LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

POCO X4 Pro 5G vs X3 Pro: evoluções compensam o chip mais fraco? | Comparativo

15 de maio de 2022 37

O POCO X4 Pro 5G busca seguir a linha do POCO X3 Pro de oferecer um bom conjunto geral ao usuário. Mas visa fazer isso mantendo o custo-benefício satisfatório para o bolso do consumidor.

Será que o smartphone mais novo cumpre a proposta do seu antecessor e ainda traz melhorias em suas características? O TudoCelular responde essa pergunta a você agora, neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design

POCO X4 Pro 5G

Como é característico da linha POCO, estes aparelhos oferecem um design que se diferencia do comum. O X4 Pro trocou o bloco de câmeras em formato de peça de dominó do X3 Pro para um módulo horizontal preto, que ocupa toda a parte de cima do dispositivo. Algo similar a outros modelos mais novos da família.

O logo da marca continua estampado na tampa, mas agora o plástico está apenas nas laterais, e não mais no corpo inteiro, como no passado. A Xiaomi resolveu trocar a construção da traseira para vidro, com acabamento fosco, que fornece uma experiência mais premium. Já na frente, a opção foi deixar o notch em forma de furo.

POCO X3 Pro

Várias características foram mantidas. Uma delas é a presença da certificação IP53, para resistir a poeira e respingos de água. Outra está no emissor de infravermelho, que permite aproveitar o celular como controle remoto da sua TV. O leitor biométrico também permanece integrado ao botão de energia. Pelo menos, agora o portátil ficou mais compacto e leve que antes.

A chinesa também deixou uma gaveta híbrida, que divide o segundo slot para chip de operadora com um espaço para cartão microSD. Temos a quinta geração de Wi-Fi e Bluetooth nos dois, além do suporte a NFC, para proporcionar pagamentos por aproximação.

Com avanços no tamanho e na construção, o ponto vai para o POCO X4 Pro 5G.

Melhor construção

POCO X4 Pro 5G

Visual mais moderno

POCO X4 Pro 5G

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor certificação de resistência

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Qual é mais leve e mais compacto?

POCO X4 Pro 5G

76.1 x 164.19 x 8.12 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
76.8 x 165.3 x 9.4 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A Xiaomi não mudou algumas características da tela de uma geração para a outra. São os casos das 6,67 polegadas, da resolução Full HD+ e da taxa de atualização de 120 Hz, que permite maior fluidez no sistema e nos jogos compatíveis, mas sem um modo automático para economizar bateria.

Só que a fabricante aplicou uma mudança que faz toda a diferença. O material saiu do IPS LCD do X3 Pro e foi para um AMOLED no X4 Pro. A alteração trouxe um nível de brilho maior, contraste superior, cores vibrantes e um amplo ângulo de visão.

As bordas também encolheram, o que permitiu um maior aproveitamento frontal do painel com o corpo. Apesar de existir um regresso da sexta para a quinta geração do Gorilla Glass, a proteção extra para o display continua por aqui.

Desta forma, temos mais um ponto para o modelo recente.

Tela maior

Nenhum

Brilho maior

POCO X4 Pro 5G

Melhor calibração de cores

POCO X4 Pro 5G

Melhor tecnologia de tela

POCO X4 Pro 5G

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

POCO X4 Pro 5G

Melhor proteção Gorilla Glass

POCO X3 Pro

Tela de Hz elevada?

Ambos

Taxa de atualização variável

Nenhum

Som


A parte sonora tem sido uma das prioridades da fabricante chinesa desde o ano anterior. Por isso, ambos os modelos contêm um sistema de áudio estéreo, que usa o alto-falante de chamadas como canal secundário.

Como é de se esperar, temos uma imersão satisfatória para o usuário por parte da dupla, sem contar a potência de som agradável. O equilíbrio entre graves, médios e agudos não chega à perfeição, porém já fica a uma capacidade agradável a qualquer consumidor.

Lembrando que a empresa ainda mantém o conector físico para fones de ouvido nos seus intermediários, só que não envia mais o acessório na caixa.

Sem um grande destaque para a dupla, vamos de empate aqui.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Mesmo em gerações distintas, os dois saem da caixa com o Android 11 como sistema operacional. A diferença é que o X4 Pro vem com a MIUI 13, enquanto o X3 Pro tem a MIUI 12 nativa. De qualquer maneira, saiba que em nenhum deles você terá atualizações com frequência dos pacotes de segurança.

Como ambos possuem display de 120 Hz, suavidade nas animações do software não será um problema em nenhum deles. Já na conectividade, o mais novo leva vantagem pela presença do 5G.

Em termos de recursos, vemos mais a organização de aplicativos característica do Poco Launcher, além da Central de Controle com os atalhos do sistema.

Pela rede veloz e versão mais recente da interface da Xiaomi, o POCO X4 Pro 5G fica com o ponto neste quesito.

Sistema bem atualizado?

POCO X4 Pro 5G

Sistema será atualizado futuramente?

Nenhum

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

POCO X4 Pro 5G

Software mais fluido

Ambos

Desempenho


Chegando em desempenho, a chinesa trocou o Snapdragon 860 do X3 Pro por um Snapdragon 695 no X4 Pro. Ou seja, uma plataforma avançada por uma claramente intermediária. No que isso impactou na prática? Bom, vimos uma queda grande de performance nos nossos testes de velocidade, e o mais novo chega a ficar 51 segundos atrás do modelo antigo, principalmente pelo multitarefas mais lento.

Encontramos ainda mais essa diferença nos números de benchmarks. O chip do X4 perde em todos os indicadores para o do X3, com uma distância considerável. Ao menos, temos uma boa qualidade em jogos na dupla, já que ambos suportam até 120 fps, quando o título for compatível.

O POCO X3 Pro leva o ponto sem trabalho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

POCO X3 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

POCO X3 Pro

Qual o processador mais avançado?

POCO X3 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

POCO X3 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


Na bateria, houve também uma redução de capacidade de 5.160 mAh para 5.000 mAh na geração mais nova. Será que isso afetou a duração? Vimos justamente o contrário nos testes padronizados que fizemos. O X4 Pro segurou mais de 27 horas longe da tomada. Isso significa que ficou com uma vantagem superior a 7 horas, na comparação com o X3 Pro.

De um ano para o outro, a Xiaomi também avançou no carregamento e trocou o adaptador de 33 W por um de 67 W. O antecessor já carregava em menos de 1 hora, mas agora houve uma discreta melhoria de sete minutos a menos.

Assim, é ponto para o POCO mais recente.

Qual tem mais bateria?

POCO X3 Pro

Qual recarrega mais rápido?

POCO X4 Pro 5G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

POCO X4 Pro 5G

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto de câmeras passou de quatro para três sensores, além de ter mudado o principal de 48 MP para 108 MP. Será que o hardware mais avançado significa fotos melhores? Não foi bem assim que vimos.

Ambos até acertam nas cores e no contraste, só que as imagens capturadas pelo X4 Pro tendem a exibir muito mais ruídos. É possível que o chip mais avançado do X3 Pro dê conta de explorar melhor a lente e registrar mais detalhes também. Pelo menos, o modelo recente é capaz de fazer um trabalho melhor no modo noturno.

Com a ultrawide, temos registros com bom nível de detalhes nos dois, alcance dinâmico satisfatório e boa correção na distorção de lente nos cantos. Pena que esta lente sofre à noite neles. Já a macro da dupla peca na baixa resolução e na falta de foco automático. Ao menos, o celular antigo tem uma câmera de desfoque que erra pouco no modo retrato.

De um lado, temos um sensor principal com maior resolução e um modo noturno superior. Do outro, estão fotos com mais detalhes durante o dia e um retrato melhor. Um ponto para cada.

Melhor conjunto de câmera traseira

POCO X4 Pro 5G

Melhores fotos noturnas

POCO X4 Pro 5G

Conjunto mais versátil

POCO X3 Pro

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

POCO X3 Pro

Fotos tiradas com o POCO X4 Pro 5G

Em vídeos, tanto o X4 Pro quanto o X3 Pro possuem estabilização eletrônica decente e foco ágil, além da captura de som estéreo que faz um trabalho decente, mas ainda longe da perfeição. O que se torna decisivo aqui é o suporte a gravações em 4K do POCO mais antigo, enquanto o smartphone recente fica limitado a Full HD.

Desta maneira, o X3 volta a marcar.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Melhor estabilização eletrônica?

Nenhum

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

POCO X3 Pro

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor em vídeo

POCO X3 Pro

Fotos tiradas com o POCO X3 Pro

A fabricante reduziu um pouco a resolução da câmera frontal de um ano para o outro, mas os defeitos continuam. Ambas até tiram boas selfies em condições favoráveis de luz, porém falham bastante no modo retrato, deixam o fundo estourado em muitos dos casos e ainda perdem bastante nitidez à noite. Fora os vídeos, que não passam de Full HD.

Sem grandes diferenças na prática, damos mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Nenhum

Preço

Os dois celulares chegaram ao Brasil oficialmente por meio da parceira da Xiaomi no país, a DL Eletrônicos. O POCO X3 Pro foi lançado por valores a partir de R$ 4.000. Já o X4 Pro 5G desembarcou no mercado nacional pelo preço sugerido de R$ 4.300.

No varejo atual, os dois já podem ser encontrados por menos de R$ 2.000. Porém, você vai achar o modelo antigo um pouco mais barato, e qualquer economia faz a diferença no bolso do consumidor.

Portanto, o X3 Pro fica com o ponto final do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

POCO X3 Pro

Qual tem melhor custo-benefício atual?

POCO X3 Pro

7.7 Hardware
5.9 Custo Benefício

Poco X4 Pro

Comparar Aviso de preço
7.7 Hardware
5 Custo Benefício

Poco X3 Pro

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Como você viu no placar, este foi um confronto bem equilibrado entre as duas gerações da linha POCO X. Talvez por cada um ter sua proposta distinta do outro. O X4 Pro fornece uma construção melhorada, tela Super AMOLED, bateria com melhor autonomia e um sensor mais avançado de câmera, só que pouco explorado pelo software. Sem contar o 5G, que pode ser considerado uma das principais evoluções para o mais novo.

Mas a ideia do X3 Pro ainda não deixa de ser uma boa opção ao consumidor. Ele resgata as origens desta marca da Xiaomi, por ter um conjunto que sacrifica uma série de características para ter uma plataforma avançada, o que garante o desempenho melhor que o sucessor. O chip ainda afeta nos resultados das câmeras e também permite a gravação de vídeos em 4K, por exemplo. Fora que ele é o mais barato no mercado nacional neste momento.

RESULTADO

POCO X4 Pro 5G: 7 PONTOS

  • Design mais compacto e construção superior
  • Tela AMOLED com mais brilho e aproveitamento frontal
  • Sistema sonoro estéreo
  • Software com interface mais atualizada e suporte a 5G
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de carregamento
  • Câmeras traseiras com sensor mais avançado e melhor modo noturno
  • Selfies com bom nível de detalhes durante o dia

POCO X3 Pro: 6 PONTOS

  • Sistema sonoro estéreo
  • Desempenho mais rápido
  • Câmeras com melhor nitidez durante o dia e bom sensor de desfoque
  • Vídeos com suporte à resolução 4K
  • Selfies com bom nível de detalhes durante o dia
  • Preço menor no mercado brasileiro

O que achou do duelo? Qual seria a sua escolha entre os dois? Diga para a gente!

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 19:22)

37

Comentários

POCO X4 Pro 5G vs X3 Pro: evoluções compensam o chip mais fraco? | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas