Tech 01 Out
Deve levar um bom tempo até que possamos ver um emulador de PlayStation 3 rodando em celulares Android e iOS. Pelo menos em relação ao RPCS3, visto que os desenvolvedores não parecem estar engajados em levar o seu projeto para os dispositivos móveis neste momento.
Vale lembrar que um port do aplicativo foi lançado para versões baseadas em ARM dos sistemas Windows, MacOS e Linux. Como a aplicação estava disponível somente para sistemas x64, isso expande sua compatibilidade e houve a especulação de que os sistemas mobile receberiam uma versão para chamar de sua.
Porém, não houve tempo de sonhar muito, já que a publicação de anúncio já avisa que não há planos para realizar o port do RPCS3 para smartphones no momento. A razão para isso se dá pelos problemas que apareceram entre a comunidade de usuários envolvida e outros emuladores que se popularizaram anteriormente.
Um dos exemplos recentes foi o AetherSX2, que permitia jogar os jogos do PlayStation 2 nos celulares. Apesar dos bons momentos, a pessoa por trás desse projeto acabou desistindo de continuar com ele por causa de usuários tóxicos, que chegaram a ameaçá-lo de morte. A aplicação foi removida da Play Store.
Não apenas isso, como pessoas mal intencionadas usaram esse emulador como isca para distribuir versões ignorando as licenças de código-aberto. O Google não se mostra muito efetivo ao banir versões modificadas de programas como esse, que são malwares disfarçados e podem prejudicar os usuários, segundo a equipe do RPCS3.
De fato, não parece ter sido uma recusa definitiva, mas o time por trás do emulador de PS3 está focado em outros caminhos, inviabilizando a versão mobile. Por fim, confira os detalhes da última atualização que chegou ao ShaPS4, emulador do PS4 que já consegue rodar alguns jogos exclusivos.
Comentários