29 Maio 2015
Google I/O está rolando com diversas novidades aos desenvolvedores que pretendem ou já trabalham com o sistemas operacionais da gigante de Mountain View. Entretanto, os usuários mais casuais também podem aproveitar as novidades, já que são o alvo da companhia quando está elaborando um novo software. Portanto, a empresa dos Estados Unidos teve o orgulho de apresentar formalmente o Android M, sucedendo o 5.0 Lollipop como versão principal do robozinho. A novíssima plataforma deve estrear ainda neste ano com mudanças significativas no ambiente virtual mais utilizado por smartphones e tablets.
Permissões serão mais controladas
Android M eliminará a lista de permissões exibidas quando um aplicativo está sendo instalado. Desta forma, as aplicações irão precisar perguntar ao usuário se podem obter dados específicos no exato momento que vão utilizá-los, evitando que os donos de dispositivos com o robozinho tenham que ficar lembrando o que autorizaram o app a fazer no primeiro dia de utilização. Como é possível notar na imagem acima, servindo como um bom exemplo, WhatsApp está perguntando se pode usar o microfone do aparelho. Uma forma rápida e organizada de manter o controle de seus detalhes pessoais.
Doze, o poderoso modo econômico
Junto ao Android M, Google apresentou a nova ferramenta Doze para reduzir o consumo da bateria de dispositivos com o robozinho. Especificações detalhadas da novidade ainda são um mistério, mas basicamente o objetivo da aplicação é proporcionar um 'modo de economia' ainda mais eficaz, controlando rigidamente os processos no plano de fundo a fim de extender o tempo em que o aparelho é capaz de ficar longe da tomada. Notificações consideradas prioritárias serão mantidas, mas os recursos serão limitados justamente para usar uma quantidade inferior de energia. Chega de usar um 'celular com fio'.
Android Pay em toda sua glória
Apresentado na Mobile World Congress (MWC) deste ano, Android Pay é mais uma investida no aquecido mercado de pagamentos móveis. A ferramenta da Google será completamente suportada no Android M e permitirá que os usuários realizem transferências financeiras de forma veloz, substituindo o Wallet e as carteiras físicas. O projeto usa a tecnologia de conexão NFC para a comunicação com terminais específicos, efetuando as movimentações bancárias sem quaisquer contratempos. Já são 700 parceiros nos Estados Unidos da América, incluindo bancos e varejistas. Chega de enrolar para pagar aquela dívida com seu amigo. E fica ainda melhor com o tópico a seguir.
Sensores biométricos ganham suporte nativo
Usar um leitor de impressões digitais para substituir as senhas, padrões e demais quebras-cabeça que permitem o acesso à interface já é algo comum no mercado de telefonia móvel, com grandes apostas da Samsung, Apple, Huawei e outros nomes famosos. O que faltava, entretanto, era o Android suportar nativamente, oferecendo ajustes integrados, dos sensores biométricos responsáveis por liberar o sistema operacional. No Android M, isso não será mais problema, adotando naturalmente os leitores implementados pelas fabricantes. É só configurar e usar. Android Pay terá muita influência, já que também poderá usar tais informações biométricas para validar as compras móveis.
Google Now mais esperto do que nunca
Google Now é a ferramenta capaz de filtrar informações úteis ao usuário por meio de um algoritmo que analisa as características do utilizador enquanto o mesmo interage com o sistema operacional. No Android M, a utilidade ficará ainda mais esperta, ganhando o 'Now on Tap', sendo acessado com um simples toque na tela. O foco da Google ainda foi em respostas contextuais e ações, usando quase uma inteligente artificial para entender do que o dono do dispositivo precisa. Em adição, Now poderá ser acessado em aplicativos de terceiros, como Spotify e Über, por exemplo, oferecendo funções adicionais, rápidas e úteis.
Disponibilidade do Android M
Agora vem a parte que todos estavam aguardando. Developer Preview, a versão destinada aos desenvolvedores que pretendem trabalhar com a plataforma, será disponibilizada ainda hoje através do link oficial da Google. A meta é que a versão final do Android M seja lançada publicamente no terceiro trimestre de 2015. Isso quer dizer que a partir de setembro poderemos ter a esperança de conhecer o sucessor do Android 5.0 Lollipop em plena forma. Até lá, várias atualizações ao Developer Preview serão lançadas, tentando aperfeiçoar ao máximo a experiência do usuário com o ambiente virtual.
Comentários