LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Honor of Kings chega ao Brasil para acirrar gênero de MOBA mobile | Análise / Review

06 de março de 2023 2

Honor of Kings fez sua estreia em novembro de 2015 e se manteve restrito à China desde então. Agora, ele se prepara para chegar no mercado internacional, com estreia no Brasil a partir do dia 8 de março.

O MOBA tem desenvolvimento pelo TiMi Studio Group, com publicação pela Level Infinite. Será que o game traz boa experiência ao jogador? O TudoCelular testou uma versão de acesso antecipado – o jogo ainda está em desenvolvimento – e conta os detalhes a seguir, nesta análise completa.

Interface e partidas

Este game possui uma interface totalmente traduzida para o português, o que se trata de um ponto positivo. No geral, temos opções bem intuitivas que não permitem se sentir perdido na hora de acessar alguma área de interesse.

As partidas são compostas de até 5v5 – o modo principal – e não costumam passar de 20 minutos de duração total. A arena apresenta três caminhos – rota superior, do meio e inferior. Você deve seguir conforme o que for melhor para o seu tipo de personagem.


O objetivo é o padrão desse estilo: destruir a base adversária, composta por um cristal. Cada rota conta com três torres as quais demandam o uso de estratégia para conseguir abatê-las e seguir no mapa.

Apesar do tempo, elas são mais cadenciadas do que “na correria”. Esse estilo dele favorece quem ainda é um iniciante no gênero MOBA. As compras de itens também podem ser feitas a qualquer momento, sem precisar voltar até a base.

Mecânica e personagens

Os comandos do jogo ficam bem distribuídos na tela, de forma bastante didática. Ou seja, dificilmente você vai ter problemas para encontrar o que deseja fazer. Conforme o progresso, será possível desbloquear e aprimorar novas habilidades do personagem.

A locomoção pode ser feita pelo touch, em um analógico praticamente invisível no canto inferior esquerdo – o título não possui suporte a joystick externo. Não encontramos opção para caminhar mais rapidamente, mas como a proposta já é de uma partida cadenciada, isso não será um problema.


Logo de início, você precisará selecionar um herói e passar por um tutorial, para entender os comandos básicos do game. Mas fique tranquilo, que o guia é breve e não fica cansativo passar por ele.

São cinco classes disponíveis para você escolher: Guerreiros, Tanques, Magos, Atiradores e Suporte. Você poderá destravar outros conforme o seu progresso. Há uma variedade grande de personagens, com estilos para todos os gostos – desde aqueles mais sombrios, passando pelos tanks brutos, até os suportes para dar cura ao grupo. Os heróis podem ser vistos em uma lista no menu, mas não há maiores detalhes sobre cada um.

Gráficos e trilha sonora

Apesar de os testes terem sido feitos em uma edição de acesso antecipado, não vimos problemas quanto aos gráficos do game. Testamos em um Galaxy S22 Ultra e conseguimos extrair o máximo de qualidade gráfica possível. O resultado agradou, tanto nas texturas usadas quanto nos cenários e nos personagens como um todo.

Também não encontramos qualquer travamento nesta versão para Android. As partidas aconteceram de forma bastante fluida e não sentimos alguma queda na taxa de quadros durante a jogatina.


A parte sonora foi outro ponto positivo. Os efeitos ficaram bem inseridos, assim como as músicas de fundo, o que ajuda a dar uma ótima ambientação.

Além disso, é preciso ressaltar que o game chega com dublagem em português brasileiro. As vozes no idioma local não somente permitem uma maior identificação com os heróis, mas também aprimoram a imersão do usuário.

Considerações finais

Honor of Kings chega para acirrar a concorrência no segmento de MOBA mobile. Ele tem o diferencial de proporcionar um game mais cadenciado, com caminhos bem definidos conforme o personagem e uma experiência sem complicações para entender como funciona.

A parte gráfica agrada no geral e não deve impor grandes restrições ao usuário, mesmo se estiver com um smartphone com hardware mais fraco. Mas o grande destaque está na trilha sonora, a qual agrada pelos efeitos e pela dublagem, o que melhora a ambientação e a imersão do usuário.

No geral, entendemos que este jogo tem um grande espaço para crescer no cenário competitivo com a sua expansão global. Ele também serve de porta de entrada para o gênero em dispositivos móveis.

Interface intuitivaMecânica simples e objetivaBons gráficosDublagem em PT-BR
Sem suporte a acessórios externosFalta de detalhes sobre história dos personagens
História

Aqui consideramos os modos de jogo. Até agora, são mais limitados, mas dentro do previsto para o gênero.

Jogabilidade

Jogabilidade simples e intuitiva. De fácil compreensão para os iniciantes em MOBA.

Gráficos

Visual agradável para o mobile e não exige muito do celular.

Trilha Sonora

Efeitos são bem colocados, além da dublagem em PT-BR como um destaque positivo.

Imersão

Jogo traz boa imersão mesmo com o estilo mais cadenciado.

Nota Total

Honor of Kings tem espaço no segmento MOBA mobile e deverá crescer no cenário competitivo.

Vale a pena?

Honor of Kings será lançado no Brasil no dia 8 de março, para dispositivos móveis equipados com os sistemas Android e iOS. O game será gratuito para jogar, o que o torna uma opção bastante recomendada para quem deseja iniciar no gênero MOBA – até mais do que quem já curte outras opções, como Arena of Valor ou League of Legends: Wild Rift, por exemplo.

E aí, você curtiu o novo MOBA mobile que chega ao Brasil neste mês de março? Compartilhe conosco a sua opinião!

*Agradecemos à assessoria do jogo por ceder uma versão de acesso antecipado ao TudoCelular para esta análise!


2

Comentários

Honor of Kings chega ao Brasil para acirrar gênero de MOBA mobile | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas