22 Outubro 2024
A Infinix vem chamando atenção com várias tecnologias inovadoras em seus dispositivos, e em janeiro deste ano durante a CES 2024 a marca chinesa apresentou o E-Color Shift, que permite usar um design completamente novo nos smartphones. Agora, o portal GSM Arena conseguiu um exemplar de um novo conceito com a segunda geração da tecnologia, e publicou um hands-on detalhando seu funcionamento e mostrando como o aparelho é no mundo real.
Chamada de E-Color Shift 2.0, a funcionalidade permite que a traseira do smartphone seja quase que completamente alterada com comandos simples do usuário, podendo assumir diferentes cores e padrões. Ela trabalha de forma similar à primeira geração, combinando um filme eletrocrômico sólido que pode mudar de cor e um filme eletroluminescente que pode acender, porém conta com mais zonas de atuação, em vez de se limitar a uma grade 2x2.
A customização é feita por meio do app ColorShift da Infinix, sendo possível escolher atualmente entre seis padrões diferentes, com seis paletas de cores predefinidas. Enquanto o plano de fundo pode assumir tons de branco, preto, laranja, amarelo ou azul, as demais cores são pensadas para criar contraste com o plano de fundo escolhido, sendo dados vários exemplos de combinações no vídeo abaixo:
Um ponto a ser destacado é que a alteração entre padrões não acontece de forma tão rápida quanto mostrado no vídeo, que foi acelerado propositadamente. Segundo o GSM Arena, levam alguns segundos até que a cor escolhida preencha totalmente o painel traseiro, mas a partir daí não é necessário nenhum consumo de energia, e o tom permanece mesmo que o aparelho seja desligado.
Também é possível escolher um "modo aleatório", que troca as cores e padrões de desenho de tempos em tempos, algo ótimo para quem enjoa rápido do visual do smartphone. Nesse caso, porém, o consumo de energia deve aumentar, já que o aparelho ficará sempre ativando as correntes elétricas responsáveis por mudar as cores.
A Infinix ainda trabalha em outras funções interessantes para o uso da tecnologia, como mostrar notificações de mensagens e alertas de chamada perdida, ou nível da bateria durante a recarga. Um caso de uso divulgado é quando o usuário recebe uma chamada e o aparelho descarrega antes que ele possa perceber, algo que ficaria "marcado" na traseira do celular da Infinix com o Color Shift 2.0, alertando-o para buscar uma fonte de energia o quanto antes.
Além disso, existe a possibilidade do padrão traseiro se adaptar ao papel de parede do smartphone, refletindo clima, cores ou até mesmo o humor de pessoas em fotos. Infelizmente, até então ele se baseia apenas em imagens, usando uma ferramenta baseada em IA para reconhecimento de padrões, mas nada impede que ele use o próprio app de previsão do tempo para este tipo de informação no futuro.
Por se tratar de um conceito, ainda não há qualquer previsão de vermos um smartphone com o Color Shift no mercado, mas a Infinix já mostrou que consegue levar tecnologias inovadoras para seus dispositivos, como o carregamento magnético disponível no Note 40 5G. Outras empresas do grupo Transsion, como a Tecno, também vêm chamando a atenção, apostando em celulares dobráveis acessíveis e funcionalidades exclusivas para atrair o público.
Comentários