Segurança 02 Jan
O já lançando aplicativo Celular Seguro receberá uma nova funcionalidade que permitirá os usuários cadastrados a localizarem os seus aparelhos que foram perdidos, furtados ou roubados. Nesta sexta-feira, o Ministério da Justiça divulgou que pretende incorporar na plataforma essa funcionalidade.
A funcionalidade foi desenvolvida pelo governo do Piauí e lá parece ter sido muito bem-vinda, pois agora será implementado ao nível nacional. Entretanto, deve levar alguns meses ainda para a novidade chegar para todos, pois por recomendação do ministro Ricardo Lewandowski, ajustes estão sendo realizados.
Conforme foi dito pelo MJSP, essa funcionalidade é coordenada pela Polícia Civil do Piauí, que também desenvolveu um software capaz de realizar o armazenamento de dados dos smartphones do estado. Em nota, o órgão explicou que quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e aparelho a conta foi criada.
Caso o aparelho em que a conta foi registrada estiver com um registro de furto ou roubo, o seu interceptador é automaticamente intimado por WhatsApp a comparecer na delegacia para dar explicações.
Caso o atual dono não apresente uma nota fiscal do dispositivo, ele será entregue para as autoridades que farão o encaminhamento para o verdadeiro dono. Isso deve acabar com venda de celular sem nota em feiras e outros lugares que não são “tão confiáveis”. O Celular Seguro já está disponível para Android e iOS.
O aplicativo também registrou 1,8 milhão de pessoas se cadastrando na plataforma que foi lançada em 19 de dezembro do ano passado. O Celular Seguro também registrou 37,6 mil alertas de bloqueios, número que cresceu 41%. Até a primeira quinzena de fevereiro eram um total de 22 mil solicitações.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Comentários