Asus 19 Nov
Mais recente chip da MediaTek para celulares premium, o Dimensity 9400 mostrou excelentes resultados em teste que avaliou as capacidades gráficas do componente. Munida de uma GPU poderosa da ARM, a plataforma entregou os melhores números de benchmark em um smartphone até o momento, sendo ainda campeão em eficiência energética.
Feitas em um Vivo X200 Pro, as análises são do canal Golden Reviewer, conhecido por manter um ranking completo de eficiência e performance de dispositivos móveis, e mostram que a GPU Immortalis-G925 de 12 núcleos usada pela MediaTek é uma das melhores disponíveis atualmente.
Para obter os dados, o YouTuber rodou três benchmarks da suíte 3DMark — Steel Nomad Light (mais moderno, recursos exigentes), Solar Bay (Ray Tracing) e Wild Life Extreme — e registrou as pontuações junto ao consumo de energia de cada chip. A eficiência, definida em pontos por Watt, é então obtida ao dividir essas pontuações pelo consumo.
GPU performance/efficiency for Dimensity9400 in Vivo X200 Pro.
— Golden Reviewer (@Golden_Reviewer) November 4, 2024
Note that both peak performance and power are lower compared to the official test device from MTK, this is due to: 1.lower RAM freq(8533 vs 10667) 2. more conservative tuning by Vivo(focus on efficiency) pic.twitter.com/jn4XawRdjD
Começando pelo Steel Nomad Light, o Dimensity 9400 foi capaz de atingir 2.449 pontos enquanto consumiu 9,4 W, obtendo eficiência de 259,6 pontos por W. Já no Solar Bay, a plataforma garantiu 11.817 pontos com consumo de 11,4 W, e consequente eficiência de 1.034,8 pontos por W. Por fim, no Wild Life Extreme, o processador chegou aos 6.506 pontos e consumiu 10,9 W, entregando eficiência de 598,5 pontos por W.
Com esses resultados, a solução da MediaTek não apenas se tornou a mais potente presente em um celular, como também a mais eficiente, superando até mesmo o Apple A18 Pro da série iPhone 16 Pro nos três testes. Apenas o Apple M4 consegue passar à frente do 9400 em termos de velocidade, apesar de ainda perder em eficiência por consumir mais energia.
Diante dos números impressionantes, é possível dizer que a conquista é consequência da combinação da litografia N3E de 3 nm da TSMC com a arquitetura robusta da GPU desenvolvida pela ARM. Apesar disso, há um competidor que pode destronar o Dimensity: o Snapdragon 8 Elite. O criador de conteúdo afirma que testará a plataforma da Qualcomm em breve.
Outro aspecto importante destacado por Golden Reviewer é a diferença em relação aos números oficiais de performance divulgados pela MediaTek, que são maiores que os vistos no X200 Pro. Isso já era esperado frente ao uso de memória mais lenta e de um possível foco da Vivo em eficiência, não se tratando necessariamente de um problema, ainda mais quando consideramos que o telefone dominou o ranking de desempenho.
Lançado na China em outubro, o Vivo X200 Pro foi o primeiro smartphone a trazer o Dimensity 9400, e estreou o Android 15. O aparelho também se destaca pela enorme bateria de 6.000 mAh com recarga de 90 W e câmeras com telefoto de 200 MP e otimizações da Zeiss. A família Vivo X200 já está confirmada para estrear no mercado global em 21 de novembro, mas infelizmente o Brasil deve ficar de fora da lista.
Comentários