LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privacidade paga: Twitter lança criptografia para DMs com diversas limitações na plataforma

11 de maio de 2023 7

Atualização (11/05/2023) - EB

Ontem Elon Musk anunciou que o Twitter oferecerá criptografia de ponta-a-ponta para as mensagens diretas (DMs) mesmo em chamadas de voz e vídeo. Hoje parte desta novidade foi finalmente liberada para o público, mas ela somente está disponível para quem pagar, isto é, for um assinante do Twitter Blue.

A tecnologia de criptografia de ponta-a-ponta permite que apenas os usuários presentes nas conversas vejam o que há nelas, ou seja, nem o próprio Twitter pode visualizar o seu conteúdo. Com ela, as mensagens são abertas em uma nova janela, garantindo que elas estão protegidas. A novidade já pode ser utilizada no Android, iOS e navegadores.

Opção de criptografia no Twitter. Imagem: Twitter

O lançamento da criptografia de ponta-a-ponta para DMs foi anunciado pela conta oficial de Elon Musk no Twitter, mas nem tudo parece estar funcionando como o planejado, pois o bilionário advertiu os usuários a testarem o recurso, mas não confiarem nele ainda.

Embora Musk não tenha explicado, é preciso que os dois usuários presentes na conversa sejam assinantes do Twitter Blue ou afiliados a uma organização verificada para ativar a criptografia, caso contrário as mensagens não serão totalmente protegidas.

Além disso, a proteção não está disponível para chamadas de voz e vídeo ainda, apenas mensagens de texto e links são criptografados no momento, o que significa que o recurso ainda é bastante limitado e não funciona com imagens, vídeos e muito menos grupos de conversas.

Outra limitação é que apenas 10 dispositivos poderão ter criptografia de ponta-a-ponta por usuário e contas com logins em novos aparelhos não poderão acessar conversas existentes. Em suma, isto significa que uma conversa protegida em um celular não poderá ser aberta em outro aparelho, caso você faça login em um novo.

Por fim, Matthew Green, cientista da computação e criptógrafo da Universidade Johns Hopkins, comentou que ainda é melhor utilizar aplicativos como Signal e WhatsApp para trocar mensagens com maior segurança, pois o Twitter está utilizando uma criptografia própria ao invés da que é utilizada nestes outros aplicativos.

Na prática, isto significa que Elon Musk optou por não utilizar uma solução de código aberto atual, que é poderoso, bem testado e confiável. Assim, caso algum problema ocorra nesta tecnologia proprietária, toda a sua estrutura pode ser prejudicada definitivamente.

A criptografia é um recurso de segurança importante. Infelizmente, eles só vão dar segurança para as pessoas que pagaram.

Por isso, Green afirma que o Twitter ainda está longe de ser uma plataforma tão segura quanto outras redes sociais, pois a segurança deveria ser uma prioridade e não um privilégio de poucos. Basta lembrar que o Twitter descontinuou a autenticação de dois fatores via SMS para contas gratuitas na rede em fevereiro, o que tornou milhares de contas vulneráveis a hackers.

Matéria original (10/05/2023)

Twitter: Elon Musk anuncia criptografia e chamadas de voz e vídeo para as DMs

O Twitter está implementando novas funções para as DMs na plataforma. A informação vem de Elon Musk, que publicou alguns dos novos elementos que devem fazer parte das mensagens privadas nas próximas atualizações. Criptografia e possibilidade de responder qualquer mensagem na conversa são alguns exemplos.

A primeira novidade mencionada está prevista para chegar à rede social nesta quarta-feira (10) e é um passo importante no quesito segurança. Dessa maneira, a própria empresa não terá acesso às mensagens de forma direta, evitando situações como a de um bug em 2018 que permitiu a desenvolvedores de terceiros visualizarem o conteúdo das mensagens diretas.

Em relação à outra característica citada, o modo de funcionamento será semelhante ao que se vê em outros mensageiros atualmente. Dessa maneira, o usuário não terá que responder somente a mensagem mais recente que recebeu e poderá citar qualquer outra que desejar.

As conversas privadas devem ganhar ainda mais atributos em um futuro próximo. De acordo com Musk, a plataforma também vai permitir ligações por voz e vídeo. Portanto, as pessoas vão poder conversar sem necessariamente ter que fornecer o número de telefone.

Mesmo que tenha revelado quando as DMs do Twitter receberão criptografia, Elon Musk não falou exatamente quando as outras novidades chegarão à plataforma. Entretanto, é provável que cheguem em breve à rede social, de acordo com a publicação do bilionário na rede.

Mais sobre o Twitter: confira os detalhes sobre o bug na plataforma que afetou o recurso "Roda" e o nosso tutorial para silenciar notificações indesejadas.

Twitter

Desenvolvedor: Twitter Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


7

Comentários

Privacidade paga: Twitter lança criptografia para DMs com diversas limitações na plataforma

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas