LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Instagram vai testar exibição de fotos em tela cheia após fracasso de feed de vídeos estilo TikTok

06 de agosto de 2022 6

Atualização (06/08/2022) - por DT

O Instagram vai começar a testar um novo formato de exibição de fotos no seu feed. O modelo em questão vai ser na vertical (proporção 9:16) e ocupar a tela cheia. Essa parece ser mais uma tentativa da plataforma de se equiparar ao TikTok.

De acordo com o diretor do Instagram, Adam Mosseri, a rede social vai iniciar nas próximas semanas a avaliação do modelo de fotos na vertical. A mudança também pode contribuir na renovação da interface, que vai ser inspirada no concorrente chinês.

Possível layout de feed que pode ser adotado pela rede social. Imagem: Divulgação/Instagram

Cabe lembrar que o Instagram, atualmente, usa a proporção máxima de 4:5 nas fotos publicadas no feed. Já os Stories e, agora, os Reels, são publicados em formato mais cumprido, preenchendo boa parte da tela dos smartphones.

A mudança então virá para aproximar o formato de publicação das fotos do padrão adotado nos Stories e nos Reels. Adam Mosseri disse anteriormente que a proporção 9:16 não é a ideal para fotos, mas agora ele quer testar a recepção entre usuários.

“Você pode ter vídeos altos, mas não pode ter fotos altas no Instagram. Então pensamos que talvez devêssemos nos certificar de que tratamos os dois igualmente”, comentou Mosseri sobre o tema.

Recentemente, o Instagram testou algumas mudanças no seu feed para que os vídeos fossem exibidos em tela cheia, de forma bem semelhante ao que acontece no TikTok. A mudança não foi bem-vinda entre os usuários e a plataforma recuou depois.

A comunidade até criou uma campanha internacional pedindo pelo retorno do “antigo Instagram”, ou seja, o formato em que a plataforma era mais focada em fotos e vídeos e compartilhamento entre amigos, deixando de lado a linha de copiar o TikTok.

Nesta quinta-feira (28), o Instagram anunciou que suspendeu as mudanças no seu feed que mostravam vídeos em tela cheia, bem semelhante ao que acontece no TikTok. A rede social testa essa alteração desde maio com alguns usuários.

De acordo o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em entrevista à newsletter "Platformer", a plataforma vai recuar das mudanças. A medida veio após uma enxurrada de críticas por parte dos usuários, inclusive, com reclamações de perfis gigantes da rede.


"Estou feliz por termos arriscado – se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou ousados o suficiente", disse o executivo sobre o teste do feed com vídeos em tela cheia. "Mas definitivamente precisamos dar um grande passo atrás e nos reagrupar", disse Mosseri.

O chefe da rede social afirmou ainda que a tela principal do Instagram também vai ter menos postagens recomendadas, ou seja, aquelas de perfis que não são seguidos pelos usuários, mas são indicadas com frequência pela plataforma.

Vale destacar que nova forma de exibição do feed e as postagens recomendadas tinham como objetivo prender a atenção das pessoas e usa visual bem parecido com o do TikTok, que cresceu sua base de usuários consideravelmente nos últimos anos.

Nesta semana, Adam Mosseri reconheceu que o feed de teste semelhante ao do TikTok precisa de melhorias. Toda essa situação ganhou uma ampla repercussão após as irmãs influenciadoras Kim Kardashian e Kylie Jenner criticarem publicamente as mudanças.

"Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos", diz uma das postagens.

Bom, parece que o Instagram vai voltar a ser o Instagram...

E você, como acha que seria o feed ideal para o Instagram? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Instagram

Desenvolvedor: Instagram, Inc.

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

TikTok

Desenvolvedor: musical.ly Inc.

Grátis- oferece compras no app

Tamanho: Variade acordo com o dispositivo


6

Comentários

Instagram vai testar exibição de fotos em tela cheia após fracasso de feed de vídeos estilo TikTok

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go tem design oficial e especificações reveladas em vazamento

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo