13 Março 2015
No mês passado vimos um novo relatório que apontava o domínio da Apple no mercado de smartphones, passando a Samsung no quarto trimestre de 2014. A gigante sul-coreana tomará novas medidas para tentar recuperar a sua primeira colocação no ranking de vendas, ao focar em uma nova linha de produtos de melhor qualidade. No entanto, a companhia não focará apenas nos modelos mais avançados, onde a mesma pretende ampliar a sua participação no mercado de entrada que vem se tornando cada vez mais acirrado com o investimento das companhias chinesas e seus preços agressivos.
De acordo com relatório divulgado pelo The Korea Herald, Samsung focará o desenvolvimento de novos smartphones básicos este ano para aumentar a sua participação no mercado. Este plano de expansão foi iniciado com o Galaxy J1 na Alemanha, com possível disponibilidade para toda a Europa, em breve. Além desse, a sul-coreana pretende lançar a suas novas linhas Galaxy A e Galaxy E na China e Índia, países onde a empresa mais perdeu mercado com os avanços das novas companhias asiáticas.
De acordo com o relatório, em termos de flagship, a Samsung tem apenas a Apple com quem se preocupar. Mas quando se trata de smartphones de entrada, ela possui dezenas de rivais. Isso exigirá uma estratégia muito bem elaborada para fazer os usuários confiarem novamente na linha Galaxy, que teve o nome desgastado graças à má fama deixada pela TouchWiz e a falta de suporte da empresa em lançar atualizações do Android. A Índia será o grande teste de fogo da Samsung, onde tal mercado teve o maior crescimento em 2014, com 30% a mais de vendas de smartphones, mas apresentando baixa procura pelos produtos da empresa.
O mercado de smartphones de entrada gera o dobro de lucro comparado ao mercado de flagships graças aos grandes números de vendas. É esperado que em 2016, tal segmento atinja a marca de 107 milhões de unidades vendidas, e a Samsung precisa aumentar sua participação neste segmento, que, atualmente, conta com apenas 9,5%.
Comentários