
Economia e mercado 04 Jul
Itaú Unibanco e Rede se uniram para lançar uma solução relacionada ao uso do Pix. Anunciada pelas empresas recentemente, a novidade traz para a prática o uso do Pix por aproximação. Com lançamento previsto para outubro deste ano, a funcionalidade promete transformar o modo de usar o método de pagamento.
Angelo Russomanno é diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco e comentou sobre a novidade:
Essa solução surgiu em meio à nossa busca constante por melhorar a experiência dos clientes. O uso do Pix nas compras presenciais nos comércios ainda apresenta desafios de experiência e usabilidade, e desenvolvemos uma ferramenta que permitisse levar a experiência para os mesmos níveis de facilidade e fluidez de quando utilizamos o celular para pagar com cartão de crédito ou débito. Reconhecemos e valorizamos a importância do Pix para o ecossistema de pagamentos e a sociedade brasileira, e priorizamos esse tema em nossa agenda de inovação – posicionando o Itaú e a Rede, mais uma vez, como pioneiros no mercado brasileiro, liderando iniciativas que impactam todo o mercado e transformam a experiência dos clientes.
De modo geral, a novidade deve funcionar da mesma maneira em que se utiliza o por aproximação com os cartões cadastrados em carteiras virtuais. Ou seja, basta aproximar um celular da maquininha para realizar o pagamento em um processo que reduz para 6 segundos algo que era realizado em quase 40.
O diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco, Mario Miguel, também falou sobre o novo recurso:
O pagamento via NFC teve muita aderência entre os consumidores brasileiros – dados mais recentes do mercado apontam que 57,7% das transações no mundo físico são feitas com o uso desta tecnologia. Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação. Entendemos que essa era uma jornada que traria muitos ganhos para o Pix, com benefícios relevantes de tempo para os consumidores e empresas. Fomos o primeiro banco brasileiro a ter aplicativo para celular, a oferecer o cartão virtual e a ter todas as carteiras digitais, construindo uma estrada bastante sólida na oferta de inovações no setor de pagamentos – sempre com a segurança que é marca do Itaú.
Esse recurso usa a tecnologia de iniciação de pagamentos sem redirecionamento do Banco Central. No caso, o Pix por aproximação traz maior segurança como outra vantagem relevante, já que não precisa acessar o app do banco para fazer o pagamento. A respeito das vantagens, Russomanno diz que:
Em ambos os casos, a economia de tempo terá impacto relevante: para as empresas, permitindo que o atendimento seja mais rápido, reduzindo filas e permitindo a realização de mais transações; para os consumidores, além da agilidade, a modalidade acaba com a necessidade de abrir o aplicativo bancário para realizar a transação. Por isso, a Rede pensou em uma solução que poderá ser utilizada por todos os consumidores, independentemente de sua instituição financeira. E essa é apenas uma das iniciativas que estamos desenvolvendo para melhorar exponencialmente a jornada dos pagamentos. Já estamos trabalhando em outras melhorias, sempre pensando na experiência do cliente.
Confira também: as últimas novidades implementadas no app da instituição e o lançamento de um alerta que avisa sobre transações em pix suspeitas.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários