LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 5.1 traz grande ganho em velocidade de leitura e escrita

16 de março de 2015 6

Quando o Nexus 6 foi lançado, ele acabou surpreendendo os usuários por apresentar um desempenho abaixo do esperado, especialmente quando comparado ao Nexus 5. Grande parte do motivo está relacionado ao sistema de criptografia que a Google introduziu no Android Lollipop. Manter o sistema protegendo os arquivos importantes do usuário acabou sacrificando não só o desempenho, mas também a bateria.

Agora, com o lançamento do Android 5.1, a Google veio ajustando alguns erros cometidos no lançamento do Lollipop. A criptografia do sistema agora usa instruções NEON – que fazem parte dos modelos mais recentes da linha Snapdragon, mas que nunca foram aproveitadas pela Google. Com isso, mesmo mantendo todo o sistema protegido, o desempenho de leitura e escrita da memória não foi sacrificado, como pode ser visto na imagem abaixo:


Com a versão 5.0 do sistema, o Nexus 6 apresenta uma taxa de leitura de 7,32MB/s, enquanto a taxa de escrita ficava em 1,36MB/s. Após ser atualizado para o 5.1, o Nexus 6 teve ganho de mais de 140%, passando para 17,53MB/s em leitura. Já em escrita, o ganho foi ainda maior chegando a incríveis 800% com 12,21MB/s.

O benefício também foi sentido no Nexus 5 que não conta com sistema de criptografia habilitado. Neste caso, o ganho foi menor indo de 9,81MB/s para 12,52MB/s em taxa de leitura. Já em escrita, o Nexus 5 foi de 0,75MB/s para 3,14MB/s, mostrando um excelente ganho de mais de 300%. Isso mostra que mesmo os dispositivos que não contem com criptografia terão um bom ganho de desempenho com o Android 5.1 Lollipop.


O segundo teste consiste em leitura sequencial dos arquivos do sistema. Aqui, o benefício é menor, indo de 25,17MB/s para 27,20MB/s no Nexus 6 e 83,58MB/s para 74,83MB/s no Nexus 5. Este foi o primeiro caso em que a nova atualização do Android causou perda no desempenho.

Já com relação à taxa de escrita sequencial, o Nexus 6 foi de 18,02MB/s para 19,93MB/s. Enquanto o Nexus 5 foi de 18,76MB/s para 23,27MB/s. Isso mostra um ganho mais modesto, mas, de qualquer forma, todo ganho é bem-vindo, por mais discreto que seja.

Ainda não sabemos se o Android 5.1 turbinará a leitura e escrita do sistema em qualquer smartphone Android ou apenas naqueles que contem com o Android AOSP. Seria interessante vermos o que a memória USF 2.0 do Galaxy S6 será capaz de alcançar com estes benefícios.

(atualizado em 24 de outubro de 2021, às 04:24)

6

Comentários

Android 5.1 traz grande ganho em velocidade de leitura e escrita

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo