale tradicional, a Partida Ranqueada — desbloqueada a partir do nível 8 — e o Multiplayer, por exemplo.

Já no plantel de Lendas, você encontrará alguns icônicos já conhecidos e outros novos. Neste primeiro momento, o personagem inédito que chega para a lista é o Fade — que você pode adquirir ao longo do progresso.

O jogo possui localização completamente em português, tanto nos menus quanto nas legendas, o que mostra a atenção voltada ao público brasileiro.

Jogabilidade

No geral, não temos um grande desbalanceamento nas batalhas. Cada personagem possui o seu estilo e demanda que você se adapte ao tipo de combate dele. O Fade talvez seja o queridinho do público neste primeiro momento, principalmente por ser o inédito da vez.

Um ponto de destaque é que, por se tratar de um título desenvolvido para o mobile, os comandos estão muito bem distribuídos na tela, bem como a adaptação foi feita com sucesso para as plataformas móveis.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Outro destaque está na possibilidade de alternar o tipo de visualização do seu personagem. Isso significa que dá para escolher se você deseja um campo de visão em primeira ou terceira pessoa. Assim, poderá ajustar para o seu estilo preferido de jogatina.

Apesar de não ter suporte a um joystick externo, não deverá sofrer para jogar com os botões na tela. Todos eles conseguem realizar as ações de maneira fluida e sem qualquer déficit em relação a um controle.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Apex Legends Mobile ainda oferece Passes de Batalha exclusivos, que devem ajudá-lo na sua evolução dentro do game. Mesmo assim, a experiência parece totalmente possível de se avançar sem precisar comprar algo com dinheiro de verdade — apesar de isso levar mais tempo.

O estúdio deverá entregar eventos regulares ao seu novo jogo, portanto é algo a se observar como será o decorrer dele e como as atualizações constantes terão a capacidade de prender os jogadores a um longo prazo.

Gráficos e trilha sonora

Na parte gráfica, as várias opções nas configurações deixam nítido que a intenção da desenvolvedora foi criar algo que seja tanto acessível a celulares pouco potentes, quanto charmoso em smartphones top de linha.

Jogamos em um Galaxy S22 Ultra na qualidade Ultra HD, com taxa de quadros na opção “Muito alta”, para ver do que é capaz o título. O visual realmente não decepciona quando bem carregado, porém esse processo leva um tempo enquanto você ainda está “caindo” no mapa — que é rico em detalhes e elementos bem-posicionados.

Na prática, você encontrará um visual muito bonito para um game mobile. Os objetos, as sombras, as armas e os personagens tiveram bom desenvolvimento gráfico. Contudo, esperávamos uma taxa de frames por segundo maior. Mesmo na taxa “Muito alta”, não passamos de 50 fps — muito menos subiu para o máximo de 120 fps suportado no celular em questão. A expectativa era de atingir os 60 fps, ao menos.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Na parte de áudio, os combates em si não contam com músicas de fundo, até para ajudar a ficar atento no cenário e não ser surpreendido. Os efeitos sonoros são bem colocados e não possuem qualquer atraso que atrapalhe a experiência.

No entanto, faltou uma dublagem dos personagens em português brasileiro (PT-BR). Isso ajuda a dar mais identificação do jogo em si com o público local, além do que já citamos dos menus e legendas. É algo para se estudar em uma atualização futura.

Considerações finais

Apex Legends Mobile cumpre o propósito de levar a franquia já consagrada para os dispositivos móveis, não como uma cópia do jogo original, mas sim como algo novo que não perde a essência da série, mas acrescenta mais novidades e se adapta à plataforma onde é rodada.

O título da Respawn equilibra um bom desempenho em cada um dos tópicos acima, desde os modos de jogo, até a qualidade gráfica, passando pela jogabilidade com campo de visão personalizável.

Há sem dúvida melhorias para se ver no futuro, especialmente na taxa de quadros por segundo — algo fundamental em um jogo de tiro — e na falta de uma dublagem. O tempo também mostrará o quão preparados os responsáveis pelo game estão de criar eventos que prendam os jogadores por um longo período de tempo.

Modos de jogo adaptados ao mobileJogabilidade personalizávelPersonagem inéditoGráficos de alta qualidadeEfeitos sonoros bem ajustadosMenus e legendas em PT-BR
Taxa fps ainda baixaFalta de dublagem em PT-BRSem suporte a controle externo
História

Levamos em conta os modos de jogos. Todos foram bem desenvolvidos para o mobile.

Jogabilidade

Jogabilidade selecionável entre primeira ou terceira pessoa, com boa adaptação para os celulares.

Gráficos

Gráficos de alta qualidade, porém esperava mais da taxa fps.

Trilha Sonora

Efeitos sonoros estão posicionados de maneira satisfatória, não há música de distração, porém falta uma dublagem em PT-BR.

Imersão

Jogo é capaz de prender por horas no progresso. Resta ver se os futuros eventos manterão a alta qualidade do game.

Nota Total

No geral, vemos que Apex Legends Mobile tem um conjunto muito completo e promissor no segmento de Battle Royales.

Vale a pena?

O novo jogo móvel da franquia Apex Legends sem dúvida vale a pena para os fãs de Battle Royale, seja em primeira ou terceira pessoa. Ele chega para rivalizar com Fortnite, PUBG Mobile e outros do segmento, com a diferença para o primeiro de ser um novo game, e não apenas portado.

Você pode baixar Apex Legends Mobile para Android e iOS, a partir desta terça-feira (17), diretamente nas lojas oficiais Google Play e App Store, respectivamente. Os links para download podem ser encontrados no card abaixo do texto.

E aí, qual é a sua avaliação sobre o novo Apex Legends Mobile? Você pretende jogá-lo no seu dispositivo móvel? Interaja conosco!

*Agradecemos à assessoria do jogo por fornecer acesso antecipado ao TudoCelular para esta análise!

Apex Legends Mobile

Desenvolvedor: Electronic Arts

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


16

Comentários

Apex Legends Mobile: franquia de sucesso chega aos celulares com adaptações | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas