LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Instagram começa a exigir selfie ou documento para validação de identidade

10 de novembro de 2022 5

Atualização (10/11/22) - JB

O Instagram começou a exigir que novos usuários façam a validação de identidade usando uma selfie ou até mesmo enviando a foto de um documento oficial. A novidade já tinha sido anunciada no mês passado, mas somente agora ela entra em vigor.

De acordo com a Meta, a ideia por trás da nova funcionalidade é evitar que menores de 13 anos possam se registrar na rede social, algo que tem provocando muita polêmica devido ao conteúdo que é exibido no aplicativo.

Além disso, o número de contas falsas deve cair consideravelmente, uma vez que o recurso deve sempre certificar que há uma pessoa real do outro lado da tela.

A imagem capturada do usuário não será armazenada permanentemente, sendo que documentos de identificação ficarão no banco de dados por até 30 dias.

Por fim, adolescentes que completarem 18 anos ou que modificarem a idade em suas contas também devem passar pela verificação de identidade.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Texto original (14/10/22)

Meta lança validação de identidade no Instagram utilizando inteligência artificial

A Meta (ex-Facebook) anunciou recentemente que utilizará inteligência artificial (IA) para validar a identidade dos usuários do Instagram no Brasil e Índia, países em que a rede social possui um número considerável de usuários. De acordo com informações da desenvolvedora, a função obriga o envio de uma selfie para confirmar a idade a partir de traços faciais.

Essa ferramenta foi desenvolvida por uma startup possibilitando ao aplicativo escanear o rosto e, com isso, definir se o usuário tem ou não mais de 13 anos, faixa etária mínima para usar a plataforma. Com essa informação é possível ajustar os mecanismos de segurança para proteger o adolescente de publicações e anúncios destinados aos maiores de idade.

Embora essa novidade esteja chegando ao aplicativo, a empresa reforça que os usuários ainda podem continuar validando a identidade enviando um documento com foto (RG ou CNH) para verificar a data de nascimento e autorizar o acesso ou, se confirmado se tratar de uma criança menor de 13 anos, impedir a criação do cadastro.

Essa nova camada de segurança tem como intuito impedir que adolescentes mintam a idade nas configurações para desativar camadas de proteção como o perfil privado, bloqueio de mensagens diretas enviadas por desconhecidos e mais restrições que não são aplicadas aos adultos, como a supervisão do perfil, por exemplo.

Validação facial por IA no Instagram. (Imagem: Divulgação/Meta).

A implementação da IA para definir a idade de um usuário pode não ser a maneira mais precisa de verificar essa informação, visto que os traços faciais podem variar de pessoa para pessoa. Essa novidade faz parte dos esforços da desenvolvedora para impedir crianças e pré-adolescentes que não atendem às diretrizes do Instagram de usarem o serviço.

Instagram

Desenvolvedor: Instagram, Inc.

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo


5

Comentários

Instagram começa a exigir selfie ou documento para validação de identidade

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas