LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TicWatch Pro 5: relógio inteligente com duas telas e boa bateria | Análise / Review

27 de agosto de 2023 7

O TicWatch Pro 5 foi lançado no final de maio de 2023 como o novo relógio inteligente da Mobvoi. Ele chegou ao mercado depois de quase um ano da sua programação original. Mesmo assim, busca ser uma das melhores opções do segmento na atualidade.

O que será que este smartwatch é capaz de entregar ao usuário durante o uso? Quais são os principais recursos que temos aqui? O TudoCelular experimentou uma unidade e detalha o dispositivo para você agora.

Design e construção

O seu design foi feito para se parecer com um relógio casual, ao mesmo tempo em que combina um conjunto moderno para ser explorado ao máximo em qualquer tipo de condição e ambiente.

Ele chega com uma caixa circular de aço inoxidável e alumínio série 7000, com detalhes em nylon de alta resistência em conjunto à fibra de vidro. Tudo isso em um produto que pesa pouco mais de 44 gramas.

A pulseira nativa na cor preta tem 24 mm e é feita de silicone. Ela vem com vários furos para ser bem ajustada em qualquer pulso e pode ser removida facilmente, caso queira personalizar com outra comprada separadamente.

A junção da caixa com a pulseira permite uma experiência bastante confortável. Apesar de ser um relógio de porte grande, ele fica praticamente imperceptível quando colocado, o que permite usar por muitas horas ininterruptamente, sem qualquer tipo de incômodo.

Outro ponto bastante perceptível neste modelo está na sua resistência. Estamos falando da classificação 5 ATM, para ser usado na água, e da certificação militar MIL-STD-810H, que garante a sobrevivência em condições extremas. Sem contar o vidro Gorilla Glass, para proteção extra contra arranhões.

Do lado direito da caixa, ficam localizados dois botões. O de cima é responsável por acessar os apps recentes com um toque, ou desligar e reiniciar o sistema ao pressioná-lo por alguns segundos. Já o do meio serve para voltar à tela inicial ou entrar na lista de aplicativos ao apertar uma vez, além de funcionar como uma coroa giratória para navegar no sistema.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Embaixo, estão os vários sensores para acompanhar a sua saúde. Ainda na base, de um lado ficam os conectores magnéticos para o carregamento; e do outro, aparece a saída de som. Mas esse é um assunto para logo mais.

Tela e som

Um diferencial do TicWatch Pro 5 consiste em trazer duas telas na mesma caixa. A principal se trata de uma OLED de 1,43 polegada, com resolução de 466 x 466 pixels e densidade de 326 ppi.

Ela entrega uma excelente visualização e não decepciona no nível de brilho nem no amplo ângulo de visão. Dá para usar em qualquer ambiente e não sofrer para enxergar o que está sendo exibido.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Por cima dela, está um display LCD do mesmo tamanho, que se destaca por ter um consumo energético ultrabaixo. Este é responsável por fornecer o Always-on Display e tem retroiluminação com 18 cores diferentes, para indicar condicionamento físico e estado cardíaco durante os treinos.

A alternância entre as duas acontece ao dar um toque no visor. De uma forma bastante sutil, o relógio desliga a tela secundária econômica e liga a principal, para fornecer os recursos completos na hora certa e poupar a bateria nos momentos em que você não precisar.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Este vestível contém alto-falante e microfone embutidos. Em outras palavras, quando ele estiver conectado ao seu celular, você vai poder usá-lo como um viva-voz. Sem falar na possibilidade de ouvir e mandar mensagens de voz, ou ainda ouvir o seu alarme tocar diretamente no seu pulso.

Ainda dá para reproduzir músicas diretamente do relógio por serviços de streaming. Mas não espere muito aqui da qualidade sonora. Pelas limitações do alto-falante, este será apenas um quebra-galho focado em facilitar a sua vida quando precisar ouvir algum áudio e não estiver com o celular por perto.

Hardware, sistema e conectividade

O TicWatch Pro 5 estreia o Snapdragon W5 Plus Gen 1, chip da Qualcomm feito especialmente para relógios inteligentes. O hardware promete 50% mais desempenho e o dobro de agilidade para abrir os aplicativos. Ele é acompanhado de 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno.

No geral, vimos que o desempenho entrega o que promete. Este wearable consegue rodar todos os apps com boa rapidez e desempenha bem durante o uso. Você não terá grandes atrasos nem engasgos enquanto aproveita o produto.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O relógio sai da caixa com o Wear OS, sistema operacional do Google para smartwatches. Durante os testes, ele estava atualizado com o pacote de segurança de julho de 2023 e na versão 3.5 da plataforma, baseada no Android 11.

Uma das qualidades do sistema da gigante de buscas é a integração com a Play Store, que permite uma grande variedade de aplicativos. Dá para utilizar alguns do próprio Google, como o Maps, para se localizar com o GPS; a Carteira, que permite pagamentos por aproximação; e o Home, ao controlar os dispositivos da sua casa conectada.

Mas também tem suas opções de outras empresas. Dá para curtir streamings musicais como Spotify, Deezer e Amazon Music; e até mesmo instalar navegador para acessar páginas da web.

Mas nem tudo é alegria por aqui. O problema é que a Mobvoi colocou apps nativos diferentes para praticamente qualquer ação, seja de recurso de sistema, de monitoramento de saúde ou de atividade física, o que deixa a lista gigante de ferramentas e dificulta a encontrar o que deseja.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Sentimos falta ainda da integração com o Google Assistente neste relógio. Por ter software baseado no Android e acesso ao Google Home, seria fundamental aproveitar o uso também com a assistente virtual da empresa.

Pelo menos, é possível baixar a concorrente Alexa e integrar o seu acesso ao segurar o botão da coroa giratória. Aqui sim, você pode dar comandos por voz e receber informações no seu pulso. Há também uma boa variedade de mostradores gratuitos para escolher.

Também não podemos nos esquecer das funcionalidades básicas do sistema. Estamos falando do alarme, do temporizador, do cronômetro e da lanterna. Ao deslizar para o lado, há um card com a previsão do tempo, um para calculadora, um com o calendário, além dos que exibem as informações da sua saúde.

Na parte de conectividade, o relógio oferece Wi-Fi de 2,4 GHz e Bluetooth 5.2, o que permite tanto funcionar de maneira mais independente quanto conectado ao seu celular. Aqui também há NFC, que permite o uso em pagamentos por aproximação. Ficou só faltando suporte a rede móvel, para ter internet de qualquer lugar.

Saúde e atividades físicas

Vamos ao que mais importa aqui. Começando pela saúde, este smartwatch oferece uma série de recursos para acompanhar a sua saúde. Os sensores realizam a medição da frequência cardíaca, o monitoramento da oxigenação no sangue e o nível de estresse.

Eles podem ser acompanhados e organizados por dia, semana ou mês, para que você tenha o acompanhamento recente e também a evolução ao longo de um período maior. No caso da saturação, ainda é possível checar uma média de todo o tempo medido.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Um ponto importante está no acompanhamento mais profundo da sua saúde. Além da frequência cardíaca, este relógio identifica algumas irregularidades e emite um alerta para você se identificar fibrilação atrial, arritmia cardíaca ou mudanças de taxas em repouso.

O monitoramento de sono também aparece por aqui, com relatórios detalhados sobre o tempo dormido, os estágios de sono e quais alterações você teve na frequência cardíaca, na oxigenação e até mesmo na temperatura da pele enquanto descansava.

Falando sobre o estresse, o relógio divide o indicador em quatro zonas, conforme o seu estado, e ainda oferece exercícios de respiração para diminuir o nível de tensão do momento.

Passando para as atividades físicas, a fabricante promete mais de 100 modos de exercícios profissionais. Notamos que as opções são bastante específicas e personalizadas. Dá para você ativar um treino genérico de musculação, por exemplo, ou ser específico se quiser monitorar uma série de supino.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Há calibragem GPS para dar uma base de dados maior sobre os seus resultados, além do contador de passos. Vimos em todos os testes aqui uma precisão bastante satisfatória nos resultados indicados.

Bateria

Afinal, como este smartwatch se sai em autonomia? A Mobvoi colocou uma bateria com capacidade de 628 mAh, que promete até 80 horas no modo inteligente, ou até 45 dias no modo essencial.

Fizemos o nosso teste de uso direto com medição constante de batimentos cardíacos e oxigenação do sangue, além de monitoramento do sono todas as noites e cerca de uma hora de treino.

Tivemos um rendimento de quatro dias completos, certamente com impacto grande pelo uso da tela LCD no Always-on Display. O resultado agrada bastante, já que rivais da Apple e da Samsung não costumam chegar nessa duração total.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E quanto ao carregamento? A fabricante apenas manda o cabo USB com conector magnético na outra ponta, então utilizamos um adaptador comum de 15 W. O resultado foi um tempo total de carregamento de 1 hora e 16 minutos, até chegar nos 100%.

Entendemos que a recarga poderia ser mais rápida, mas notamos que há uma desaceleração nos 20% finais do processo, muito provavelmente para proteger a bateria. Mesmo assim, não chega a ser um intervalo gigante para deixar o acessório ligado na tomada.

Considerações finais

No geral, entendemos o TicWatch Pro 5 como um dos relógios inteligentes mais interessantes que já passaram pela nossa bancada. Ele tem um design premium e resistente, que não fica devendo nada para os concorrentes.

A presença de duas telas é um grande diferencial, não somente pelos recursos e pela qualidade que elas proporcionam, mas também por ajudarem de forma considerável na autonomia. E por falar em bateria, está aqui um ponto em que este smartwatch fica até acima de modelos da Samsung e da Apple.

A presença do Wear OS é outro ponto positivo, pelas integrações que o sistema suporta e pela variedade de apps disponíveis. Só que a fabricante poderia dar uma condensada nos seus aplicativos nativos, para não se tornar uma lista grande e confusa ao usuário.

O desempenho não decepciona também. O Snapdragon W5 Plus da Qualcomm permite navegar com tranquilidade e acessar qualquer ferramenta sem travamentos ou engasgos. Ficou faltando apenas o relógio ser compatível com o Google Assistente, para tornar a experiência mais completa.

Os monitoramentos de saúde e de atividades físicas agradam tanto nas opções disponíveis quanto na precisão que cada um oferece. Não temos aqui tantas opções mais complexas, como um Galaxy Watch 6 ou um Apple Watch Ultra, porém o que é oferecido já é suficiente para você acompanhar em detalhes o seu coração e os seus treinos.

Design confortávelConstrução premiumCertificação 5 ATM e militarCoroa giratóriaTela OLED de alta qualidadeTela LCD com boa economia de energiaMicrofone e alto-falante integradosWear OS 3.5 com bom catálogo de appsÓtimo desempenho com chip Snapdragon W5 Plus Gen 1Monitoramento detalhado da saúdeAlta variedade e precisão em atividades físicasBoa autonomia de bateria
Incompatível com Google AssistenteSem ECGConectores magnéticos proprietáriosNão há suporte para carregamento sem fioDisponibilidade apenas internacional

A Mobvoi não chegou a lançar oficialmente o TicWatch Pro 5 no Brasil, mas a empresa realiza a venda internacional do relógio inteligente pelo seu site oficial, a um preço sugerido de R$ 1.789.

Por um valor similar, já é possível encontrar o Galaxy Watch 5 Pro. Ele traz a sua coroa digital, um acabamento em titânio, o suporte a LTE e a medição de ecocardiograma como diferenciais, só que perde na bateria. O Apple Watch Series 7 também fica atrás em autonomia, mas oferece integração maior com o iPhone e recursos extras de saúde, além de ter opção de rede móvel.

O que você achou deste smartwatch? Considera ele uma opção melhor que os modelos da concorrência? Fale tudo aí no espaço abaixo.


7

Comentários

TicWatch Pro 5: relógio inteligente com duas telas e boa bateria | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas