LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Elite dobra desempenho do 8 Gen 3 ao rodar A Plague Tale: Innocence em emulação

06 de novembro de 2024 16

Testes feitos em um celular equipado com Snapdragon 8 Elite indicam que o chip premium mais recente da Qualcomm é capaz de entregar mais que o dobro do desempenho gráfico frente ao 8 Gen 3 em certos games em emulação do Windows, obtendo taxas de quadros bastante fluidas. Um dos títulos que mais se destacaram foi A Plague Tale: Innocence, em que o chipset superou a barreira dos 60 FPS.

A análise foi feita pelo usuário LetCook (@cozy_OSS) em condições que não chegaram a ser detalhadas. Considerando materiais divulgados durante o lançamento do Snapdragon 8 Elite, tudo indica que o Realme GT 7 Pro foi o smartphone usado, com um novo emulador de Windows, o Game Fusion.

Configurações gráficas e resolução também não foram reveladas, mas é de se esperar que sejam as mesmas usadas no 8 Gen 3 avaliado pelo perfil no passado. O foco está no comparativo entre as duas plataforma, que impressiona com saltos massivos para o componente de nova geração.

Com 100% de uso da GPU, um indício de que as limitações de CPU não são tão gritantes, permitindo que a potência gráfica do chip seja explorada por completo, o 8 Elite foi capaz de entregar taxas de quadros médias de 64 FPS ao rodar o game A Plague Tale: Innocence através do Game Fusion. Por sua vez, em um cenário parecido, o 8 Gen 3 obteve apenas 24 FPS, representando um salto enorme de 166%, ou 2,6 vezes de uma geração para outra.

LetCook também divulgou gameplay em outros títulos, incluindo DOOM (2016), Devil May Cry 5 e The Witcher 3, e até alguns jogos mais recentes e pesados, como Star Wars Jedi: Survivor e Kena: Bridge of Spirits. Todos mantiveram as taxas de quadro entre 45 FPS e 60 FPS, com certos games menos exigentes, como Fallout 4, batendo os 70 FPS.

Apesar dos testes focarem na GPU, os aprimoramentos significativos de desempenho proporcionados pela CPU também têm um papel fundamental nos números observados — a emulação é uma técnica pesada para o processador, mas os avanços do 8 Elite nesse ponto amenizam os impactos, abrindo assim mais brechas para que a GPU possa trabalhar melhor.

Vale lembrar que esse não é a primeira tentativa de sucesso de rodar um jogo AAA usando o novo chip: em uma avaliação similar, a versão original de Red Dead Redemption ultrapassou os 160 FPS, ainda que, mais uma vez, não saibamos quais configurações foram usadas.

Diante desses testes, o Snapdragon 8 Elite parece ter potencial para rodar jogos pesados com boa qualidade e desempenho — resta agora saber se os ganhos serão motivo suficiente para atrair os desenvolvedores a portarem mais títulos para smartphones.


16

Comentários

Snapdragon 8 Elite dobra desempenho do 8 Gen 3 ao rodar A Plague Tale: Innocence em emulação

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas