LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova patente pode representar um grande salto para o Google Glass 2.0

15 de abril de 2015 4

A primeira versão do Google Glass não foi exatamente o sucesso que era esperado. O acessório nunca chegou de forma plena ao público, tendo suas vendas interrompidas de maneira abrupta e rápida. De lá para cá a empresa tem colocado a mão na massa para desenvolver tecnologias melhores e criar um produto mais eficiente com os seus óculos.

Essa semana veio a público uma nova patente registrada pela Google, que permitirá que o Glass consiga detectar o movimento dos olhos, algo que pode trazer inúmeras aplicações. A mais importante delas é permitir que o óculos possua uma meio de interação que vai além do toque ou do comando verbal. Se estamos descendo a rua e olhamos para um restaurante, o Glass vai saber para onde estamos direcionando nossos olhos e vai poder nos oferecer diversas informações sobre o lugar, como resenhas e o cardápio.

O resultado ideal seria o vídeo demonstração do projeto Glass:

Além disso, ele facilita muito a nossa vida ao criar uma interface muito mais automatizada e intuitiva de interação com seu usuário. Para funcionar, o Glass deve utilizar uma pequena câmera interna que fotografa o olho através de prismas reflexivos. O dispositivo usa duas fontes de luz imperceptíveis que iluminam o olho em certo ângulo, para que seja possível determinar onde a visão do usuário está focada.

A patente detalha três diferentes caminhos para traçar a trajetória do olhar do usuário. O primeiro seria o caminho do display, que demonstra como o olho responde a pequena tela que está sendo projetada no Google Glass. O segundo seria o caminho ambiente, ou seja traça da onde está vindo a luz ambiente e como ela está atuando em seus olhos. Por fim, temos a câmera de prismas propriamente dita, que foi desenhada apenas para isso.

No texto da patente, o Google chega a explicar os motivos do porquê seu sistema anterior não era efetivo, e o que foi feito para transformá-lo. Seu novo hardware é capaz de captar a luz ambiente do local e registrar com exatidão o que os olhos estão direcionados, chegando até mesmo a processar as imagens que aparecem refletidas nos olhos. Estas respostas são cruzadas com outros dados como loclaização por GPS para providenciar o maior número de informações possível.

No começo do ano, os executivos da Google afirmaram ue o produto está sendo desenvolvido e não passará pelo mesmo período de experimentação que a primeira versão passou. O líder do projeto pretende criar um produto extremamente consistente, que só será lançado quando estiver “perfeito”.

As estimativas iniciais eram que o Google Glass 2.0 chegasse no final do ano, mas ainda não sabemos se esta nova patente será incluída nele.

As patentes registradas para o próximo Google Glass.

4

Comentários

Nova patente pode representar um grande salto para o Google Glass 2.0
  • Melhor se inspirar na microsoft

      • Se inspirar naquele trambolho da Microsoft? Acho melhor não.

          • Melhor mesmo, o Glass perto do hololens é brinquedo de criança e inútil, tanto que até os próprios desenvolvedores dele não acreditaram no sucesso dele.Hololens é algo superior e tem proposta diferente

            • Google já afirmou que não vai trabalhar no Glass enquanto não achar viável, reconheceu, inclusive, que eles foram muito "empolgados" com os anúncios antecipados do vestivel, o que acabou virando uma verdadeira frustração pra mesma, por não ter conseguido cumprir o que havia prometido nos materiais de divulgação do gadget. Acho que os trabalhos na versão 2.0 não começam tão cedo.

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas