LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Solo Leveling: ARISE entrega jogo de ação para fãs do webtoon | Análise / Review

08 de maio de 2024 2

Nesta quarta-feira (8), o game Solo Leveling: ARISE foi lançado como o mais recente jogo de ação da Netmarble – a mesma de títulos como A3: Still Alive e Blade & Soul: Revolution. Ele se trata de uma adaptação de um webtoon sul-coreano chamado Solo Leveling.

Será que o título oferece uma boa diversão ao jogador? Quais são os destaques que ele entrega? O TudoCelular testou o game nos últimos dias em acesso antecipado e conta para você.

História

Solo Leveling: ARISE levou para os dispositivos móveis e computadores uma adaptação do webtoon/anime da Coreia do Sul. A trama trata da história de Sung Jinwoo, um caçador considerado fraco que se vê em meio a uma luta pela sobrevivência da raça humana.

Nesse contexto, os humanos passam a contar com habilidades mágicas, usadas no combate contra os monstros. Assim, o protagonista acaba despertando seu talento especial em meio ao cenário caótico.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Diferente do que é visto na animação sul-coreana, no jogo, a história não retrata o personagem principal sozinho. Ele conta com ajuda de até outros três integrantes durante as missões.

Os diálogos acontecem em uma frequência acima do desejado, o que pode tornar um pouco cansativo para o jogador que deseja mais momentos de ação. Você até tem a opção de pular as falas, mas poderá perder alguma parte importante da história.

Apesar de a versão prévia não ter localização em português, a edição final já entrega menus e legendas em português. Sempre reforçamos a importância de ter a tradução, para gerar uma identificação maior com o público local.

Jogabilidade

A mecânica se trata de um gênero de ação, com missões que demandam ao protagonista alcançar algum objetivo ou chegar a um local específico. Ao longo do progresso, é comum aparecerem inimigos mais fracos e outros monstros gigantes.

Como já foi falado na história, Sung Jinwoo não está solitário nesta jornada. É possível colocar os ajudantes em ação de forma automática ou quando requisitados manualmente por um comando específico.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Na busca por manter a fidelidade em relação à obra original, a desenvolvedora trouxe os principais recursos e armas retratados na animação, enquanto acrescentou mais personagens e missões para ampliar a jogatina.

Apesar de as missões serem curtas, você pode explorar outros minigames com desafios diferentes, como corrida contra o tempo. O sistema de habilidades agrada e te exige coletar os itens e as moedas ao longo das aventuras, os quais são conquistados sem grandes desafios.

Ao longo das tarefas de limpar os portões e vencer os chefes, dá para perceber uma ascensão na dificuldade. Isso ocorre de maneira bastante suave no início e acompanha o conhecimento do jogador sobre as habilidades fornecidas pela jogabilidade. Depois de um tempo, você pode sentir um aspecto mais complexo para vencer sem aderir às microtransações.

Nós jogamos a versão para Android e percebemos uma boa inserção dos comandos na tela sensível ao toque. Logo no começo, você inclusive pode escolher o layout dos botões, para configurar no que mais seja interessante ao seu estilo de jogo.

Gráficos e trilha sonora

Apesar de se tratar de um game criado também para PCs, ele está muito bem adaptado na parte gráfica para celulares. A qualidade agrada, com boas cores e um elevado nível de detalhes nos elementos dos cenários.

Um dos pontos notados na versão prévia é que as telas de carregamento contam com um tempo de espera um pouco acima do normal. Mesmo assim, durante as missões, você terá uma ótima fluidez nos movimentos, nos golpes físicos e nos especiais mágicos.

Outra característica a se ressaltar na parte visual é a fidelidade dos traços em relação à animação original. Tanto as cutscenes quanto os momentos de gameplay são feitos seguindo o design já conhecido dos fãs.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A trilha sonora se adapta bem a qualquer ambiente. Você pode se sentir mais imerso na missão com os sons inseridos no game. Eles acertam na ambientação, especialmente durante lutas contra chefes.

Vale destacar que o game possui dublagem em inglês, japonês e coreano. Ela se destaca por aproveitar os dubladores originais do anime para o game, o que sempre é positivo para quem acompanha as animações e se aventura posteriormente no jogo.

Apenas sentimos falta de vozes também em português, algo que ressaltamos ampliar a base de público local e a identificação com esses mesmos jogadores.

Considerações finais

O jogo tem o foco principal nos fãs do webtoon sul-coreano. Ou seja, aqueles que conhecem a história e querem vê-la retratada e interagir com os acontecimentos dela por meio de um jogo eletrônico.

Para alcançar um público “fora da bolha”, o game precisa mostrar mais. Os gráficos são um ponto positivo que atraem os jogadores, graças aos elementos dos cenários e aos traços dos personagens.

No entanto, o desafio está na jogabilidade. Em outras palavras, em eventuais atualizações futuras, o game precisará dar maior variedade aos combates e ter eventos dinâmicos, para conquistar mais gamers.

História fiel à animaçãoUso de ajudantes nos combatesGráficos com traços fiéis ao originalTrilha sonora favorece imersãoDubladores oficiais nos idiomas originais
Jogabilidade repetitivaQuantidade exagerada de diálogosDificuldade posterior pode tornar pay-to-win

Solo Leveling: ARISE é gratuito para jogar e está disponível para os sistemas Android e iOS, nos dispositivos móveis, e para as plataformas Steam, Google Play Games e instalação direta, em PCs.

Qual é a sua avaliação sobre o novo jogo Solo Leveling: ARISE? Compartilhe conosco a sua opinião!

*Agradecemo a Theogames – assessoria da Netmarble – por ceder acesso antecipado ao jogo para esta análise!

História

História agrada e é fiel à animação original.

Jogabilidade

A mecânica fica como o ponto fraco do jogo, por entregar poucos diferenciais e muita repetição.

Gráficos

Visual bem feito, com traços fiéis e cenários cheios de elementos bonitos, mesmo no celular.

Trilha Sonora

Os sons contribuem positivamente para a experiência.

Imersão

Imersão é impulsionada pela história, gráficos e trilha, mas fica abaixo do desejado pelos diálogos excessivos e pela jogabilidade abaixo do desejado.

Nota Total

Jogo entrega uma experiência satisfatória no geral, mas deve ficar nichado aos fãs de Solo Leveling.


2

Comentários

Solo Leveling: ARISE entrega jogo de ação para fãs do webtoon | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas