23 Janeiro 2025
A Tecno realizou na China esta semana seu evento Future Lens 2024, onde apresentou tecnologias inovadoras para captura de imagens com smartphones. O foco este ano, claro, ficou no uso de Inteligência Artificial para aumentar a qualidade das imagens, mas também tivemos novidades importantes na parte de hardware, especialmente quando falamos de uso de zoom óptico.
Foram três os principais lançamentos da Tecno, incluindo a arquitetura Tecno Image Matrix (TIM) que será aplicada em seus próximos dispositivos, o EVS Dynamic Snapshot para fotos instantâneas de cenas com muita movimentação, e o Tap Any Zoom Dual Prism Telephoto, que dá muito mais liberdade na hora de registrar momentos de assuntos em distâncias longas.
Começando pela Image Matrix, temos uma nova arquitetura que promete melhorar a forma como as imagens são trabalhadas pelos dispositivos. De forma resumida, temos quatro unidades de hardware responsáveis por alimentar a camada de desconstrução: hardware da câmera, sensor, chipset e display. Essa camada, por sua vez, conta com vários parâmetros que serão trabalhados para o processamento da imagem: detecção, calibração, fusão, redução de ruído, geração, segmentação, estabilização e ajuste de tons.
O próximo passo é transmitir todas as informações para a camada de reconstrução, que conta com algoritmos proprietários da Tecno e vários modelos de IA para remontar a imagem da forma mais otimizada possível, quando por fim temos a camada de aplicação, onde estão as funções de software voltadas para melhorar as imagens, como modo retrato, modo otimizado para vídeo e muito mais.
Segundo a Tecno, essa organização tornaria mais otimizado o trabalho de processamento das imagens, o que por sua vez daria margem para novas funções, que seriam aplicadas de maneira mais rápida e eficaz.
Passando para a segunda novidade, o EVS Dynamic Snapshot usa sensores de imagem EVS, que trabalham de forma diferente em relação aos sensores CMOS RGB usados normalmente em smartphones. Esse tipo de componente é "ativado" quando há um movimento, e por isso consegue registrar detalhes muito maiores de cenas dinâmicas, como corridas em alta velocidade, animais ou esportes como esgrima e tênis.
A ideia da Tecno é unir ambos os tipos de sensores, fazendo com que a câmera seja capaz de captar os detalhes de movimento com o sensor EVS, enquanto um sensor RGB tradicional fica responsável por tirar fotos estáticas e captar as cores da melhor forma possível. Ao final do processo ambas as fotos são mescladas, entregando imagens com foco perfeito mesmo nas cenas mais desafiadoras.
Por fim, temos o Tap Any Zoom Dual Prism Telephoto, que usa um pioneiro sistema com duplo prisma móvel para mudar completamente a forma como as fotos com zoom óptico são feitas. Nele, temos um grande módulo "duplo-periscópico" com estabilização óptica de imagens (OIS), que usa um algoritmo proprietário para melhorar seu foco e assim conseguir registrar melhores fotos de assuntos mais distantes.
A ideia da Tecno é que você dê um duplo toque no objeto ou pessoa que deseja fotografar, e então o algoritmo será capaz de identificar a melhor distância focal para aquela captura, enquadrando perfeitamente o assunto. Além disso, será possível voltar à foto "original" para reenquadrar novas fotos a partir dela, algo como a Nokia fazia com o zoom digital do Lumia 1020.
Por fim, a Tecno promete uma qualidade maior das imagens graças ao uso de sensores maiores do que temos atualmente em lentes periscópicas, o que ajudaria ainda a corrigir problemas de distorção, e a entregar imagens mais nítidas de longas distâncias.
As novidades apresentadas pela Tecno no Future Lens 2024 devem chegar a ao menos um smartphone premium da marca ao longo de 2025, segundo a própria companhia, então podemos esperar por novidades interessantes no mercado de fotografia mobile para os próximos meses. Com feiras como CES e MWC acontecendo nos primeiros meses do ano, não devemos demorar até ter mais detalhes sobre esse misterioso celular focado em câmeras.
Comentários