LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5 motivos para não fazer root em seu dispositivo com Android

22 de junho de 2014 118

Para muitos, o acesso root em um dispositivo com Android é algo essencial. Com ele, podemos ter acesso a recursos que por padrão são bloqueados pela Google. Sendo possível fazer modificações mais extremas no sistema. Porém, é necessário lembrar que existem alguns riscos ao realizar este tipo de procedimento. Resolvemos, então, listar 5 motivos para não realizar o processo de root em seu dispositivo com Android.

Riscos de segurança

Ao realizar acesso root em seu dispositivo, você poderá deixar o sistema mais vulnerável. Isso não quer dizer que ele estará mais propenso a ser infectado por malwares, mas sim, que se algum malware infectar o seu dispositivo, ele terá um maior controle sobre o sistema, já que o mesmo está totalmente disponível graças ao acesso root. Um hacker poderá até dominar o seu smartphone, tendo total acesso ao sistema e podendo, assim, realizar um grande estrago.

Alterações Perigosas

Com acesso root você poderá alterar qualquer arquivo do sistema. Talvez este seja o maior benefício, que leva muitos usuários a praticarem esse procedimento em seus dispositivos. No entanto, ele acaba sendo uma faca de dois gumes. Se você alterar algum arquivo importante do sistema, você pode causar algum dano que impeça que o Android seja iniciado, ficando preso em um boot infinito. Em alguns casos será necessário fazer um factory reset para recuperar o arquivo modificado, e em outros, será necessário reinstalar todo o sistema. Sendo assim, modificar arquivos do sistema pode acabar sendo algo perigoso para usuários iniciantes.

Aplicativo que verifica se você tem acesso root

Perda da Garantia

Talvez este seja o maior receio daqueles que estão em dúvida se devem ou não fazer root em seus dispositivos. Ao realizar o procedimento em qualquer dispositivo com Android, você estará automaticamente abrindo mão da garantia do aparelho. As fabricantes sempre informam este alerta nos manuais de seus produtos. No entanto, em muitos deles, você pode simplesmente remover o acesso root ou reinstalar a ROM original da fabricante e assim ter direito a garantia novamente. Porém, isto não é 100% garantido, onde algumas fabricantes usam algumas ferramentas para saber se o usuário fez ou não alguma modificação no sistema.

Procedimentos Diferentes

Não apenas cada fabricante, mas cada modelo possui um método diferente para se obter acesso root no dispositivo. Alguns procedimentos são bem simples, sendo possível ter acesso root com poucos cliques. Muitas ferramentas funcionam apenas no PC, e geralmente no Windows. Assim, se você não possui um PC com o sistema da Microsoft, pode acabar ficando impossibilitado de realizar o procedimento em seu dispositivo. Sem falar que, ao realizar um procedimento incompatível com seu modelo, você pode acabar danificando o mesmo.

Aplicativo ODIN usado para liberar root na linha Galaxy

Problemas com Atualizações

Muitas fabricantes interrompem a liberação de atualizações do sistema via OTA em dispositivos com acesso root. Como o sistema foi alterado pelo usuário, a atualização pode acabar inviabilizando o processo de atualização, gerando problemas ao mesmo. Com isso, esse bloqueio acaba sendo realizado pelas fabricantes. Em muitos casos, para ter acesso a uma nova versão do Android, você terá que fazer tal atualização manualmente, podendo até perder os seus dados encontrados no dispositivo.

Ter acesso root vai muito da necessidade do usuário. Porém, é interessante ter em mente os “malefícios” de tal procedimento. Claro, que em muitos casos o processo é reversível, mas se ter acesso root não fará tanta diferença para você, então não há motivos para realizar o procedimento em seu dispositivo.


118

Comentários

5 motivos para não fazer root em seu dispositivo com Android
  • Gente me tira uma dúvida... Faz muito tempo q não faço root, atualmente tô com um Moto G5, e estou muito tentado a fazer, só que pelo que eu lembro, depois que faz root é impossível fazer atualização via ota.
    Eu já tive um outro celular da Motorola o moto G2, eu usei o root dele por uns 3 anos, certo dia eu precisei resetar o aparelho, e depois quando liguei, o aparelho pediu para atualizar via ota e eu por descuido aceitei, é meu celular travou e nunca mais ligou, precisei trocar a placa. Só que eu não lembro se voltei a versão do Android pra uma anterior ou se só foi um reset normal %uD83E%uDD14. Aí eu queria que alguém me tirasse essa dúvida, se a impossibilidade de fazer atualização via ota é só se retroceder a versão do Android com root ou é apartir do momento q fizer O root. Porque. Motorola é muito burocrática e ela não libera arquivos para recuperação dos celulares %uD83E%uDD26

      • Quer dizer fes um root no meu cel

          • Meu filho festa um root no meu MotoX play eagora ele não liga não fãs nada podem me a mudar alguém março reis

              • O root em si não estraga nenhum dispositivo. O q estraga e a forma como se faz o root. E cada aparelho tem uma forma específica de fazer. Cada modelo tem um arquivo de root diferente do outro. E não são todos os aparelhos q suportam root. Quanto mais arcaico, pior. Eu mesmo tenho um celular: Xiaomi mi note 2. E um top de linha, com snapdragon 821, GPU adreno 530, 4g de memória ram e 64 g de armazenamento. Teoricamente meu aparelho não precisa de root, mas fiz, pq existem apps q me interessam mas não estão na Google play. Então mocinha, vc pode rootear teu celular sim, porém, baixe um bom antivírus. Te recomendo o Norton, q e o melhor q conheço. Depois q vc ativa ele vc tem 30 dias grátis pra usar. Se quiser fazer a assinatura custa 47,00. E uma taxa única q vc paga pra usar durante um ano. Mas pra realizar o root tenha pelo menos um celular intermediário. Root é ótimo pra baixar apps q ajudam na performance do sistema e economia de bateria do celular. Tenta rootear teu celular usando o MAGISK MANAGER. Não se esqueça de baixar TB o arquivo de desinstalação. Boa sorte%uD83D%uDE0A

                  • cara ja fiz root varias vezes em outro celular agora no meu lg g2 fiz hoje pois minha versão do Android é a maldita kitkat 4.4 a qual não se pode usufruir totalmente do cartão SD fiz root em busca de uma solução e consegui usei o KINGROOT agora uma pergunta o kingroot pode ser considerado confiavel?2-eu não tenhi condições de pagar um antivirus qual outro fora o norton?

                    • tenho samsung note 3 neo e como nao atualiza mais, quero fazer root, mas estou preocupada, será se vai dar algum problema e poderia me dizer se da para atualizar o android

                        • Deve ser uma questão de otimização de software. Procure updates ou quem sabe uma ROM nova, devidamente preparada.

                            • Fiz root no meu sony z3 e a camera perdeu consideravelmente a qualidade, de 20mpx parece q ta com 5mpx, alguem sabe como resolvo essa questão de qualidade?

                                • E so fazer roit com o kingo root e on line,e esse negocio de estragar o telefone e mentira,so da ruim se vc desistalar o android,que e o sistema operacional,ai vc ficara com uma memoria vazia,demais e otimo na maioria dos tel so os aplicativos de fabrica ocupam 8Giga,e por que nao ter um tel com os seus aplicativos,e nao ser forcado a ficar preso a google?

                                    • Vei vc e burro pra crlh mano hora que seu celular quebra vc vai ve... Digo por experiencia propria de dois celulares só com root que o sistema zuo tudo e eles so tinham root mais nada ... Pura burrice fazer isso

                                        • ki nada pq chamar de burro cara falta de respeito o mesmo deve ser você qur não estava preparado a usar as funçoes avançadas e fudeu teus aparelhis o mais o root e top eu mesmo o uso e deixo o celular super leve vai se informar antes de fazer o que nao sabe e ficar chamando os outros de um animal cuza especie e a sua

                                        • To doida pra fazer root mais to com medo de perde meu celular já usei root amei.mais foi em outro aparelho não muito caro.

                                          • Root só bom ser vc é um testado de aplicativos caso contrário pra quer fazer ?

                                              • É eu sei que as vezes queremos baixar videos muscias aplicativos e sem memoria e difícil mesmo tendo uma cartão com bastante giga mais nao façam esse demônio de root pq isso so danifica o celular se fizeram e der problema o problema for simples 50 reais eles cobram pra passar un software agora se queimar a placa de video si colocando outra ai vai pagar uns 300 400 pau

                                                  • É possível tirar o root com reset ?

                                                    • Mó filósofo skksks
                                                      Ainda não me decidi... Mas é muito tentador hehehe

                                                        • É como a liberdade e a prisão.
                                                          Voçê pode escolher ficar preso ao básico daquilo que lhe foi dado, ou buscar aprender á lidar com os beneficios e maleficios da liberdade, de qualquer forma, só depende de voçê e de suas escolhas.

                                                          • Calma cara... Relaaaaxa....

                                                              • Só 5??? o_O Tem mais de cem motivos. Isso sim. O Travadroid/ Bugdroid e Androvírus é a casa do Malware mesmo sem Root. Imagina com Root. É para se ferrar mesmo de vírus, worms, cavalo de tróia e etc.

                                                                • Descarregue aqui ou aqui!

                                                                    • Download free ringtones here!

                                                                        • Download free ringtones here!

                                                                            • Root não danifica o aparelho, que o danifica é o usuário.

                                                                                • %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02claro né um root mal sucedido pode ferra com a placa do aparelho semconta quer muitos aparelhos não aguentar root mas muitos tenta dai ja viu os problemas

                                                                                  • Gente eu sou apenas uma. Criança mais sei que se VCS fazerem root vai acabar com o seu aparelho pois quase TDs os aparelhos que eu fiz root eles danificaram hoje eu estava em duvida de fazer so que eu resolvi que não vou fazer pois eu posso me arrrepender então eu pesso pra VCS não fassam root porque lembram que alguns dão sertão outros não

                                                                                      • Oi mocinha. Você pode tentar fazer o root no seu celular usando o Magisk Manager. Você pode baixar o aplicativo pela Play Store. Baixa os arquivos zip de instalação e o de desinstalação também. Depois que você terminar o processo de Root você poderá baixar um bom antivírus. Te recomendo O Norton antivirus, que na minha opinião é o melhor do mundo e que uso atualmente. Depois de instalá-lo você terá direito a usá-lo por 30 dias grátis. Depois desse período eles te pedirão a renovação do pacote. Na minha opinião compensa pois você pagará uma taxa unica de R$ 47,00 para poder usar durante um ano inteiro. Mas se você não quiser pagar, assim que os 30 dias vencerem, e eles te pedirem a renovação da assinatura, você simplesmente desinstala o aplicativo e reinstala uma hora depois. Assim vc terá mais 30 dias grátis pra usar. E assim sucessivamante. Boa sorte.

                                                                                          • eu comprei um celular que a pessoa fez root, mas o aplicativo superuser ficou, e quando tento entrar aparece root nao detectado, mas as pastas do superuser nao podem ser apagas, quero tirar esse merda do celular e deixar ele normal, por favor me ajuda, celular galaxy note 4, sm n910c

                                                                                          • quero fazer root no LG l70 mas to com medo , qual o aplicativo que faz root facil e sem dar problemas?

                                                                                              • Cara tem um monte de vídeo na nem ensinando e só vi procurar loop infinito do seu aparelho

                                                                                                  • Alguem me diz se è seguro fazer root em um lgk10 e existe algum erro? Quem fez e conseguiu sem erros?

                                                                                                      • Gente quero fazer root no meu moto x será que dá defeito ou posso fazer sem medo ??

                                                                                                        • Gente estou querendo fazer root no meu aparelho e um moto g2 Android 6.0 mas estou em dúvida alguém aí já fez root no moto g2 e teve sucesso?

                                                                                                          • Gente fiz Root no meu cel a muito tempo atraz e desfiz ele hj pelo supersu assim que reinicei so fica atela da samsung quando inicia mais não ligar so fica nisso porfavor me ajuda (ele não liga)

                                                                                                            • FIZ ROOT NO MEU CELULAR LG L70 PARA EXCLUIR ALGUNS PROGRAMAS NATIVOS JÁ QUE ESTE MODELO É DESPROVIDO DE BOA MEMÓRIA, ESTAVA TUDO NORMAL MAS... SEMANA PASSADA RECEBI UM AVISO DE UMA NOVA ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA E ACABEI ACEITANDO. OUVE UM ERRO INFORMANDO QUE MEU APARELHO ERA SUSPEITO DE ENRAIZAMENTO E ASSIM MEU SISTEMA NÃO FOI ATUALIZADO. O PROBLEMA É QUE AGORA MEU CELULAR NÃO FAZ RESET E NEM LIGA! FICA SOMENTE NA TELA DA LG. EXISTE CONCERTO??? ME AJUDEM A RESOLVER ESTE PROBLEMA. MEU EMAIL ailtonpsmiranda@gmail.com Cel: 77 99952-1392 whats 77 98842-3997

                                                                                                              • Fiz root e o celular não para de travar e ficar lento! E agora? Ajuda ai por favor...

                                                                                                                  • Fiz root e minha mídia (videos e musica) não querem reproduzir
                                                                                                                    Meu celular é um moto g 2 android lolipop
                                                                                                                    Como concerto isso ?

                                                                                                                    • Reinstala a ROM do LG G2 LITE pelo KDZ Update.. Mas VC terá que baixar a ROM mais o pack do KDZ q vem com um APP para executar no PC.. Simples.. Dps procura no google: como reinstalar a ROM do LG tal tal tal.. Pelo KDZ Update

                                                                                                                        • Boa noite.
                                                                                                                          Nada faz meu S2 conectar ao PC. So aparece "Dispositivo não reconhecido"
                                                                                                                          E nem root da pra fazer, pois ele não comunica com o PC. Tentei fazer o root pelo recovery mode padrão através de um arquivo .zip e so aparece essa mensagem "E: failed to verify whole-file signature".

                                                                                                                          Quando conecto no PC aparece
                                                                                                                          USB LIGADO
                                                                                                                          MTP CONECTADO

                                                                                                                          To quase quebrando esse celular
                                                                                                                          kkk
                                                                                                                          Alguem poderia me ajudar? Será que é algum defeito de hardware.

                                                                                                                            • Tipo no LG G2 LITE foi feito e ele não liga mais,ele tenta inicia mas não consegue e reinicia,ha algo que possa ser feito?

                                                                                                                                • opa,vc saberia me dizer se existe algum processo ireversivel?

                                                                                                                                    • Pelo visto, você nunca ouviu falar do Knox. Ele é um contador que ninguém sabe como zerá-lo.

                                                                                                                                        • Falou tudo cara !!!!

                                                                                                                                            • Como resolver todos os possíveis problemas, 1- Não seja burro 2- Não seja burro 3- Não seja burro 4- Não seja burro 5- Não seja burro .

                                                                                                                                              • Olá, eu tenho um galaxy s4 gt-i9515l fiz o root porém não consigo mais fazer atualização Via OTA, gostaria de reverter isso alguém pode me ajudar ou dar alguma dica do que posso fazer.

                                                                                                                                                • Então, eu tenho um Xperia z2 e tô mt afim de utilizar o "Game Hacker" porém tem q ter root e tal.. Confesso que estou com medo pois nunca tentei.
                                                                                                                                                  Me ajudem pf

                                                                                                                                                  • cara eu penso assim, as impressas cria o celular mas coloca pouca memoria nele por exemplo eu tenho um moto E e quero jogar vários jogos mas n dar pq estou sem espaço então meio que a pessoa se sente obrigado a fazer o root. bom entao essa é minha opiniao ne

                                                                                                                                                      • Tenho um moto e g1 fiz root nele transferi todos app para o SD desative os app inutiu nativo o cel ficou top acabou minhas preocupações de espaço já faz 2 meses que fiz e ele tá melhor que nunca moto e é bom só não tem muita Mem interna se fazer root problema resolvido.

                                                                                                                                                        • Mais o aparelho não teria que está ligado, com acesso a internet o o gps também ligado não??

                                                                                                                                                            • Windows Phone é escória. Não adianta tentar puxar o saco do iOS pra conseguir apoio dos fanboiolas da apple...

                                                                                                                                                                • Bom quase todo fabricante de notebooks diz perder a garantia caso seja trocado seu sistema operacional, porém isto é somente um aviso que na pratica é ilgeal segundo o Procon, e facilmente resolvido ao acionar o mesmo. Partindo disto agora me gerou uma dúvida, os fabricantes de celulares que utilizam o sistema Android e enfiam diversas porcarias no mesmo fazendo com que muitos prefiram fazer o root (room com Android limpo), porém eles praticam a mesma pratica, perda de garantia na troca do SO ferrado deles por um SO limpo, não deveriam cair na mesma legislação e serem obrigados mesmo que não queiram a dar a garantia???

                                                                                                                                                                    • Bom quase todo fabricante de notebooks diz perder a garantia caso seja trocado seu sistema operacional, porém isto é somente um aviso que na pratica é ilgeal segundo o Procon, e facilmente resolvido ao acionar o mesmo. Partindo disto agora me gerou uma dúvida, os fabricantes de celulares que utilizam o sistema Android e enfiam diversas porcarias no mesmo fazendo com que muitos prefiram fazer o root (room com Android limpo), porém eles praticam a mesma pratica, perda de garantia na troca do SO ferrado deles por um SO limpo, não deveriam cair na mesma legislação e serem obrigados mesmo que não queiram a dar a garantia?

                                                                                                                                                                        • Enquanto aqui tem 5 motivos para não fazer root, eu tenho 105 para fazer..

                                                                                                                                                                            • Até agora merda nenhuma aconteceu a meu celular ou a meu tablet u_u

                                                                                                                                                                                • root e mesma coisa que pirata,no final vc se ferra(para nao dizer outra coisa)

                                                                                                                                                                                    • Sugiro que o senhor utilize um WP ou ios, pois além de usuário comum, desconhece os benefícios do super usuário, e por fim tece comentário infundado como este...

                                                                                                                                                                                        • realmente eu prefiro o ios pois para jogos ele tem uma melhor capacidade do que a maioria dos androids

                                                                                                                                                                                            • Mais uma vez... Não há como nem porquê comparar. IOS é feito pra meia dúzia de dispositivos, ao contrário do Android, que de acordo com,este link já está presente em mais de 18 mil modelos diferentes.
                                                                                                                                                                                              Acontece que certa fabricante coreana monta qualquer aparelho com specs baixas, e que fazer com que a última versão do SO funcione perfeitamente.
                                                                                                                                                                                              Seria, fazendo analogia, querer instalar Windows 7 ou 8 num K6-2 (!). Ou então um aparelho que tem os requisitos mínimos previsto pelo Google, desconsiderando que ainda terá alguns apps a mais, customização entre outros...

                                                                                                                                                                                              Com isso, se quer realmente comparar o funcionamento de jogos entre android e ios, procure comparar com aparelhos tops das fabricantes, e não com mid end ou low end.

                                                                                                                                                                                          • fazer root e que nem piratear, no final vc se ferra

                                                                                                                                                                                            • Root é a melhor coisa q já inventaram da pra fazer coisas imaginaveis,personalizar totalmente,mudar o sistema...
                                                                                                                                                                                              ....por isso q amo os celulares Android ..foda-se garantia kkkkk

                                                                                                                                                                                              • TheGuitar na linha nexus? Pra que root nos nexus? São os aparelhos mais rápidos entre todos os andróides! Comentário sem fundamento esse seu jovem.

                                                                                                                                                                                                  • Pelo menos na linha Nexus né... kkk

                                                                                                                                                                                                      • Root no celular e outra coisa tenho e me sinto dono do meu celular quando nao tinha parecia q ocelular era da motorola alugado por mim rsrs agora fasso backip dos dados de jogos modifico meu celular todo com o xposed troco tema o unico problema e que nao tem room cyanogem pra ele
                                                                                                                                                                                                        Root 1000 a 0 em no root

                                                                                                                                                                                                          • Tem um pessoal aqui (fanboyolas) que nem deviam estar comentando!

                                                                                                                                                                                                              • Também acho o melhor. Mas pra ficar perfeito, falta melhorar a compressão de dados. Economizar mais e também ter a opção de apagar e colocar a contagem por semana, dia também.

                                                                                                                                                                                                                  • Bicho comprem um nexus Android puro vem sem essas porcarias que as fabricantes chamam de APP ...

                                                                                                                                                                                                                      • Fiz root só pra instalar o Antitheft avast, pq mesmo resetando o celular eu consigo rastreá-lo.

                                                                                                                                                                                                                          • Deste quando o chrome não presta? É o melhor navegador

                                                                                                                                                                                                                              • Como o @Samsungboy já disse, o procedimento de Root não é para qualquer noobzinho meia boca fazer. O cara que faz tem conhecimento dos benefícios e malefícios disto. Assim como muitos, eu também já fiz no meu antigo Xperia Pro para tirar todos os jogos (Demo / Shareware) e Apk by Google que vieram nele, além de instalar o Avast Anti Furto, que com Root habilita o GPS... Então é isso.

                                                                                                                                                                                                                                  • Só pra esclarecer eu falei com howaardelinto ele nem sabe oq diz por isso q vem dizer q os outros sistemas são melhores ele é. Um haterzinho muito do BURRO!

                                                                                                                                                                                                                                      • Kkkkkkk ó o burro elha burrico root n É necessario n faz quem quer e o android ja tem tudo q a pessoa quer fazer o root é pra quem quer hakear jogos e apps e tb pra quem quer baixa apps pegos de graça e mudar coisa no smart q eu tenho certeza q nem o wp nem ios pode ou seja root é pra quem entende bem o sistema e sabe o risco e os Beneficios e se vc n sabe com ele vc mudar coisas direto no sistema pq isso q ja n vem de fabrica

                                                                                                                                                                                                                                          • Eu estou nessa versão mesmo, a Kitkat.
                                                                                                                                                                                                                                            Valeu aí pelas explicações!
                                                                                                                                                                                                                                            Galera, o Kingo root é um aplicativo que faz o root automaticamente, tá aí a dica para aqueles que querem, mas ficam com medo.

                                                                                                                                                                                                                                              • Realmente, muito superior. Por isso tem BlueTooth mas não permite passar arquivos de um phone pra outro. kkkkk

                                                                                                                                                                                                                                                  • por isso o windows phone é superior, é um sistema operacional que já te entrega tudo na mão, assim como o iOS.

                                                                                                                                                                                                                                                    android é uma porcaria não adianta, não vale a pena jogar uma garantia no lixo por causa de root

                                                                                                                                                                                                                                                    • Com esse procedimento tu pode fazer já com o Android KitKat 4.4.2! Que é a ultima versão e provavelmente a ultima! Baixa o 4.4.2 no link que eu te postei anterior da SAMMOBILE e faz esse procedimento com o ODIN! Mas não esquece de colocar a depuração USB! E seguir a risca tudo o que vem dizendo nesse site que Vanilla postou.

                                                                                                                                                                                                                                                        OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                                                                                                                                                                                                                                        Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                                                                                                                                                                                                                                        Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                                                                                                                                                                                                                        Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho