Rumores 05 Nov
Testes feitos em um celular equipado com Snapdragon 8 Elite indicam que o chip premium mais recente da Qualcomm é capaz de entregar mais que o dobro do desempenho gráfico frente ao 8 Gen 3 em certos games em emulação do Windows, obtendo taxas de quadros bastante fluidas. Um dos títulos que mais se destacaram foi A Plague Tale: Innocence, em que o chipset superou a barreira dos 60 FPS.
A análise foi feita pelo usuário LetCook (@cozy_OSS) em condições que não chegaram a ser detalhadas. Considerando materiais divulgados durante o lançamento do Snapdragon 8 Elite, tudo indica que o Realme GT 7 Pro foi o smartphone usado, com um novo emulador de Windows, o Game Fusion.
This game saw a major boost in performance
— LetCook (@cozy_OSS) November 5, 2024
Snapdragon 8 Gen 3: 24 fps (100% GPU usage)
Snapdragon 8 Elite: 64 fps (100% GPU usage)
That's a 166% performance increase 😳 pic.twitter.com/5N7x1UazYr
Configurações gráficas e resolução também não foram reveladas, mas é de se esperar que sejam as mesmas usadas no 8 Gen 3 avaliado pelo perfil no passado. O foco está no comparativo entre as duas plataforma, que impressiona com saltos massivos para o componente de nova geração.
Com 100% de uso da GPU, um indício de que as limitações de CPU não são tão gritantes, permitindo que a potência gráfica do chip seja explorada por completo, o 8 Elite foi capaz de entregar taxas de quadros médias de 64 FPS ao rodar o game A Plague Tale: Innocence através do Game Fusion. Por sua vez, em um cenário parecido, o 8 Gen 3 obteve apenas 24 FPS, representando um salto enorme de 166%, ou 2,6 vezes de uma geração para outra.
LetCook também divulgou gameplay em outros títulos, incluindo DOOM (2016), Devil May Cry 5 e The Witcher 3, e até alguns jogos mais recentes e pesados, como Star Wars Jedi: Survivor e Kena: Bridge of Spirits. Todos mantiveram as taxas de quadro entre 45 FPS e 60 FPS, com certos games menos exigentes, como Fallout 4, batendo os 70 FPS.
Games tested:
— LetCook (@cozy_OSS) November 5, 2024
- DOOM 2016 (45 fps)
- Wolfenstein II: The New Colossus (60 fps)
- GTA 5 (112 fps intro)
- Devil May Cry 5 (50 fps)
- Fallout 4 (70 fps)
- Star Wars Jedi: Fallen Order (50 fps)
- The Witcher 3 (55 fps)
- Rainbow Six Siege (60 fps)
- Resident Evil 3 / 2 / 7 (50 fps)
Apesar dos testes focarem na GPU, os aprimoramentos significativos de desempenho proporcionados pela CPU também têm um papel fundamental nos números observados — a emulação é uma técnica pesada para o processador, mas os avanços do 8 Elite nesse ponto amenizam os impactos, abrindo assim mais brechas para que a GPU possa trabalhar melhor.
Vale lembrar que esse não é a primeira tentativa de sucesso de rodar um jogo AAA usando o novo chip: em uma avaliação similar, a versão original de Red Dead Redemption ultrapassou os 160 FPS, ainda que, mais uma vez, não saibamos quais configurações foram usadas.
Diante desses testes, o Snapdragon 8 Elite parece ter potencial para rodar jogos pesados com boa qualidade e desempenho — resta agora saber se os ganhos serão motivo suficiente para atrair os desenvolvedores a portarem mais títulos para smartphones.
Comentários