LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google revela Projeto Vault, sistema de segurança "disfarçado" de cartão microSD

29 de maio de 2015 8

A Google anunciou hoje durante a conferência Google I/O um projeto que tem como objetivo oferecer mais uma camada de proteção para os dispositivos móveis, porém sem exigir que as fabricantes dos aparelhos mudem os métodos de montagem ou incluam novas tecnologias.

O Projeto Vault, que foi criado pelo grupo Google ATAP, é um dispositivo de segurança disfarçado de cartão microSD. Ele funciona basicamente como um computador que protege as informações pessoais do dono do dispositivo móvel. Por exemplo, ele pode criptografar dados, ou embaralhar mensagens de chat de um aplicativo e providenciar níveis extras de autenticação. O Vault poderá recriar a estrutura de arquivos de um dispositivo, permitindo apenas o acesso a dados específicos, e marcar todos os outros blocos como "ruins".

O cartão também possui recursos de comunicação NFC, chip para se comunicar com dispositivos próximos, e ainda oferece capacidade de armazenamento de arquivos com até 4GB de espaço. Ele pode ser reconhecido por qualquer sistema operacional, incluindo Android, Windows e iOS. Porém, o seu software roda em uma aplicação externa.


Ultimamente, muitas informações sobre malwares, adwares e scarewares tem revelado o quanto os dados dos usuários de smartphones estão vulneráveis - independente do sistema. Certamente, a Google tem motivos de sobra para oferecer às empresas mais opções de proteção para suas informações sigilosas.

Inicialmente, a Google pretende desenvolver o Vault para empresas corporativas, e o mais interessante é que o projeto será disponibilizado em código aberto. Hoje, a Google está implantando cerca de 500 protótipos internamente, bem como revelando o hardware, o kit de desenvolvimento, e seu software de acompanhamento. Ainda não há previsões para uma data em que o pequeno cartão de segurança chegue ao mercado para os consumidores finais.


8

Comentários

Google revela Projeto Vault, sistema de segurança "disfarçado" de cartão microSD
  • Os iPhones (da Apple) por óbvias 'limitações técnicas', não serão compatíveis. Visto que NENHUM de seus modelos de aparelhos móveis tem entrada para um cartão de expansão de memória e é o lugar óbvio que o dispositivo nomeado 'Projeto Vault' tomará.Nos demais que não possuem nenhuma 'limitação técnica', não vejo razão de contestar o funcionamento.

      • Afinal Pq a Google invez disso não Coloca senha no Modo recovery Pra evita Roubo ...

          • Pra q eu vou usar isso no meu Windows Phone??

            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas