
Economia e mercado 10 Mar
10 de março de 2025 5
Característica tida como marca registrada da OnePlus, o slider de notificações (ou alert slider, em inglês) será removido de futuros celulares da companhia, em favor de um botão personalizável aos moldes do botão de ação visto em iPhones recentes. O anúncio, feito pelo CEO da OnePlus, Pete Lau, destaca que as funções do slider serão mantidas, mas que maior personalização será oferecida para proporcionar uma evolução necessária ao recurso.
O alert slider da OnePlus estreou junto com o segundo top de linha da empresa, o OnePlus 2, em 2015, possibilitando que o usuário acionasse os modos vibração e silencioso apenas movendo a chave. Desde então, a função virou uma referência para os aparelhos da fabricante, a ponto de gerar críticas quando o OnePlus 10T tentou removê-lo em 2022, retornando assim ao OnePlus 11.
A marca pretende agora realizar uma nova tentativa, mas desta vez substituindo o slider por um botão personalizável, similar ao botão de ação visto nos iPhones mais recentes. Conforme explica Pete Lau, a ideia é trazer uma evolução para o recurso, atendendo a pedidos de torná-lo mais customizável.
O CEO afirma que o hardware usado atualmente não permite personalizações, já que as funcionalidades de silenciar estariam vinculadas ao posicionamento da chave do slider. Para mudar essa situação, seria preciso adotar uma nova estratégia, que seria então baseada no uso de um botão.
Lau promete aos usuários que a possibilidade de silenciar o telefone com facilidade seria mantida, mas agora com mais versatilidade para quem pretende usá-lo para atalhos diferentes. A decisão estaria sendo discutida há 3 anos, e teria sido pensada com cautela frente às críticas sofridas com o OnePlus 10T.
O executivo dá ainda algumas pistas sobre o funcionamento da novidade, que seria "mais inteligente e adaptável ao seu uso", mas afirma que pretende guardar os detalhes para o futuro. Mesmo assim, no geral, o mecanismo parece muito similar ao botão de ação da Apple e de outras fabricantes.
Considerando se tratar de uma decisão um tanto polêmica, especialmente ao colocarmos na conta a resposta da comunidade ao OnePlus 10T, Pete Lau reforça que está aberto a feedback da comunidade para saber o que os consumidores esperam do novo botão. Não está claro, porém, se a decisão poderia ser revertida caso não seja bem recebida.
Também não se sabe quando a estreia do botão ocorreria, mas é provável que o vejamos chegar em alguns dos intermediários avançados planejados para os próximos meses, já que o OnePlus 13, top de linha mais recente da empresa, foi lançado em novembro. Devemos ter mais informações nos próximos dias.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários