LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lollipop é a maior atualização que o Android já recebeu até hoje [Análise]

17 de novembro de 2014 91

Quando a Google anunciou o Android L em junho deste ano durante a Google I/O, nós tivemos acesso a um belo preview do que a gigante das buscas preparava para aquela que viria a ser a maior atualização do seu sistema. De lá para a cá o grande foco foi padronizar os aplicativos de seu ecossistema que carecia de uma mudança radical há muito tempo. A esse projeto foi dado o nome de design Material e, com ele, os desenvolvedores podem seguir diretrizes para o Android que caminha para algo novo e belo.

Nova interface


A grande mudança foi iniciada pelo visual em cartões estreada pelo Google Now anos antes. Esse foi apenas o pontapé inicial para mostrar o que estaria por vir. Durante esse tempo a Google veio padronizando os seus serviços para que todos adotassem este visual, ficando o Android por último nessa grande mudança. O Lollipop também permite que os desenvolvedores criem aplicativos que usem múltiplos cartões na nova tela de recentes, como acontece com o Chrome onde cada instância representa uma aba em aberto.

Novas APIs e drivers


As mudanças, no entanto, não são apenas estéticas. Com o Lollipop, a Google introduziu novas API gráficas do Open GL, assim como APIs para a câmera que agora possibilita capturar fotos no formato RAW, resultando em melhor qualidade devido à menor taxa de compressão de imagens. Os drivers também foram atualizados e no Nexus 5 contamos com versões mais atuais da solução gráfica que resultam em um melhor desempenho em benchmarks e também em jogos.

Desempenho superior


O desempenho também foi aprimorado com todas as animações do sistema reformuladas. Tudo ficou mais fluido, belo e ágil. A sensação inicial que temos é que o Lollipop roda a uma taxa de quadros por segundo superior. De acordo com a Google, todo o sistema foi construído para manter as animações sempre fluidas a 60 FPS. Em nenhum momento vimos o sistema engasgar, travar ou se quer ficar lento no Nexus 5, e essa experiência deve se repetir em outros smartphones com sistema puro ou perto disso, como é o caso da linha Moto.

Na nova versão, a Google deixou a máquina virtual Dalvik de lado adotando apenas o ART, que garante um menor tempo de execução, gerando também uma boa economia de bateria. Isso garante que os aplicativos sejam abertos até 30% mais rápidos que no KitKat.

Atalhos e Notificações


O Android sempre foi elogiado por sua central de notificações. Antes presa apenas a barra de status, ela foi expandida para outros cantos do sistema. Ganhou suporte a pop-ups surgindo no topo da tela sempre que algo novo é recebido. A tela de bloqueio também foi reformulada, exibindo as notificações recebidas. De lá você pode ler, expandir e deletar tudo sem precisar entrar no sistema. Ao ter um smartwatch, você pode adicioná-lo como um dispositivo confiável, e enquanto ele estive em seu pulso, não será preciso ter que usar senhas para desbloquear o seu smartphone.

A empresa também adicionou novos atalhos que eram exigidos pelos usuários desde o Jelly Bean: um para usar o flash do smartphone como lanterna e outro que trava a rotação de tela quando você inclina seu dispositivo.

Novo Google Launcher


Google continua aprimorando o seu launcher, mantendo a integração com o Google Now. Você pode realizar pesquisas ao usar o comando “Ok, Google” ou acessar o Google Now ao deslizar para a página esquerda da tela inicial. A pesquisa também pode ser realizada na tela de apps recentes ou dentro de qualquer aplicativo que possua compatibilidade com o serviço. A gaveta de apps também foi reformulada apresentando um visual em cartões seguindo o padrão adotado em todo o sistema. Aqui, temos um novo fundo branco ao invés do translúcido da versão anterior. E a animação "pilha de cartas" foi abandonada em troca de uma animação sequencial.

Bateria e Gerenciador de consumo


No Android 5.0, a Google introduziu o Projeto Volta, que consiste em um resultado de uma série de testes feitos pela empresa para saber o que gasta mais bateria, como economizar mais e que ferramentas disponibilizar para que desenvolvedores otimizem o consumo. Entre as novidades está uma API que rejeita notificações não importantes quando a bateria está no fim, além de deixar atualizações apenas para quando o aparelho estiver carregado.

Agora também foi incluído um gerenciador de bateria que informa quanto tempo de carga ainda resta, assim também quanto tempo para sua bateria ser recarregada. E o modo de economia pode ser ativado manualmente ou mesmo automaticamente de acordo com o estado da bateria (5 ou 15% finais). Tanto a barra de status quanto a de navegação adotam a cor laranja, como pode ser visto acima.

Todas as mudanças no sistema e nos aplicativos da Google trouxeram uma grande atualização para o ecossistema Android. Os desenvolvedores começam a adotar o design Material em seus aplicativos, e quando tudo estiver pronto teremos um sistema belo, elegante e consistente. Toda a linha Nexus já recebeu a novidade e as fabricantes já começam a liberar as suas versões como o caso da Motorola e LG. Em breve as demais deverão fazer o mesmo e, com isso, a fragmentação do Android poderá ter uma chance de finalmente ser combatida.


91

Comentários

Lollipop é a maior atualização que o Android já recebeu até hoje [Análise]
  • Gente atualizei meu LG G2 D805 para essa versão mas minha bateria nao dura nem 20 minutos fora do carregador

    • Meu tablet LG atualizou para Lollipop e simplesmente não há espaço para nenhum aplicativo!!! O sistema usa cerca de 6,5 Gb de um tablet com 8 Gb! Detalhe: quase nada que é nativo vai para o cartão SD. O que fazer? jogar fora esse tablet e comprar outro de 16 Gb?

        • KitKat nunca mais! O KitKat era ótimo, mas o Lollipop superou minhas expectativas.
          Depois que atualizei meu Moto G2 o sistema está com desempenho muito melhor, a bateria está durando umas 3x mais e não tive nenhum travamento ou lentidão. Sem falar que a interface ficou muito show!

          • eu tbm quero voltar, se alguem souber como faz, ficou ó, uma bosta essa atualização

              • Meu Moto G2 ficou uma porcaria depois da atualização: ta travando a tela e só volta se reiniciar; gira a tela sozinho e só para se reiniciar; lento lento lento. Tiraram algumas funções importantes como as opções de modo avião e silencioso quando apertamos o botão de desligar e os modos de silencioso quando abaixa todo volume. Resumindo: não aceito dizerem que "atualizaram" o sistema pois se perderam muitas funções. Estou procurando uma forma de voltar ao sistema que estava antes. Alguém sabe como fazer isso?

                  • *Ainda existe o modo avião (É só puxar a área de notificação com os 2 dedos)
                    *E agora existe mais de um modo de silenciar o aparelho (algo que não tinha no KitKat) é só apertar o botão de volume e escolher silenciar tudo ou só algumas coisas.

                    Aprenda a usar e deixe de falar MERDA!

                    Se vc está enfrentando problemas... O problema é seu e do seu aparelho.

                      • http://www.androidpit.com.br/forum/586584/motorola-moto-g-tutorial-stock-reinstalacao-do-firmware-stock-e-como-instalar-atualizacoes-xt1032-e-xt1033/page/47#2122890


                        parece que da certo, irei testar deppois

                          • eu tbm quero voltar, se alguem souber como faz, ficou ó, uma bosta essa atualização

                            • Arrependimento total.. péssima atualização. Atualizei meu Moto G2 hoje e já travou a tela umas 5 vezes. O que eu faço agora????????

                              • qual e a vangatagem sobre bateria essa nova atulizaç

                                  • Só eu li presuntão? Deu até fome.

                                      • O Galaxy s3 NEO vai receber o Lollipop?

                                          • S3 NEO Vai receber o LolliPop ?

                                              • Por que não fazem um review do Android Lollipop num Nexus 7? Mesmo sendo a mesma coisa seria legal ver como a plataforma se vira numa tela maior, como fica as coisas e etc.

                                                  • GB era uma melda sim e os devices eram péssimos comparados aos de hoje. o ICS colocou nos trilhos a ´maioridade´ do Android, que está evoluindo muito bem e seus devices idem, pareando-os de boa.

                                                      • Só eu que acho que a maior atualização de todas foi a 4.0 Ice Cream Sandwich?

                                                        • VC tem toda razão!

                                                            • Estou aguardando algumas aparelhos para serem atualizados como o lg3 que ainda não vi previsão para essa atualização.

                                                              Aqui tem um review que pode esclarecer algumas dúvidas sobre essa nova versão do android.
                                                              http://mundodossmartphones.com.br/20...indo-lollipop/

                                                                • Não entendo porque a Samsung não faz só um Launcher para ela e não mexe no SO... ai o usuario pode optar. O Google Now Launcher veio numa hora boa, pois a experiência é de um Android puro, mas os serviços fixos da Samsung acabam com a memória do aparelho que não precisa deles...

                                                                    • Claro que não engasga no Nexus 5, o Nexus 5 usa o Android Puro. Mas vamos ser honestos, maior atualização porque a Google introduziu todos os recursos que a Samsung, HTC, Lenovo, Asus, LG, Sony, Motorola criou e introduziu nos Android dela, ou seja, provando mais uma vez que os Android Puro sempre foram pelados em recursos próprios do sistema, como sempre apontou a mídia internacional, resumindo tudo, ele apenas ficou completo como os Android Modificado. Quero ver quando for adicionado as interface das fabricantes como ele ficará.

                                                                      • É a parte de trás da caixa do meu ex S1! A do S2 eu dei junto aos aparelho quando eu, finalmente, o vendi. Agora só tenho a caixa do S1 e do Lixo Tab P6800. Que está Menis luxo agora! Já que eu coloquei o KitKat puro nele. Ficou beeem melhor do que com o Lixo da TW.

                                                                          • Jocker, não é querendo falar não, mas sua foto é sobre a Samsung? Estou curioso... Dei zoom na sua foto e percebi que era da Sammy
                                                                            ..

                                                                              • Samsung não gosta de atualizações. Ela gosta que você compre outro smartphone. Ou que tente instalar uma custom rom e brick o smartphone e compre outro ou gaste uma fortuna na assistência técnica!

                                                                                Essa é a mais pura verdade sobre a Samsung/EnganaSung/SangueSung!

                                                                                  • Quero saber quando a sansung vai atualizar no mínimo pra versão 4.4.4 do Note 3 neo DUAL, é uma verdadeira vergonha ter um phablet de linha com um sistema antigo. #sansungNUNCAMAIS

                                                                                      • Quero saber quando a sansung vai atualizar no mínimo pra versão 4.4.4 do Note neo DUAL, é uma verdadeira vergonha ter um phablet de linha com um sistema antigo. #sansungNUNCAMAIS

                                                                                        • recebi ontem via OTA! na hora que ia fazer via USB, mas engraçado e que tentei o dia todo e nada desbloqueei o bootload, e na hora que de colocar o lolipop deu erro dai dei restore no celular, quando comecei a configuralo novamente apareceu a atualização kkkk.

                                                                                            • Acabei de atualizar o meu agora via usb, sorte que o google fez backup de tudo, a atualização automática travou e não ia nem a pau, nexus 4.

                                                                                              • Meu nexus 5 acabou de atualizar agora !!! Testando aqui.

                                                                                                  • Meu Novo Moto G 16GB 2014 comprado hoje agradece.

                                                                                                      • Mesmo assim, espero que isso aconteça. E logo! Mas, não seria tão necessário os 3gb. Contudo, que eu queria, isso eu queria!

                                                                                                        • O meu nexus 4 travou e não sai da parte: Unpacking new system files, vi isso pressionando power + volume para cima, o que posso fazer, já deixei com o carregador mais de 6 horas e nada.

                                                                                                            • Launcher com novo fundo branco ao invés do translúcido da versão anterior não se confirmou, ao menos na atualização que recebi ontem continua com fundo preto.

                                                                                                                • Essa convergência quem faria seria as fabricantes. Elas não modificam o Android como bem entendem. Então, elas também adaptariam ou fariam o port do Android ao hardware de seus respectivos aparelhos.

                                                                                                                    • Eu sinto muito! Mas ele ficou mais bonito sim. Bem mais do que o anterior. Não é nenhuma obra de arte, mas, mais bonito do que o anterior, isso ele ficou. Contudo, fecho com vc! Também acho um absurdo em pleno 2015 e o Android ainda ser emulado. Falta a Google investir mais para acabar com isso. Ela precisa começar a fazer com que o Android seja instalado diretamente no hardware, sem emulação. Ia ser incrível! Por isso que vou sair do Android, num futuro próximo. Só estou aguardando que a Microsoft lance o WP 10 num aparelho com hardware mais atual. Tipo, Snapdragon 805 e 3gb de RAM com uma bateria de 3500mAh! Apenas isso. Aí, adeus Google!

                                                                                                                        • Jocker, sabe porque o Android é emulado, justamente para poder se adaptar melhor aos diversos Hardware. Ela nunca faria isso, pois daria prejuízo, iria sujar o nome dela, e as fabricantes sairiam perdendo, pois teriam Hardware limitado, ou seja. A diferenciação.

                                                                                                                            • nunca vai ocorrer da microsofr usar 3 gigas de ram se o WP nao utiliza muita memoria ram e na bateria o software funciona muito bem com uma bateria de 2500mAh tirando o fato da tela ser amoled na maioria das vezes

                                                                                                                                • O Galaxy S5 tem uma tela AMOLED, e venceu em autonomia o LG G3 com tela IPS.

                                                                                                                                  • Realmente, o Windows 10 é mais rápido, fluído e o melhor, ele é menor ainda, ou seja, ocupa menos espaço, e mais leve que o Windows 8/Windows Phone 8. Pois como é um sistema unificado, ele deverá rodar em todos, e o mais legal, continua completo e ainda terá mais e mais recursos, como a MS conseguiu isso, não sei. Todo mundo critica ela, mas a Google mesmo até hoje não lançou um sistema que é bom em tudo, o Android usado no Tablets é o mesmo usado nos Celulares, os Tablet com Windows 8 RT que é mais pelado que o Tablet com Windows 8 Pro é mais completo que o Android para Tablet.

                                                                                                                                      • Apenas conversa de fan boy, unificar smart e tablets foi uma ótima escolha, tanto que a ms vai fazer o mesmo e incluir os pcs. O Android tem seus problemas, mas é hoje tão completo quanto o próprio windows para pc.

                                                                                                                                          • Android é tão completo quanto o Windows para computador? Meu Deus, quanta asneira sua meu caro. Windows para PC tem muito mais recursos e funções que o Android, possui uma gama de programas muito maior que o Android. Um site mesmo já mostrou que um Tablet com Android nunca terá a mesma qualidade tanto de diversão quanto de trabalho, e escolar e assim por diante que um Tablet com Windows 8 RT, e olha que o RT é criticado... Fan Boy é você ao afirmar que o Android tem as mesma funções e ser completo igual ao Windows de computador....

                                                                                                                                        • Pensa a dor de cabeça que seria, adaptar o Android para os milhares de hardwares e tamanhos de tela que existe hoje em dia, esse fator é o que mais me desanima do Android, mas pensando pelo lado da Google, o Android não seria o que é hoje em dia, sem rodar em uma maquina virtual.

                                                                                                                                          • Acho que no Brasil, não chegou via OTA para nenhum dos dois Nexus. Mas, em breve chegará.

                                                                                                                                              • Dizer que essa versão do Android ficou mais bonita ou bela, é preciso gostar dela mesmo. Pois não, ela tá longe de ser bonita, ainda mais se considerarmos o que é visto nas customs, e desenvolvedores independentes.

                                                                                                                                                Só vou atualizar meu aparelho pelas melhorias na máquina virtual, e pelo fator novidade de algumas coisas.

                                                                                                                                                Aliás, a virtualização no Android é algo que não me desce... É como se os aparelhos não tivessem uma comunicação direta com o hardware, e incrível como eles nunca quiseram mudar isso.

                                                                                                                                                Concordo com aquele cara que disse que o Android cresceu demais. Mais do que o Google imaginou, de modo que mudar o sistema sem perder as características já consagradas seria quase impossível nesse momento, quase um retrocesso. Acho que por isso que optaram pelo mais simples, a atualização da máquina virtual.

                                                                                                                                                • Quando vai chegar via OTA para o nexus 5??? Não aguento esperar. Já chegou para o nexus 4 e para o 5 ainda não.

                                                                                                                                                  • O Android 5.1 será o melhor! Tenho certeza disso.

                                                                                                                                                      • Parabéns ao Robôzinho, vai ficar mais lindo com o Lollipop! Ansioso pra ver no S5

                                                                                                                                                          • Como abre 30% mais rápido se o Nexus 6 demorou mais pra abrir em todos os aplicativos testados contra o Nexus 5 com kitkat?

                                                                                                                                                            • Qro ver para o moto x 2013... No aguardo

                                                                                                                                                              • Imagine uma maneira de estragar isto agora...


                                                                                                                                                                Ok Pensou Samsung neh! kkkkkkk


                                                                                                                                                                maior modificação de layout ao menos...

                                                                                                                                                                  • Fazem um barulho danado por causa dessa atualização que pra mim não vejo nada de mais

                                                                                                                                                                      • http://www.samsung.com/br/consumer/cellular-phone/smartphones/galaxy-siii/SM-G3812RWPZTM

                                                                                                                                                                          • http://www.samsung.com/br/consumer/cellular-phone/smartphones/galaxy-siii/SM-G3812RWPZTM

                                                                                                                                                                            • Android teve mudanças estéticas e adições de alguns recursos Interessante, porém estou muito desapontado com ele ao não ver novamente melhorias no sistema anti-furto e no acréscimo de um sistema de controle de permissões de aplicativos. A "concorrência", em certos aspectos, ainda continua a frente da plataforma do Google...

                                                                                                                                                                              :-(

                                                                                                                                                                                • Veronica coração... Adição de recursos estes que já existem nos Android Modificados Kit Kat da Samsung, LF, Sony, HTC, Motorola, ou seja, mudanças mesmo, nenhuma, só visual, animações, e a segurança.

                                                                                                                                                                                • o note 2 vai ser atualizado?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                  • Cada qual com seu objetivo, mais eu tenho certeza em afirmar, o Android é o mais completo... Além de poder evoluir indefinidamente de trocar de uma mesma versão.

                                                                                                                                                                                    • Melhor sistema atualmente no mercado, totalmente completo.. A concorrencia come poeira e inveja o rei.

                                                                                                                                                                                        • Google rapidinha e algumas fabricantes Android também, cada vez mais e mais.
                                                                                                                                                                                          Mas quem tem e usa CM por exemplo ,já conhece essa interface ( muita coisa dela ) tem muito tempo já usando e nem é a Lollipop ainda que estou ( to na CM11 Snap 12 ) já isso há tempos.....kkk

                                                                                                                                                                                            • copiando os recursos dos outros,é claro ela vai ser o melhor,to ate feliz que vou aproveitar os recuros que ja tem no Windows e IOS no meu moto x 2013^^

                                                                                                                                                                                              • Deixa eu com o meu WP estou muito feliz a atualização para o Windows 10 esta garantida.

                                                                                                                                                                                                  • Saí do iOS a cerca de 1 ano para experimentar o Android quase puro (Moto X). De lá para cá só vejo melhorar cada vez mais. Não conseguiria voltar pro sistema engessado da Apple.

                                                                                                                                                                                                      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to fora.

                                                                                                                                                                                                          • rsrsrsrsrs Ou o Android 5 vai arrebentar ou o redator do Tudo Celular faturou uma bolada para fazer essa propaganda.

                                                                                                                                                                                                              • claro né, um site especializado em celulares e seus respectivos S.O.s não pode falar sobre eles que jé é propaganda, não vi nenhuma opinião do redator, apenas fatos e características e Android 5.0 é sim um tema importante pra maioria esmagadora dos brasileiros, mas não quer dizer que o TC não vá fazer o mesmo com o WP10

                                                                                                                                                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas